Entenda como o e-commerce pode ajudar seus negócios em tempos de pandemia

Por que vender online? Essa é uma pergunta que pode ser respondida apenas com uma palavra: pandemia. 

Se antes da pandemia causada pelo COVID-19 o e-commerce já vinha tomando cada vez mais espaço no mercado e mais adeptos em tempos de normalidade, agora isso só se intensificou.

É claro que a pandemia também influenciou negativamente nos negócios e na economia do país, entretanto, o comércio eletrônico se mostrou uma ótima alternativa para quem sentiu os impactos da crise. Se você deseja vender online mas não sabe por onde começar, há alguns cursos gratuitos que podem te ajudar.

Segundo dados de um levantamento feito pela Nuvemshop, em março de 2020, as pequenas e médias empresas tiveram uma alta de 140% nas vendas online.

Por isso, vamos entender melhor alguns motivos pelos quais você também pode vender online. Vamos lá?

O custo é mais baixo

Quando iniciamos um novo empreendimento, uma das questões mais importantes é sempre o custo de investimento, e o investimento inicial de uma loja física pode ser muito maior do que um e-commerce. 

Além de não precisar se preocupar com os custos de uma estrutura física completa (água, luz, aluguel de um espaço ou escritório, entre outros gastos comuns), você ainda economiza tempo de deslocamento por trabalhar de casa.

É claro que ainda existirão gastos para conseguir manter seu negócio estável, mas comparados aos gastos de uma estrutura física, com certeza eles serão menores, facilitando até o controle financeiro da sua empresa.

O público já está na internet

Segundo levantamento divulgado em 2018 pelo IBGE, sete a cada dez brasileiros estão conectados à rede. Os dados consideram 181,1 milhões de brasileiros, com 10 anos ou mais.

Isso significa que o mercado online está em ascensão, sendo uma ótima alternativa para o seu negócio, principalmente durante esse período de pandemia, já que a maioria dos comércios físicos passam por um momento delicado e encontram-se fechados.

Ou seja, as pessoas têm ficado cada vez mais dentro de casa e conectadas, o que faz com que comprem mais pela internet. Por isso, esse pode ser um ótimo momento para criar uma loja virtual e focar no seu e-commerce.

As vendas podem ser mais simples

Se você não possui experiência com vendas, não se preocupe, por meio de uma plataforma de e-commerce você consegue montar sua loja virtual, sendo capaz de carregar seus produtos no site, fotos e descrições, além de integrar diversas opções de envio.

Há diversos profissionais buscando serviços freelancers, como criação ou design de sites, você pode aproveitar essa oportunidade para escolher como quer a identidade da sua loja.

Depois de finalizar seu site, basta gerir suas vendas organizando os produtos em seu estoque junto com o envio das encomendas, além de poder ter outras opções de integração de canais de vendas, como um marketplace, por exemplo.

As vendas podem ser mais seguras

Por último mas não menos importante, chegamos a duas questões importantes: os pagamentos e entregas.

Algumas plataformas de vendas online oferecem maior segurança durante as transações, garantindo a segurança do seu negócio. Assim, você não corre o risco de ficar guardando dinheiro em espécie.

Outro ponto positivo é o fato de não precisar ter contato direto com desconhecidos para enviar as mercadorias, neste momento de fácil transmissão do vírus em que estamos, é imprescindível cuidar da sua saúde para não colocá-la em risco ou a de seus consumidores. 

Através de seu site, o cliente selecionará a opção de frete e os produtos serão entregues por meio de uma transportadora, simples assim.

Essas são algumas dicas que explicam o porquê da sua empresa vender online, esperamos que tenha gostado!

Artigos relacionados

Você também pode estar interessado

Como empreender sem sair de casa

Saiba como empreender sem sair de casa para conseguir tirar um dinheiro extra enquanto otimiza tempo Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus, diversos profissionais

Noticias, artigos e novidades direto no seu email.