A importância do departamento financeiro para o crescimento empresarial

O departamento financeiro é responsável pela gestão de ativo e passivo, controle das contas e por tomar decisões sobre as finanças da empresa. O setor financeiro de uma empresa deve gerenciar as contas bancárias, realizar a gestão de impostos, e identificar as contas a pagar. 

As funções desempenhadas pelo departamento financeiro são fundamentais para a manutenção das atividades empresariais. Por meio das análises feitas pelo setor financeiro, a administração da empresa constrói planos de ação, voltados para o crescimento econômico. 

O departamento financeiro é responsável pelo fluxo de caixa, garantindo, assim, o equilíbrio das finanças, por meio da aplicação inteligente de recursos. Por isso, é crucial que empresários e gestores saibam para que serve o departamento financeiro

Dessa forma, a empresa contará com toda a estrutura necessária, para o desempenho correto das funções do setor financeiro. Para que a empresa torne-se mais competitiva no mercado, e adote uma cultura de proteção patrimonial, a presença dos profissionais do setor financeiro é imprescindível. 

Por meio da gestão de riscos, a empresa avalia quais os investimentos serão seguros, de forma a expandir as suas atividades. Dentro do departamento financeiro, encontram-se profissionais da contabilidade, tesouraria, gestão de gastos e consultores financeiros. 

Especialmente para as micro e pequenas empresas, o departamento financeiro garantirá a correta repartição dos recursos, possibilitando o desenvolvimento do negócio. 

O diretor financeiro será responsável por fiscalizar os trabalhos realizados, repassando à administração relatórios e pareceres. 

Visto que muitas empresas têm dado maior importância para as funções desempenhadas pelo setor financeiro, estes serviços estão sendo amplamente requisitados. 

Neste artigo, veremos para que serve o departamento financeiro, e como oferecer estes serviços, sendo franqueado da E-Contábil. 

Funções do departamento financeiro da empresa 

São muitas as funções desempenhadas pelo setor financeiro da empresa, que propiciam o desenvolvimento econômico, e o destaque frente à concorrência. 

De acordo com a realidade financeira, e as peculiaridades do mercado, o departamento financeiro identificará as necessidades e oportunidades de crescimento e lucratividade.

Contabilidade

A contabilidade é essencial para o bom andamento do negócio, pois identifica as contas a pagar, contas a receber, realiza o levantamento da carga tributária devida, e executa os balanços patrimoniais periódicos. 

O setor contábil aponta o lucro ou prejuízo advindo de operações financeiras, e procede com a gestão de ativo e passivo da empresa. Os profissionais da contabilidade são responsáveis, ainda, por toda a documentação e registro nos livros contábeis. 

Desse modo, a contabilidade garante o cumprimento das obrigações, e a tomada de decisões futuras importantes. A contabilidade, portanto, tornou-se uma forte aliada, nas estratégias de competitividade da empresa.

Tesouraria

A tesouraria exerce as funções de controle das contas bancárias, e pagamento de débitos, garantindo o cumprimento das obrigações em dia. 

Portanto, a tesouraria busca o equilíbrio do fluxo de caixa, através da aplicação controlada dos recursos financeiros. Todas as entradas e saídas serão fiscalizadas pela tesouraria, que realizará o registro das movimentações, para análises posteriores.

Planejamento financeiro 

O planejamento financeiro é realizado através de dados, que refletem a dinâmica das finanças da empresa. O planejamento é o instrumento pelo qual a gestão descreve os próximos objetivos, a serem alcançados. 

Desse modo, todas as movimentações financeiras serão previstas e devidamente registradas, em conformidade com as metas de determinado período. 

O planejamento financeiro visa, sobretudo, proporcionar sustentabilidade à gestão orçamentária. Portanto, por meio do planejamento financeiro, a empresa saberá quanto pode gastar, quais investimentos realizar, e se é necessário constituir uma reserva de recursos.

Demonstrativos e relatórios financeiros

Por meio dos demonstrativos e relatórios financeiros, a empresa avalia seu desempenho, em períodos específicos. 

Desse modo, a gestão analisará se houveram gastos excessivos, a saúde financeira do negócio, e se o planejamento está sendo devidamente cumprido. 

Os relatórios possuem dados detalhados, sobre todas as operações realizadas, e as atividades do setor financeiro. 

Os demonstrativos também conterão informações sobre o fluxo de caixa, balanços contábeis, e demonstração de resultado, que é o cálculo da receita da empresa, em determinado período. 

Gestão de riscos

Dentre os conceitos de para que serve o departamento financeiro, a gestão de riscos deverá estar sempre presente. A análise dos riscos envolvidos em um empreendimento é crucial, para que a empresa resguarde seu capital. 

Portanto, a gestão de riscos consiste em avaliar a situação do mercado, em relação às operações de crédito, câmbio e investimentos. Dessa forma, a empresa prevê possíveis impactos, que um investimento poderá causar. 

É essencial que a gestão de riscos seja conduzida por um especialista em mercado financeiro, que saiba identificar o grau de risco envolvido em um novo empreendimento. 

Gestão de impostos

A gestão de impostos visa garantir o cumprimento de todos estes ônus tributários. 

Principalmente para as empresas, que ainda não tenham consolidado seu setor contábil, a gestão de impostos desempenhará esta função, de identificação dos impostos devidos. 

Portanto, a gestão de impostos procede com o levantamento da carga tributária, conforme as disposições previstas na legislação fiscal. 

A complexidade da legislação tributária brasileira torna indispensável a presença de profissionais, especializados na gestão do passivo tributário.

A possibilidade de terceirização do departamento financeiro 

Uma vez definido para que serve o departamento financeiro, será o momento de a gestão avaliar se a terceirização é a melhor opção. 

Desse modo, a empresa poderá contar com profissionais especializados, nos procedimentos típicos do departamento financeiro. 

A terceirização do departamento financeiro é uma forma das empresas, principalmente os pequenos negócios, terem acesso a um setor financeiro bem estruturado. 

Consequentemente, a empresa reduzirá custos, e voltará seu foco para sua atividade-fim.

botão expansão – Torne-se um franqueado E-Contábil

A E-Contábil e os serviços de departamento financeiro

A E-Contábil é a franquia do Grupo Studio, especializada em serviços do departamento financeiro das empresas. Com base em tecnologia de inovação, a franquia visa garantir o cumprimento das obrigações, por meio de soluções inteligentes. 

Com tecnologia de gestão fiscal, a equipe multidisciplinar de profissionais proporciona o bom funcionamento do setor financeiro. Para os profissionais que desejam fornecer estes serviços, a franquia é o modelo ideal de negócio. 

Toda a operação é por conta da franqueadora, e o franqueado terá a oportunidade de construir seu networking, ampliando sua experiência individual de mercado. 

Deseja investir no fornecimento de serviços de departamento financeiro? Seja franqueado da E-Contábil!

 


Leia mais:

Assista também:

 

Artigos relacionados

Você também pode estar interessado

Noticias, artigos e novidades direto no seu email.