RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalTransformação Digital na advocacia: o que esperar para 2019?

Transformação Digital na advocacia: o que esperar para 2019?

 

As mudanças no comportamento dos consumidores e no próprio mercado em si incentivaram as empresas a se reinventarem. Com o avanço das tecnologias, os processos tornaram-se mais ágeis e isso trouxe novas possibilidades e oportunidades de negócios.

Neste artigo, vamos destacar as principais previsões da Transformação Digital na advocacia para o ano de 2019. Falaremos deste conceito e quais as principais vantagens que ele traz para o dia a dia de um escritório. Acompanhe!

O que é a Transformação Digital na advocacia?

A Transformação Digital é um processo no qual as empresas utilizam a tecnologia para otimizar seu desempenho, aumentando o alcance às pessoas certas e assegurando melhores resultados. Trata-se de uma mudança na estrutura das organização, com um papel-chave dos meios tecnológicos.

Na área do direito, não é diferente. Vivemos uma fase com muitas mudanças, principalmente por causa dos meios digitais. Hoje, as atividades de um escritório são mais fluidas e, muitas vezes, contam com sistemas de gestão cada vez mais precisos e inteligentes.

No entanto, ainda vemos profissionais que subestimam a Transformação Digital. Nesse contexto, é importante compreender que não se trata de uma escolha, mas de uma imposição de mercado. Aqueles que não se adaptarem a essa realidade, portanto, correm o sério risco de ficar para trás em relação à concorrência.

Mas não se preocupe! O processo de Transformação Digital está longe de ser algo complexo ou inalcançável. Pelo contrário, pode ser algo que vai gerar mais conforto do que se imagina — especialmente se o escritório em transição contar com as ferramentas certas para suprir suas demandas e necessidades.

Quais são as vantagens?

Uma das grandes vantagens da Transformação Digital aplicada a escritórios de direito é diminuição dos custos. Isso acontece, principalmente, devido aos investimentos em softwares de automação de gestão, como o advBox, e de marketing, a exemplo da RDStation.

Dessa forma, o escritório tem oportunidades, como:

  • possibilidade de atender clientes por videoconferência ou redes sociais;
  • gestão de RH mais ágil, eliminando controle rígido de horário;
  • gestão financeira mais clara e eficiente, com menos erros e retrabalhos;
  • processos mais rápidos e certeiros, facilitando a tomada de decisões;
  • execução de atividades de forma mais rápida, gerando mais produtividade e melhorando a qualidade de vida dos funcionários.

Além disso, é importante lembrar que os custos para a manutenção de um escritório de advocacia convencional são cada vez mais elevadas. Entre os gastos, podemos destacar o deslocamento dos profissionais até a sede, o estacionamento, o ar condicionado, a manutenção do ambiente e limpeza, o aluguel, entre outros.

Com a adoção da Transformação Digital, muitas dessas questões podem ser eliminadas, uma vez que será possível realizar interações, reuniões e demais eventos a distância, com a ajuda das ferramentas de tecnologia.

Diante desse cenário, podemos concluir que a Transformação Digital na advocacia será essencial para um mercado mais ágil, produtividade e eficiente. A consequência disso são clientes mais satisfeitos e empresas conquistando seus objetivos de forma mais rápido, o que indica uma consolidação em um mercado tão disputado.

Gostou desse artigo? Então, aproveite para conferir 5 tendências de marketing digital para 2019 para advogados.

Saiba como se destacar da concorrência na área do direito tributário em 2019


José Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Corporate, Studio Brokers,E-Fiscal, E-contábil e Studio Energy o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma expertise de mais de 20 anos. Presente em todo o território nacional através de seus franqueados e aliançados, o Grupo apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio.