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Grupo Studio Franquias Studio FiscalSaiba como funciona o marketing de franquias neste post!

Saiba como funciona o marketing de franquias neste post!

Se teve um setor do mercado que conseguiu crescer no Brasil, mesmo com todas as adversidades nos últimos anos, esse foi o setor de franquias. Só para termos uma ideia, de acordo com um relatório publicado pela Agência Brasil, somente em 2017 a quantidade de franquias no país cresceu cerca de 8%, injetando mais de 160 bilhões de reais na economia. Números que parecem ser bastante atraentes para muitos investidores, não é mesmo?

No entanto, não basta apenas abrir uma franquia para que o negócio dê certo. É preciso investir e planejar o marketing de franquias para que o investimento na marca gere um bom retorno. Mas como funciona esse tipo de marketing? O que ele tem de diferente para os outros modelos? Existem regras específicas para criar a publicidade das franquias?

São essas e outras perguntas que vamos responder aqui no post. Confira!

 

Como funciona o marketing de franquias?

O marketing de franquias funciona basicamente em dois segmentos: o institucional, que diz respeito às ações envolvendo a marca com suporte do fundo de propaganda, e o local, que atrai os clientes até a loja e é custeado pelo franqueado.

Esse marketing institucional pode ser considerado o principal de qualquer franquia, uma vez que afeta toda a percepção da marca e em todos os pontos de venda. Justamente por isso é o mais criterioso, com menor liberdade criativa por parte do franqueado, e o único custeado pela rede por meio de um fundo.

Fundo de Propaganda

Como já explicamos por aqui anteriormente, existem direitos e deveres que todo franqueado precisa ficar de olho antes de tentar abrir a sua própria franquia. E entre os deveres está a definição de parte do faturamento para o Fundo de Propaganda, algo previsto na Lei de Franchising (Lei n 8.955, de 15 de Dezembro de 1994), e que pode ser direcionado para o desenvolvimento de produtos, pesquisas e até divulgação da marca em campanhas publicitárias.

Marketing local

O marketing local já funciona como uma espécie de micromarketing da marca. Aqui o franqueado precisa comunicar mais sobre aquela loja específica, com promoções e mensagens direcionadas para a comunidade em que ela está situada, atraindo o máximo possível de clientes até lá.

Nesse ponto é possível ter um pouco mais de liberdade de criação por parte da loja, desde que ela siga o manual da marca e o manual da franquia apresentado pela rede anteriormente.

 

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Quais são as regras das franquias?

É bastante importante ter em mente que qualquer empreendedor que busca investir em uma franquia precisa ficar de olho nas regras estipuladas por uma determinada franquia. Por isso, é interessante seguir algumas dicas na hora de escolher a sua:

  • confira se o capital requerido para a abertura da franquia é condizente com o retorno esperado do mercado local de onde você pensa em abri-la;
  • veja se as regras (e até mesmo o segmento dessa franquia) têm identificação com a sua experiência;
  • tenha sempre em mente que, na maioria esmagadora das vezes, o retorno da franquia não é imediato e, portanto, é preciso ter também um bom capital para se manter até obter o sucesso com ela.

Pronto, agora que você sabe como funciona o marketing de franquias e quais são as regras específicas dele, que tal começar a planejar as ações da sua franquia?

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José Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Corporate, Studio Brokers,E-Fiscal, E-contábil e Studio Energy o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma expertise de mais de 20 anos. Presente em todo o território nacional através de seus franqueados e aliançados, o Grupo apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio.