RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalRecuperação de impostos: como se tornar um especialista?

Recuperação de impostos: como se tornar um especialista?

Começar a atuar em uma nova área pode ser bastante desafiador para qualquer profissional. Afinal, será preciso lidar com situações e obstáculos até então desconhecidos. Isso também acontece com quem está ingressando no setor de direito tributário.

No entanto, o trabalho árduo traz bons retornos e pode ser uma excelente opção de especialização para profissionais iniciantes ou experientes. Isso acontece porque este é considerado um dos mercados mais rentáveis do país, e que ainda carece de profissionais devidamente qualificados.

Por isso, neste post, nós vamos explicar como você pode se tornar um advogado especialista na recuperação de impostos e começar a atuar na área. Acompanhe!

Por que a recuperação de impostos é necessária?

A recuperação de impostos é a ação de reaver os tributos que foram cobrados de maneira indevida pelo governo. Ela é realizada a partir de um levantamento de todos os impostos pagos pela empresa em um determinado período.

Se na sondagem forem encontradas cobranças irregulares, ou seja, que vão contra as regras do governo, é possível requerer a recuperação.

Todas as empresas podem recuperar os seus tributos pagos indevidamente. Não existe nenhuma limitação em relação ao porte ou à natureza de atuação da instituição. No entanto, muitas empresas não fazem valer esse direito e acabam perdendo dinheiro.

Por essa razão, o papel do profissional de planejamento tributário é essencial. É ele quem vai revisar a carga tributária da organização e tomar as medidas cabíveis em cada um dos casos.

Assim, esse procedimento é extremamente vantajoso para as empresas, que podem identificar falhas em processos internos e reduzir o peso dos tributos no orçamento ao identificar quais são as taxas e contribuições que realmente precisam ser pagas.

Como atuar na área de recuperação de tributos?

Já é de conhecimento geral que o Brasil tem uma carga tributária relativamente alta, o que faz com que as oportunidades de atuação para um profissional da área sejam bastante amplas. Afinal, empresas de todos os tamanhos podem usufruir deste serviço.

O ideal é que as instituições façam uma revisão tributária ao menos uma vez por ano. É importante saber que, se a empresa não realizou este processo nos últimos cinco anos, os créditos acumulados podem prescrever e perde-se o direito à recuperação de impostos.

Os principais tributos que podem ser levados em conta no processo de recuperação são:

  • PIS (Programa de Integração Social);
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica);
  • FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço);
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

 

Existem algumas habilidades específicas que um profissional da área de recuperação de crédito precisa desenvolver para ter sucesso nesse segmento. Confira alguns passos que podem te ajudar a começar na carreira:

Estude os princípios constitucionais tributários a fundo

Não basta ser formado na área, para trabalhar com recuperação de impostos, é necessário se aprofundar no assunto. O mercado sempre privilegia os profissionais mais especialistas. 

Por isso, estude conceitos como legalidade, irretroatividade, anterioridade, vedação ao confisco, entre outros. E o mais importante: mantenha-se atualizado, pois as normas tributárias mudam com frequência. 

Apresente soluções especializadas para o cliente

A empresa que busca uma consultoria tributária geralmente não conhece quais são os processos e soluções mais adequados ao seu negócio. Por isso, como profissional da área, é recomendado que você crie uma estrutura de serviços que torne os conceitos da área mais compreensíveis para o cliente final. 

Elabore pacotes de serviço concretos, direcionados para as necessidades específicas do cliente. Além disso, faça materiais de apresentação claros e instrutivos, que mostrem as vantagens de contratar o seu trabalho.

Crie um fluxo operacional para o serviço

Outro passo importante que pode ajudar você a se destacar no mercado é criar uma metodologia bem definida para o seu trabalho de auditoria fiscal. Pensar em etapas ajuda o trabalho a ser mais organizado e efetivo.

Alguns passos do fluxo operacional podem ser coleta de documentos do cliente, divisão do trabalho em equipes de tributos diretos e indiretos, auditoria técnica e entrega e apresentação dos resultados. 

As vantagens de ser um franqueado na área jurídico-tributária

Mesmo seguindo todos os passos citados, começar na área de recuperação de impostos e tornar-se um especialista ainda pode ser bastante desafiador. Por isso, uma boa opção para quem quer entrar nesse segmento é investir em uma franquia de revisão e planejamento tributário.

Tornando-se um franqueado do Grupo Studio, você pode se concentrar na parte comercial do seu negócio e deixar a operacionalização do serviço e a gestão com a equipe da matriz, que fornece um suporte completo. Dessa forma, fica mais fácil focar na prospecção de novos clientes e no fechamento de contratos.

Além disso, fazer parte de uma franquia é um excelente cartão de visitas na hora de fechar negócio com grandes instituições. Afinal, você já carrega no portfólio milhares de empresas atendidas, trazendo mais segurança e credibilidade aos seus clientes.

Quer saber mais sobre como a franquia do Grupo Studio pode te ajudar a ser um especialista na recuperação de impostos? Então acesse o nosso site e receba mais informações!

 


SUGESTÃO DE ARTIGOS

Como organizar sua carteira e melhorar sua gestão de clientes

https://empreenda.grupostudio.com.br/e-fiscal/como-funciona-uma-franquia-de-gestao-financeira-corporativa/

https://empreenda.grupostudio.com.br/geral/franquias-nova-solucao-para-advogados/

SUGESTÃO DE VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=O-ImiXMOO90

https://www.youtube.com/watch?v=X6XEoSBAVCY

https://www.youtube.com/watch?v=hjeD4jhg1LU

 


Redação Grupo Studio