RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalPor que o planejamento financeiro é tão importante para franquias?

Por que o planejamento financeiro é tão importante para franquias?


O planejamento financeiro é um ingrediente essencial para a receita de sucesso de qualquer empresa. Mesmo no segmento de franquias, em que o modelo de negócio é previamente testado e validado, programar as finanças se torna uma atividade fundamental para que o empreendedor consiga ter sempre as contas no azul.

Além disso, uma gestão financeira eficiente contribui para dar uma base concreta para o negócio se desenvolver. Com isso, o empresário pode investir no crescimento da franquia sem ter que se preocupar com a escassez de suprimentos básicos, como chega a ocorrer em organizações que vivenciam graves crises no caixa.

Para ajudá-lo a realizar um planejamento financeiro estratégico para a sua franquia, apresentamos uma série de dicas a seguir. Confira!

Não misture as contas pessoais com as profissionais

Um erro comum de empreendedores, que pode custar muito caro para o negócio, é misturar contas pessoais e profissionais. Tal equívoco pode mascarar resultados e, até mesmo, gerar a falência da franquia.

Muitas vezes, sem notar, o empresário retira recursos do caixa da empresa para pagamento de gastos pessoais esporádicos. Contudo, a prática frequente desse tipo de atitude pode minar as finanças do negócio.

Em vez disso, o franqueado deve ter a consciência de que precisa ter uma remuneração apropriada, a qual deve ser recebida após a dedução dos custos da empresa, como se fosse uma espécie de salário. Ao ter essa fonte de renda bem definida, o empreendedor evita fazer retiradas indevidas do caixa do negócio e, com isso, previne-se contra o desfalque da franquia.

 

Baixe agora grátis: Conheça 7 principais formas de investimento e entenda as principais aplicações disponíveis no mercado

 

Divida despesas e receitas em grupos

Para fazer um planejamento financeiro com maior exatidão, é recomendável que o empresário classifique tanto as receitas quanto as despesas por categorias. Dessa maneira, fica mais fácil rastrear as fontes e as destinações do dinheiro.

Com essa divisão, o empresário pode fazer eventuais remanejamentos de uma classe para outra, de modo a atender às necessidades do negócio. Além disso, com essa visualização das contas, os esforços da franquia podem ser concentrados nas áreas onde houver maior carência de desempenho.

Realize o fluxo de caixa com frequência

Mais um instrumento de grande relevância para a gestão financeira de uma empresa é o fluxo de caixa. Com ele, o empreendedor pode acompanhar a movimentação de receitas e despesas e, com isso, ter uma noção real de quanto o negócio tem para receber e para gastar.

Em certa medida, essa ferramenta funciona como uma espécie de “radar do dinheiro”, uma vez que ela monitora tudo o que acontece no caixa da franquia. É bem verdade que, para proporcionar esse êxito, é necessário alimentá-la com os dados de entrada e saída de recursos com frequência. Assim, as informações registradas podem servir como subsídios confiáveis para a tomada de decisão.

Como você pode perceber, o planejamento financeiro é crucial para manter as contas da empresa em equilíbrio e, assim, criar condições para que ela se desenvolva e se solidifique no mercado de atuação.

Quer receber mais dicas como essas? Siga-nos, então, nas redes sociais (LinkedInFacebook) e não perca os próximos conteúdos!


José Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Corporate, Studio Brokers,E-Fiscal, E-contábil e Studio Energy o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma expertise de mais de 20 anos. Presente em todo o território nacional através de seus franqueados e aliançados, o Grupo apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio.