RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalPerfil do advogado: como se tornar um advogado empreendedor?

Perfil do advogado: como se tornar um advogado empreendedor?

A tecnologia está transformando a maneira como as pessoas trabalham e se relacionam. Com a área jurídica e os profissionais do direito não poderia ser diferente. As novas demandas da sociedade e os recursos para a prática contribuem para o surgimento do perfil do advogado moderno.

Em uma realidade muito próxima, é possível que a forma de se prestar o serviço jurídico e os agentes desse mercado sofram impactos muito grandes. Por isso, é importante estar atento.

Neste post, reunimos as principais habilidades que o profissional precisa ter para se tornar um advogado empreendedor. Confira!

Ter uma boa rede de contatos

A habilidade de se relacionar e criar conexões é essencial para uma carreira bem-sucedida na advocacia. A profissão beneficia-se da prática, e a troca de experiências amplia o conhecimento e o poder de argumentação dos advogados.

As restrições do Código de Ética e Disciplina da OAB e a própria natureza da atividade fazem com que seja um desafio prospectar clientes. Por mais que se trabalhe tentando identificar problemas específicos em uma empresa, por exemplo, é difícil conquistar clientes dessa forma.

networking na advocacia deve abranger também colegas de profissão com quem se possa contar, além de potenciais clientes. Em algumas situações, a parceria com outros escritórios de advocacia pode tornar muito mais eficaz seu trabalho.

Aumentar suas gamas de serviços

Prestar serviços além do que um escritório comum de advocacia oferece é outro ponto essencial para o advogado empreendedor. Afinal, isso demonstra preocupação e interesse em resolver as questões pendentes dos clientes.

Uma boa dica é realizar pesquisas e levantamentos sobre as soluções que estão em falta no mercado para que você possa investir. Procure saber diretamente com o público quais pontos eles sentem mais falta quando vão procurar algum serviço e invista nesse ramo.

A proatividade é uma das principais aptidões de um profissional moderno e empreendedor que busca o sucesso. Por isso, explore todas as possibilidades oferecidas pelo mercado.

Saber trabalhar em equipe

A interdisciplinaridade é uma palavra-chave que define a atuação do profissional do direito. Para atuar em uma demanda ou em um caso, o advogado terá que cumprir diversas etapas, coletando documentos, solicitando laudos, indo em busca de fatos, provas e assim por diante.

Esse profissional não fará tudo isso sozinho, na comodidade de seu escritório. Muito pelo contrário: ele terá que falar com pessoas, interagir com os clientes e trocar ideias com outros profissionais. Em outras palavras, precisará da habilidade de trabalhar em equipe.

15 FATORES QUE UM ADVOGADO DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO ANTES DE ABRIR UMA FRANQUIA

É claro que haverá momentos em que será necessário ficar sozinho, especialmente quando for redigir peças e documentos processuais. No entanto, em boa parte do tempo, o advogado precisa ter jogo de cintura para trabalhar em conjunto e respeitar o tempo dos outros. Por isso, se você quer se destacar nesse mercado tão acirrado, comece logo a treinar essa competência.

Ser uma pessoa comunicativa

É necessário saber repassar com clareza todas as informações importantes para os clientes, transmitindo confiança e autoridade. Para isso, é preciso desenvolver uma boa comunicação. Essa habilidade é de suma importância nesse meio, pois você terá que fazer arguições públicas, defendendo seu ponto de vista e suas teses.

Pessoas comunicativas costumam saber expressar bem suas ideias. Elas prendem a atenção dos ouvintes e sabem se portar de maneira adequada em uma conversa ou em uma apresentação.

Como você pôde perceber, algumas características são essenciais para o perfil do advogado empreendedor. É preciso estar sempre atento com o que acontece no mundo, além de ampliar seus horizontes e sair da zona de conforto, aumentando sua gama de serviços para se destacar.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de entrar em contato conosco!


José Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Corporate, Studio Brokers,E-Fiscal, E-contábil e Studio Energy o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma expertise de mais de 20 anos. Presente em todo o território nacional através de seus franqueados e aliançados, o Grupo apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio.