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Networking profissional: um diferencial para a carreira

Sabemos o quanto é difícil prospectar clientes na área jurídica, principalmente por conta do Código de Ética da OAB. Entretanto, você sabia que um bom networking profissional pode ajudar nessa missão?

O networking profissional é definido como uma troca de experiências entre várias pessoas com o intuito de estabelecer um vínculo comercial e, por consequência, gerar novos negócios. É uma ferramenta social que pode ser usada em todas as profissões e possibilita que você se diferencie dos seus concorrentes.

Neste post, trouxemos um miniguia para que você fique por dentro do assunto e saiba qual é o momento certo de agir. Acompanhe a leitura e confira!

Qual a importância do networking profissional?

Ter uma boa rede de contatos gera aspectos poderosos para alavancar a sua carreira e obter informações privilegiadas — o que pode ajudar você a não cair facilmente em fake news. Fazer esse tipo de contato permite que você se antecipe ao cenário de crise, identifique quando deve investir em algo, tome uma decisão importante e busque outros rumos para a profissão.

O networking estabelece uma captação de clientes mais eficiente, tendo em vista que você estará perto de pessoas que podem conectá-lo com excelentes oportunidades. Esse fortalecimento das relações profissionais permite que você aprimore ao máximo seu marketing pessoal, visando até mesmo à melhora da sua autoimagem.

Ao utilizar esse recurso, são maiores as chances de obter bons conselhos antes de uma reunião, o apoio financeiro para aquela sua iniciativa empreendedora e ideias frescas para sair do lugar-comum. Além disso, por meio do networking você transformará suas perspectivas diante de um cenário confuso, aprenderá sobre outros nichos de mercado e ainda contribuirá para uma sociedade mais humanizada.

Quais são os perfis ideais para estabelecer networking?

Sabendo da importância que o networking tem em nossas vidas, resta-nos identificar quais são os tipos de pessoas que desejamos ter por perto. No entanto, vale ressaltar que elas não serão necessariamente nossas amigas, mas sim contatos importantes que farão alguma diferença no lado profissional.

Ao decorrer dessa busca, torna-se primordial “separarmos o joio do trigo” e verificarmos quem são as pessoas confiáveis ou não. Em outras palavras, devemos evitar os características tóxicas como vitimismo, negativismo, mentiras e inveja, entre tantos outros. A seguir, veja quais são os indivíduos que não podem faltar no seu networking.

Veteranos

Os mais experientes têm muito a agregar em nossas decisões. Afinal, eles passaram por inúmeras coisas ao longo da jornada e, por isso, um conselho de quem tem know-how na área é enriquecedor. Mantenha contato com quem tem cargos mais altos ou nível acadêmico melhor que o seu, pois esse tipo de pessoa pode dar dicas valiosas para você contornar os problemas e focar em uma capacitação constante.

Inovadores

Tendo em vista que o conhecimento tecnológico deixou de ser algo futurista e passou a ser uma das competências mais esperadas no mercado de trabalho, você não pode deixar de fora quem tem a inovação como meta. Converse bastante com empreendedores que pensam além do que os outros costumam ver e tome nota do que eles podem acrescentar de diferente ao seu ramo de atuação.

Negociadores

Existem profissões que têm o tino exato para fechar negócios e, naturalmente, são requisitadas em qualquer networking profissional. Perfis que lidam com vendas, marketing direito e comunicação de uma maneira geral costumam ter boa lábia para convencer as pessoas — algo que será de suma importância para fechar bons contratos.

Externos

Embora seja maravilhoso cercar-se de profissionais que fazem o mesmo trabalho que você, por entenderem os “perrengues” que costuma passar, não se prive de fazer contato com alguém fora da sua área de atuação. Esse tipo de pessoa é fundamental para estabelecer novos contatos e servir como ponte para oportunidades jamais imaginadas.

Quais são as boas práticas para ter esse diferencial na carreira?

A habilidade de criar uma boa rede de contatos não surge do nada: é preciso um treino diário de ações específicas que conseguem impactar a sua relação comercial. Para que você entenda melhor como isso funciona, separamos algumas boas práticas para aplicar em sua vida daqui para frente.

Mostre clareza nos seus objetivos

Antes de demonstrar o interesse de fazer contato com alguém, saiba o que quer, quando e como. Afinal, cada minuto é ouro e valorizar o tempo dos outros é uma atitude nobre na hora de desenvolver o networking. Mostre que o assunto tem relevância e vá direto ao ponto, a fim de deixar claro que você tem objetividade e sabe aonde quer chegar.

Demonstre ter humildade

Por mais que você tenha uma experiência fantástica na área em que atua e um conhecimento de fazer inveja, jamais use isso para se sobrepor aos outros. A humildade é uma das maiores virtudes em todos os aspectos e deve ser praticada constantemente. Por isso, ouça mais o que as pessoas têm a ensinar e mostre o seu valor sem aparentar arrogância.

Evite falar mal dos outros

Não tem algo mais antiético do que ouvir alguém despejando ofensas a profissionais da mesma área ou tentando “puxar o tapete” deles, não é verdade? Então jamais vá por esse caminho, pois, dependendo da situação, você pode criar antipatia com os demais membros da sua profissão e até mesmo perder grandes oportunidades de negócio.

Participe de eventos corporativos

Se você quer realmente aumentar seu networking, torna-se obrigatório que frequente o maior número de eventos corporativos, tais como simpósios, eventos jurídicos, conferências, workshops, palestras, jantares etc. Sendo assim, faça uma boa gestão de tempo para comparecer pelo menos uma vez ao mês a alguma atividade e fique de olho na linguagem corporal das pessoas — alguns sinais podem significar ótimas conexões.

Esteja presente nas redes sociais

Além de marcar presença no ambiente físico e conversar pessoalmente, você precisa ter seu lugar ao sol nas redes sociais. Afinal, seus clientes e concorrentes já devem estar por lá. Portanto, crie uma página no Facebook, invista em boas imagens no Instagram e compartilhe suas experiências profissionais no LinkedIn — esses espaços são fundamentais para atrair contatos preciosos.

Tenha um espírito empreendedor

Com a democratização do conhecimento em evidência, tem sido comum vermos profissões tradicionais ligadas ao direito, à contabilidade e a áreas comerciais enveredando para o pensamento empreendedor. Por isso, tenha a mente aberta para aumentar sua gama de serviços, permita-se trabalhar em equipe e seja uma pessoa muito comunicativa, visando ao aprimoramento da sua rede de contatos.

Antes de partir com tudo para ampliar seu networking profissional, lembre-se de que esse recurso é uma via de mão dupla — ou seja, se deseja desfrutar de todos os benefícios, você precisa retribuir de alguma forma também.

Você solucionou suas dúvidas sobre networking profissional? Então aproveite que está por aqui e veja também como se tornar um advogado empreendedor!


José Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Corporate, Studio Brokers,E-Fiscal, E-contábil e Studio Energy o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma expertise de mais de 20 anos. Presente em todo o território nacional através de seus franqueados e aliançados, o Grupo apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio.