RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalInvestimentos para 2019: como o novo cenário político afetará o ramo de franquias?

Investimentos para 2019: como o novo cenário político afetará o ramo de franquias?

Após anos de um cenário político de instabilidade e o mercado financeiro em forte recuo no Brasil, a tendência é de uma retomada no crescimento da área de investimentos para 2019. Essa movimentação do mercado também deve impactar o segmento de franquias.

Os indicadores de 2018 apontam o grande potencial do setor de franchising nessa retomada. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), apenas no segundo trimestre, o mercado de franquias registrou um crescimento de 8,4% em comparação ao ano de 2017.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com alguns dos principais pontos relacionados à economia brasileira para 2019. Além da previsão, entenda a importância do networking para o segmento de franquias e o porquê de investir nesse setor. Confira!

Previsões para a economia

De acordo com as previsões do Boletim Focus, documento divulgado pelo Banco Central, a previsão é de que o ano de 2019 seja bastante promissor para a economia. Entenda alguns dos principais pontos a seguir:

Retomada do crescimento

O Focus é um boletim produzido em conjunto com 100 instituições financeiras do país. Segundo o documento, a tendência é que o Brasil alcance um crescimento de 2,55% em 2019. Esse aumento traz bastante otimismo comparado à previsão de aumento do PIB em 2018, que se manteve na média de 1,3% projetada pelos analistas.

Redução da inflação

A previsão é de que a inflação encerre o ano na faixa dos 4,1%. Mesmo que o índice em 2018 tenha se fixado na média de 3,71%, o percentual projetado para 2019 ainda está abaixo da meta de 4,5% estimada pelo IPCA.

Estabilidade da taxa de juros

De acordo com as projeções para 2019, a expectativa é que a taxa Selic se mantenha sem grandes alterações, encerrando o ano na média dos 7,5%. Embora apresente uma leve alta em relação aos 6,5% registrados em 2018, essa estimativa é tida como estável pelos especialistas.

Importância do networking para as franquias

O termo networking tem origem na tecnologia da informação e significa uma rede de computadores que se comunicam e trocam informações entre si.

No setor dos negócios, essa prática representa uma rede de relacionamentos entre pessoas e empresas com o objetivo de trocar informações, apoio e até interesses. Nessas interações, existe uma troca mútua de benefícios e, por isso, essa é uma ótima fórmula para consolidar uma marca e alcançar o sucesso.

Para o mercado de franquias, esse método tende a ser bastante eficaz. Afinal, uma rede de relacionamento pode ajudar no alcance de um modelo de negócios, trazendo novos investidores em potencial, por exemplo.

Motivos para investir nesse setor

segmento de franquias da área de serviços e negócios registrou um aumento de 10,3% em 2018, segundo a ABF, ficando atrás apenas das franquias ligadas a lazer e entretenimento.

De modo geral, investir no mercado de franquias apresenta menor risco em comparação aos demais modelos. Por isso, muitos brasileiros apostam nesse setor para começar o próprio negócio. Isso acontece porque a operação, a partir de um formato definido e com uma marca consolidada, torna esse tipo de investimento muito mais seguro.

No entanto, para quem deseja empreender em uma franquia de serviços, é fundamental estudar alguns aspectos básicos, como:

  • identificar a afinidade com os segmentos existentes;
  • estudar a marca de interesse, sua reputação e a estrutura oferecida ao franqueado;
  • examinar seus traços como gestor de um negócio;
  • avaliar quanto tempo o empresário terá disponível para dedicar ao negócio;
  • fazer um bom planejamento financeiro para o investimento.

O mercado de investimentos para 2019 tende a ser muito promissor. Contudo, para que os empreendedores obtenham êxito, é preciso também dedicar bastante estudo e planejamento para que esse projeto alcance os resultados esperados.

7 Conceitos que você precisa dominar antes de abrir uma franquia

Gostou das nossas dicas? Quer continuar aprendendo? Então leia, a seguir, sobre o que é a modalidade full service e quais são suas vantagens em um escritório de advocacia!


José Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Brokers e E-Fiscal, o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma expertise de mais de 18 anos. Presente em todo o território nacional através de seus franqueados e aliançados, o Grupo apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio.

RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Blog de franquias e alianças do Grupo Studio 2018. Todos os direitos reservados.

Blog de franquias e alianças do Grupo Studio 2018. Todos os direitos reservados.