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Franquia para contadores: amplie seu leque de clientes

Franquias de baixo investimento e com rápido retorno, aumentando o crescimento e lucratividade

De acordo com pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, 43,5% dos brasileiros possuem o desejo de empreender e ser dono de sua própria empresa. Aos que possuem pouca experiência na prática empreendedora e pouco conhecimento da dinâmica atual do mercado, investir em uma franquia pode ser uma opção promissora, que proporcionará maior segurança quanto aos retornos financeiros, além de aprendizagem sobre o mercado e demais práticas comerciais e financeiras. A competitividade e a autoridade são requisitos para os empresários da atualidade, aptidões que exigem técnica e dedicação.

A franquia para contadores se encaixa também neste cenário, dado ao fato de que os mais variados tipos de serviços, como o da contabilidade, são caracterizados pela sua venda e aquisição de clientes. O franchising é um modelo que está em constante crescimento no Brasil, justamente por toda a estrutura e suporte oferecidos ao franqueado.

Com um vasto leque de modalidades de serviços e produtos, há também variedade nos preços iniciais de investimento, como também o porte da franquia em questão. As chamadas franquias de baixo investimento, ou até mesmo as microfranquias, tornam-se alternativas para o profissional que deseja se tornar franqueado, investindo com um valor inicial inferior.

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As características de uma franquia para contadores de baixo investimento

São muitos os benefícios e garantias que uma franquia pode trazer aos profissionais contábeis, proporcionando maior crescimento e segurança em suas carreiras.

  1. Baixo risco: devido ao fato de que, em uma franquia, a parte franqueadora oferece todo o suporte necessário, e já traz uma estrutura e modelos de atuação prontos para serem executados, se caracterizando por serem métodos já comprovados como eficientes para o mercado, garantem assim ao contador maior segurança em suas ações e prestações de serviços.
  2. Investimento inicial reduzido: as franquias de baixo preço, ou as microfranquias, são ótimas opções para os profissionais iniciantes no mercado, com seu poder aquisitivo ainda em construção. Poder investir em uma franquia bem estruturada, por um preço menor, garantirá retornos mais rápidos, acelerando o seu crescimento econômico.
  3. Maior networking: o contador franqueado terá a oportunidade de aumentar sua rede de contatos profissionais, construir sua autoridade e seu nome, além de aprender mais através das experiências de seus colegas de profissão. O diálogo entre grandes personalidades de um mesmo ramo, permite maior ascensão pessoal e profissional.
  4. Melhor relacionamento com o cliente: o contabilista terá uma relação de maior proximidade e diálogo com os seus clientes, atendendo às suas necessidades de forma mais eficaz e objetiva. A vinculação à uma marca já consolidada entre os consumidores, viabiliza esta aproximação, de maneira mais simplificada e rápida, promovendo atendimentos com mais qualidade e praticidade.
  5. Suporte de marketing: além do apoio técnico e funcional, o setor de marketing também já vem previamente pensado pela empresa franqueadora. Portanto, as estratégias de persuasão e atração de novos leads e clientes, como também um plano de inbound marketing, possuem uma consolidação já alcançada no mercado, com uma audiência estável.
  6. Eficácia comprovada: é possível que seja prevista a probabilidade de sucesso de uma franquia para contadores, de acordo com o êxito que determinada marca já logrou no mercado, com determinadas personas. Portanto, projeções poderão ser feitas e novos métodos construídos, visando a melhoria dos serviços, e crescimento da margem de lucro.
  7. Exploração de novos públicos: a troca de ideias entre franqueadora e franqueado mostra-se como uma oportunidade de aprimoramento para ambos. Com isso, possibilitará a exploração de novos alvos, com a criação de novos serviços, melhoria dos já existentes, atingindo assim novos patamares, chegando a novos clientes em potencial.

Conclui-se assim, que com a estabilidade que uma franquia para contadores proporciona, o profissional estará mais bem preparado para enfrentar os desafios diários que o mercado financeiro impõe aos seus integrantes. Se destacar entre os demais, sendo conhecido pela qualidade, competência e diferenciação, serão decisivos para seu futuro.

A aquisição de novos clientes através de mais investimentos

Com o capital inicial necessário mais baixo, para a abertura de uma franquia, é possível que sejam feitos investimentos em melhorias na própria estruturação do estabelecimento, como também na qualidade dos serviços que são prestados.

A diversidade que é prestada pelos profissionais da contabilidade demanda maior atenção, e que sejam investidos novos instrumentos de trabalho, com maior suporte tecnológico, de acordo com as novas tendências que estão surgindo no mercado. O contador lida diariamente com procedimentos cada vez mais automatizados, e os modelos de franquia precisam acompanhar este ritmo.

O retorno financeiro também será mais rápido e garantido, com previsões baseadas em um curto prazo, possibilitando que se presuma uma média do quanto o contador poderá lucrar com esta franquia. Segundo levantamento feito pelo Sebrae, entre empresas franqueadas, a cada 100 franquias abertas, somente 5 acaba por encerrar as atividades no Brasil, e entre as empresas não-franqueadas, a cada 100 novos negócios, 23 acabam decidindo fechar as portas, considerando um período de 2 anos.

A prática do franchising no Brasil teve um crescimento de 8,4%, no segundo trimestre de 2018, faturando um total de 40 bilhões de reais. Portanto, mesmo em tempos de crise econômica, as franquias seguem em alta, chamando a atenção de empresários e investidores.

A expansão de territórios e novos mercados

A franquia se caracteriza, essencialmente, na possibilidade de expandir uma marca, conquistando assim maior abrangência territorial, bem como um público mais diversificado. Com clientes vindos de localidades cada vez mais distintas, a empresa franqueadora poderá avaliar novas maneiras de atuar no mercado, implementando novos serviços, novas estratégias, de acordo com a necessidade de cada tipo de cliente atendido pelas franquias.

A base de fornecedores, que já vem como uma das garantias do contrato de franquia, poderá ser também ampliada. No caso da franquia para contadores, permitirá a aquisição de maquinários mais modernos e tecnológicos, otimizando a prática contábil.

A padronização existente nos modelos e contratos de franquia, viabilizam que um plano de atuação em específico seja estabilizado entre os clientes, tornando-se já conhecido por sua eficiência no mercado.

O feedback dado com o trabalho realizado pelo franqueado permite que a empresa franqueadora veja a repercussão de sua marca entre os consumidores, sendo reflexo de sua reputação no mercado. As negociações irão fluir melhor, com acordos mais promissores sendo fechados, garantindo um futuro de prosperidade, tanto para a franqueadora, quanto para o profissional franqueado.

Aspectos legais e a lei de franquias

A Lei n° 8.955/94, que dispõe das bases teóricas sobre o modelo de franquias no Brasil, também se aplica às franquias de baixo investimento, oferecendo suporte legal para os franqueados, possuindo como referência as leis norte-americanas que tratam sobre este mesmo tema. O primeiro ponto essencial tratado na letra da lei, se refere ao conteúdo dos contratos, que deverão estar de acordo com o que é pré-estabelecido na lei, sendo necessária a assinatura de duas testemunhas, para que dê validade ao ato.

A COF – Circular de Oferta de Franquia, é outro documento requisitado. Nela constará todas as informações pertinentes, e todas as condições para que o contrato de franquia seja posto em prática, e é o ponto mais importante tratado nesta lei.

A COF é vista como uma espécie de pré-contrato, onde será entregue ao franqueado em potencial no momento das negociações, com antecedência de pelo menos 10 dias do fechamento do contrato definitivo, para que todas as questões referentes ao contrato fiquem previamente conversadas, evitando surpresas.

Na Circular de Oferta de Franquia constará também todas as informações sobre a empresa franqueadora, suas atividades e seu quadro de sócios e acionistas. O faturamento, o balanço fiscal e demais informações financeiras deverão também estar presentes.

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Demais requisitos

Outros dados que deverão ser informados, são a respeito do perfil da empresa, sua abrangência territorial, seu modus operandi e como atuam no mercado. Nas negociações estarão presentes também as informações sobre o suporte e o treinamento que será oferecido ao franqueado, e como ocorrerá todo este processo.

Será previsto os valores de investimento inicial, para que o contador possa se planejar, além dos demais valores e porcentagens, como os royalties, estoque, e outras taxas inclusas. O contador que está pensando em se tornar franqueado, também fará jus à ter acesso às informações sobre outros franqueados e os que deixaram de ser, em um período de um ano, para que assim tenha maior ciência de sua dinâmica, e possa decidir pela melhor opção.

A franquia para contadores promoverá uma experiência mais positiva, tanto para o profissional, quanto para seus clientes, que serão fidelizados pela qualidade dos serviços prestados. Da mesma forma que ser franqueado é uma prática segura, em termos de empreendedorismo, ser franqueador, respeitando as imposições da lei de franquias, também traz a proteção aos direitos autorais, de marca e propriedades intelectuais.

O ramo contábil se faz presente no cotidiano de qualquer empreendimento, sendo imprescindível para o andamento de uma empresa, principalmente para o cumprimento de suas obrigações fiscais e financeiras. Investir em um modelo de franquias para potencializar a atividade dos profissionais da contabilidade é um meio de fortalecer a presença deste setor no mercado. Deseja se tornar franqueado e ter retornos mais rápidos? Entre em contato conosco e conheça a Grupo Studio.


José Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Brokers e E-Fiscal, o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma expertise de mais de 18 anos. Presente em todo o território nacional através de seus franqueados e aliançados, o Grupo apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio.