RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalFormatação de franquias: entenda como funciona na área tributária

Formatação de franquias: entenda como funciona na área tributária


Se você tem um escritório de advocacia e deseja expandir a sua área de atuação ou se é um advogado em início de carreira e ainda não pretende investir em um espaço físico para atuar, há um modelo de negócio que pode ser interessante para a sua carreira. Há alguns anos, foi criada a formatação de franquias na área tributária administrativa.

Esse tipo de negócio teve crescimento significativo para atender às dificuldades encontradas pelas empresas — sejam elas grandes ou pequenas — a lidar com a complexidade da carga de tributos cobrados no Brasil, nas esferas federal, estadual e municipal. Por meio das franquias tributárias, esses negócios passaram a receber consultoria administrativa para melhorar as suas práticas na área.

Neste artigo, vamos ajudar você, que quer empreender, a entender melhor como funciona a formatação de franquias nesse segmento. Confira!

Por que o planejamento tributário garante a extensão da franquia?

O planejamento tributário é um dos segmentos que uma franquia nesse modelo oferece. É o caso do negócio proposto pela Studio Fiscal, que ainda tem, em seu portfólio, revisão de tributos, mapa fiscal e consultoria. Para que você tenha ideia, dados apontam que 95% das empresas nacionais pagam mais impostos do que deveriam.

O planejamento tributário permite, por exemplo, a mudança do lucro presumido para lucro real, tendo como consequência a recuperação de créditos tributários. A franquia tributária tem, então, o objetivo de melhorar o fluxo de caixa dos clientes.

 

7 conceitos que você precisa dominar antes de abrir uma franquia

Como funciona a formatação de franquias na área tributária?

Há uma série de passos que devem ser seguidos para o sucesso de uma franquia. Na área tributária, isso não poderia ser diferente. Veja quais são eles.

Plano de negócios

É preciso que você avalie o seu mercado, a demanda na região onde pretende atuar, qual o seu investimento inicial e os seus objetivos ao decidir pela parceria de uma franquia tributária. Nessa hora você avaliará a viabilidade do negócio e se tem condições de atender às exigências do franqueador para seguir em frente com sucesso.

Instrumentos jurídicos

São os documentos que seguem o que é determinado pela Lei 8.955/94. Entre eles, estão o contrato, o pré-contrato, as características da franquia, recibos e protocolos de entrega de documentos aos franqueados e orientações sobre filiação junto à Associação Brasileira de Franquias (ABF).

Processos e estratégias

Você deve observar que todos os processos e estratégias traçados pelo franqueador devem ser seguidos pelo franqueado para que haja padronização da qualidade dos serviços prestados.

Quais aspectos caracterizam uma franquia na área tributária?

A formatação de franquias tributárias é um modelo recente de negócio, mas já vem funcionando para garantir a sobrevivência de empresas que têm dificuldades em fazer um bom planejamento tributário que as torne mais rentáveis. O foco está no pequeno empreendedor, que normalmente não tem uma área específica dentro da empresa para cuidar desse setor.

Você não precisa investir em infraestrutura ou em contratação de equipe para atuar com uma franquia tributária. Basta captar os clientes interessados na prestação desse serviço. Então, a franqueadora levanta os dados da empresa e gerencia o serviço jurídico. Também oferece suporte nas estratégias de marketing e na gestão do negócio. Os honorários serão pagos ao franqueado pelo trabalho desenvolvido.

Se você está pensando na formatação de franquias na área tributária, precisa contar com a ajuda de uma empresa especializada. Assim, receberá o treinamento para atuar no setor, oferecendo as soluções mais adequadas aos seus clientes.

Entre em contato com a Studio Fiscal e saiba como expandir os seus negócios de forma segura!


José Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Corporate, Studio Brokers,E-Fiscal, E-contábil e Studio Energy o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma expertise de mais de 20 anos. Presente em todo o território nacional através de seus franqueados e aliançados, o Grupo apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio.