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Grupo Studio Franquias Studio FiscalConheça algumas práticas para conseguir clientes na advocacia (uma mostra o futuro)!

Conheça algumas práticas para conseguir clientes na advocacia (uma mostra o futuro)!

Como conseguir clientes na advocacia é uma dúvida recorrente entre advogados experientes. O motivo se deve pelo grande desafio de manter seu trabalho reconhecido pelo público a que se procura alcançar, sem abandonar a excelência. Apesar das dificuldades, esses profissionais devem buscar novos clientes constantemente, a fim de lhes apresentar valores e preservar a atividade jurídica.

Para tanto, é preciso inovar e realizar ações diferentes — dirigidas aos nichos específicos que pretendem conquistar — a fim de se tornar referência dentro do futuro da advocacia. Contudo, tais atitudes são alcançadas por algumas práticas que vão ser abordadas neste post. Fique conosco e confira quais são elas!

Posicione-se como especialista

Para prestar um trabalho de qualidade, o advogado deve ser especializado em algum ramo do Direito, com o objetivo de atingir a expertise e desenvolver o domínio sob determinado público-alvo. Entretanto, mesmo que atue em mais de uma área, é preciso se posicionar como especialista, por meio de um marketing específico e que desenvolva sua autoridade.

Desse modo, como conseguir clientes na advocacia? Divulgando a sua especialização, seu currículo e demonstrando conhecimento desta área. Se o cliente tem um problema pontual e complexo, é por um especialista, como você, que ele vai procurar.

Desenvolva seu networking

O networking é conhecido por ser uma rede de relacionamento capaz de contribuir com o seu crescimento e conquista de novos clientes. Isso ocorre porque nesta rede as chances de indicações são maiores, por meio da popular propaganda “boca a boca”.

No entanto, para isso acontecer, você precisa desenvolver o seu networking:

  • participe de eventos que envolvam sua rede de relacionamentos e busque novas relações nesses ambientes;
  • seja útil aos seus contatos e demonstre interesse sincero por eles e suas demandas;
  • busque gerir seus bancos de dados de clientes, mantendo contato com todos;
  • estreite as relações com seus atuais parceiros de negócios;
  • preste consultoria a empresas de amigos ou parceiros, divulgando seus trabalhos;
  • aproxime-se das pessoas que já estão em seu networking, ouvindo-as sempre;
  • recomende outros profissionais que sejam seus parceiros.

Assim, você vai conseguir nutrir relações sinceras com o maior número de pessoas possíveis, ganhando fortes relacionamentos em seu networking, consequentemente, conquistando mais clientes na advocacia.

 

Networking profissional: um diferencial para a carreira!

 

Realize atendimento personalizado

Após algum tempo exercendo a atividade jurídica, com o aumento da demanda, pode acontecer de o foco se tornar somente a atividade-fim, que é a realização de petições, audiências, prestações de consultoria e análise de documentos. O grande problema é que cada vez menos o tempo é investido em atendimentos, seja para captar clientes ou acompanhar aqueles já ativos.

Quanto mais próximo do cliente, maior valor será atribuído ao seu trabalho. Por essa razão, o advogado deve sempre estabelecer relacionamentos por meio do contato. Ligue constantemente, por exemplo, para informar se há ou não novidade sobre o processo, com a finalidade de assegurar que você está acompanhando.

Ainda é necessário estabelecer relacionamentos com novos clientes. Quando for contatado, marque horário para reunião, seja no escritório, seja em alguma cafeteria, de acordo com o perfil da pessoa. Nesta oportunidade, mostre disponibilidade e interesse em sua demanda, para que ela se sinta priorizada. Colete dados importantes e tenha uma linguagem mais simples, longe do famoso “juridiquês”.

Invista em Marketing Digital

O marketing digital é uma maneira menos invasiva de como conquistar clientes na advocacia, pois visa oferecer conteúdo relevante, por meio da internet. A estratégia é capaz de gerar algum valor ao público, ou seja, trazer algum conhecimento ou responder a uma dúvida jurídica que ele tenha.

O referido marketing é feito por meio de artigos em blogs, sites, mídias sociais e e-mail corporativo, todos explicados a seguir.

Blog corporativo

Objetiva apresentar soluções às pessoas que precisem do seu trabalho, por meio de artigos escritos com um conteúdo de qualidade. Encontradas as respostas iniciais que procura, o cliente pode lhe contatar para outras explicações.

Sites

Nesse espaço, serão constadas informações como a especialização e o currículo do advogado, endereço, links para mídias sociais, bem como nome de parceiros e depoimentos de clientes satisfeitos. Ao criar um site, preze pela compra de um domínio. Caso não seja possível, existem plataformas que permitem um subdomínio de forma gratuita.

Mídias sociais

Desde que dedicadas à divulgação das atividades profissionais, as mídias sociais podem ser usadas para conseguir clientes na advocacia. Lembre-se apenas de fazer postagens com conteúdo rico.

E-mail marketing

Consiste em divulgar conteúdo e contatar quem assinou a sua newsletter. Não envie apenas ofertas por e-mail, mas informações relevantes.

Modernize a gestão da atividade jurídica

Apoie-se em tecnologias para criar uma gestão eficiente, majorar a produtividade e economizar tempo — o qual deve ser investido em relacionamento com clientes. Portanto, adquira um software capaz de registrar e acompanhar processos, avisar sobre prazos, gerir atendimentos, organizar as atividades financeiras, tarefas e compromissos.

Além disso, modernize sua gestão oferecendo treinamento e meios necessários para aprimorar a atuação de sua equipe, especialmente em relação ao cliente. O uso desses programas e novas ações auxiliam a desafogar rotinas apertadas e organizar horários para atender, contatar ou fidelizar seu público, bem como se dedicar ao networking.

Invista no mercado de franquias (o futuro da advocacia!)

O mundo está em constante transformação e todas as áreas e profissionais têm se preparado para o futuro. O mesmo acontece na advocacia. Os advogados devem se adequar às mudanças para não sofrerem com as drásticas alterações que vão advir.

Nesse caso, o futuro da advocacia está em estabelecer alianças com o mercado de franquias —empreendimentos que já apresentam nome reconhecido no mercado e trazem retorno rápido do dinheiro investido.

Como inúmeras franquias precisam de conhecimento jurídico, uma parceria é uma boa oportunidade de crescimento para advogados e uma ótima maneira de conseguir clientes na advocacia. É interessante também enfatizar que é bem fácil conciliar a profissão com essas alianças.

Você acabou de conhecer algumas práticas fundamentais de como conseguir clientes na advocacia, as quais podem ser feitas por todos advogados que desejam crescimento profissional e que visem fidelizar clientes. Não se esqueça de que o maior foco da atividade jurídica é a prestação de um serviço de qualidade às pessoas, que gostam de ser ouvidas e atendidas com atenção. No entanto, é necessário se preparar para o futuro do ramo, investindo em alianças com o mercado de franquias ou fazendo outros pequenos investimentos.

Gostou do conteúdo? Que tal continuar aqui no blog e aprender um pouco mais? Confira os 3 melhores pequenos investimentos com retorno rápido para advogados!

7 CONCEITOS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ABRIR UMA FRANQUIA


Redação Grupo Studio