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Como aumentar o lucro do seu escritório? 5 dicas essenciais

Como aumentar o lucro em seu escritório com uma franquia

Aumentar o lucro é um objetivo de todo empreendedor, mas a tarefa não é tão simples. Em um mercado competitivo, ajustar as finanças do negócio pode ser algo extremamente complicado.

Algumas medidas são mais óbvias, como o corte de gastos; outras podem ser mais abrangentes e inovadoras, como expandir a área de atuação na advocacia.

Neste post, vamos explorar algumas possibilidades, das mais simples às mais ousadas (e potencialmente mais lucrativas). Confira 5 dicas para aumentar o lucro do seu escritório!

1. Automatizar processos

O escritório deve gerar valor ao cliente em cada processo executado, só que nem todas as tarefas realizadas atingem esse objetivo. Esse valor vem do trabalho intelectual, como análises, avaliações e elaboração de peças jurídicas. As demais atividades — como a busca de documentos, geração de relatórios e controle das informações — podem ser automatizadas.

Isso faz com que a rotina seja otimizada e permite que profissionais qualificados da empresa dediquem-se ao que realmente gera valor ao negócio. A automatização é promovida pelo uso de softwares de gestão, que podem ser personalizados e integrados a outros sistemas.

2. Estimular a capacitação constante

Uma equipe qualificada e bem informada é o maior ativo de um escritório de advocacia. O serviço prestado por profissionais de excelência garante credibilidade à empresa, favorecendo a formação de preços mais alinhados às estratégias do negócio.

Por isso, é fundamental estimular a capacitação constante entre os seus advogados, fomentando a especialização e a participação em cursos, palestras e workshops. O acesso às informações da área também é indispensável para a atualização profissional.

3. Analisar indicadores financeiros e melhorá-los

O lucro do escritório depende de uma série de fatores, como produtividade, custos, receitas, investimentos etc. Todos esses aspectos precisam ser acompanhados frequentemente por meio de indicadores de desempenho, que devem ser definidos de acordo com a realidade do negócio.

Só então é possível definir o plano de ação necessário para alcançar objetivos como redução de custos, ajuste no ciclo financeiro, aumento da lucratividade, entre outras metas.

4. Adotar o marketing jurídico

O marketing jurídico não é só um mecanismo para atrair potenciais clientes. Se utilizado corretamente, ele amplia a visibilidade e a credibilidade do escritório. Como isso é possível? Por meio da produção de conteúdo relevante para o seu público-alvo.

O primeiro passo é definir estratégias para o fortalecimento da sua marca. Logotipo, site, blog e perfis nas redes sociais devem estar alinhados aos propósitos da empresa.

A partir daí, já é possível começar a produzir conteúdos relevantes, como artigos e e-books. Lembre-se de que seu público-alvo busca informações e serviços pela internet. Invista também em técnicas de otimização para mecanismos de buscas (SEO) para alcançar as primeiras posições nos buscadores.

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5. Investir em uma franquia

Apostar em uma franquia é uma forma de diversificar os serviços prestados e, consequentemente, seus ganhos. Como franqueado, o advogado pode se dedicar a uma área complementar, como a financeira ou a tributária administrativa.

Uma das vantagens das franquias para advogados é que o modelo de negócios já está consolidado e tem uma marca forte no mercado. Fora isso, existe a estrutura desenvolvida para qualificar o atendimento aos clientes. Dependendo da franquia, o retorno do investimento pode ocorrer entre 12 e 24 meses.

Entretanto, há casos de investidores que conseguiram aumentar o lucro muito rapidamente, como o advogado e empresário Leomar Naves. Em seis meses, ele conseguiu fechar dois contratos que renderam mais de R$ 3 milhões.

Para entender esse caso de sucesso, é preciso compreender quais são as oportunidades. Você sabia que 95% das empresas brasileiras pagam impostos a mais? Uma solução para esse problema é a recuperação de crédito.

Leomar adotou o serviço na própria empresa e conseguiu recuperar R$ 130 mil em créditos. Fica fácil identificar e oferecer valor aos clientes (presentes e futuros) depois dessa experiência. Foi o que Leomar fez! Nesse cenário, a franquia permite aumentar os lucros rapidamente, pois o retorno pode vir já nos primeiros contratos.

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato conosco e saiba como a Studio Fiscal pode contribuir para aumentar o lucro do seu escritório!


José Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Corporate, Studio Brokers,E-Fiscal, E-contábil e Studio Energy o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma expertise de mais de 20 anos. Presente em todo o território nacional através de seus franqueados e aliançados, o Grupo apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio.