RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio Fiscal21 sites de notícias jurídicas que você DEVE acompanhar

21 sites de notícias jurídicas que você DEVE acompanhar

O advogado deve manter-se sempre atualizado sobre o segmento jurídico para compreender as tendências de mercado, as jurisprudências e decisões dos tribunais, além de conhecer inovações que podem ajudar a organizar seu trabalho e diferenciá-lo dos demais profissionais.

Mas como acompanhar as notícias mais relevantes do setor, sem cair nas armadilhas da internet, que podem levar você a páginas pouco confiáveis?

Neste artigo, reunimos os 21 sites mais interessantes, que abordam assuntos da área do Direito de forma geral, além de páginas com conteúdos mais específicos, que podem ser úteis para a sua atuação.

Quer ficar sempre por dentro das notícias jurídicas mais quentes? Então, confira a nossa lista e salve os mais importantes nos seus favoritos!

1. Conjur

Notícias, entrevistas e artigos escritos por profissionais de renome no Direito brasileiro estão disponibilizados no site Consultor Jurídico. Com mais de 20 anos de tradição, ele é certamente um dos mais conhecidos portais voltados ao segmento, usando uma linguagem eficiente para atingir o seu público.

2. Associação dos Magistrados Brasileiros

A página da AMB reúne informações das suas 36 regionais e tem como foco oferecer conteúdos para quem busca excelência na profissão. Além de notícias, oferece entrevistas, estudos, debates e cursos de profissionalização.

3. Migalhas

O site Migalhas é voltado mais especificamente a advogados que buscam informações sobre gestão e mercado de trabalho. Por isso, ele está entre os mais acessados pelos profissionais do segmento. Suas colunas são bem organizadas e escritas de forma crítica e reflexiva.

4. Âmbito Jurídico

Quem gosta de se informar sobre livros e notícias do segmento jurídico já deve conhecer a página Âmbito Jurídico, que existe desde 1998. Seus artigos ainda incluem conteúdos nacionais e internacionais da área do Direito, que certamente serão úteis para você.

5. Jus Brasil

Outro site famoso entre os profissionais de Direito, o Jus Brasil pode ser considerado um dos mais completos portais do setor. Sua navegação é facilitada porque os assuntos são separados por categorias. Por isso, vale a pena a consulta sempre que quiser novidades sobre mudanças nas leis, decisões do executivo, entre outras.

6. Expresso da Notícia

As notícias divulgadas nessa página também são separadas por seções, o que pode facilitar a navegação, caso você busque um assunto específico. O Expresso da Notícia também conta com uma ferramenta de busca interessante para os advogados que quiserem se manter atualizados usando esse site.

7. JornalJurid

O site JornalJurid atualiza diariamente suas notícias, o que manterá você sempre atualizado sobre o setor. Além disso, ele apresenta artigos e colunas interessantes com materiais sobre jurisprudência ou alterações nas leis brasileiras. Tenha a certeza de encontrar textos bem escritos nesse portal.

8. Olhar Jurídico

Um bom conteúdo em vídeo pode ser encontrado no portal Olhar Jurídico, além das notícias sempre atualizadas e artigos de profissionais renomados do mercado. Suas seções são dividas por editorias, podendo ser encontradas informações que vão desde o direito empresarial, passando pelo familiar até o ambiental.

9. Última Instância

Também está entre os mais tradicionais, pois funciona desde 2004 com a publicação diária de notícias jurídicas. Resenhas de livros, entrevistas, pesquisas e colunas de opinião também são destaque no site Última Instância, que pode ajudá-lo em seus estudos. Também permite a interação entre profissionais de Direito e separa suas informações por áreas do segmento.

10. Jota

Se você procura uma página que tenha o foco mais jornalístico, vai encontrar isso no Jota. Sua especialidade são as notícias dos poderes Executivo e Judiciário. Uma das vantagens é que o portal tem correspondentes em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e até em Washington DC, o que garante aos seus leitores informações mais exclusivas sobre os assuntos.

11. Espaço Vital

Na revista eletrônica Espaço Vital, você vai encontrar, além das notícias, curiosidades sobre o Direito, além de casos interessantes que podem inspirá-lo em seu trabalho. É um ambiente descontraído, que se vale, até mesmo, do humor para informar. Procure pelas novidades sempre às terças e sextas-feiras, quando a página é atualizada.

12. Ordem dos Advogados do Brasil

Não há como deixar de acompanhar as informações da organização e uma boa dica para isso é a página do Conselho Federal da OAB, com abrangência nacional. Mas você pode optar pela de São Paulo, por exemplo, como referência para as suas pesquisas. O portal da OAB-SP tem notícias diárias e ainda inclui em sua página notícias sobre o cenário político, também importantes na sua atuação profissional.

13. Academus

O site Academus tem como principal objetivo oferecer acesso a universidades e eventos ligados à área de Direito, assim como cursos e últimos lançamentos no setor. A ideia é reunir acadêmicos, professores e advogados em um portal com notícias e uma ótima ferramenta de busca para assuntos do segmento.

14. Tribunais de Justiça

Todas as novidades nas legislações e na área jurídica como um todo podem ser acessadas nos sites dos tribunais de Justiça, que contam com áreas para notícias em todas as regiões. A página do TRF3, por exemplo, é atualizada com frequência, trazendo dados que podem ser importantes para a sua atuação.

15. Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário

Aqui, estamos falando mais uma vez de um site especializado e que pode ser bastante útil para advogados que atuam nessa área. A página do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário tem novas publicações sobre o tema quase diariamente, incluindo uma revista da instituição, que pode ser acessada por meio de assinatura.

16. Ministério do Trabalho

Todas as informações atuais sobre o Direito Trabalhista podem ser encontradas na área de notícias do site do Ministério do Trabalho. Quem trabalha com essa área não pode deixar de se manter informado sobre o que há de novo em relação a questões trabalhistas, tanto do setor privado quanto dos órgãos do governo.

17. Portal Nacional do Direito do Trabalho

Ainda na esfera trabalhista, é importante acompanhar as notícias publicadas no Portal Nacional do Direito do Trabalho. Seus conteúdos variam entre boletins informativos e vídeos. Além disso, você encontrará informações sobre cursos e sobre livros jurídicos dessa área, com venda online disponível.

18. Carta Forense

O jornal Carta Forense impresso é tradicional, e suas páginas na internet têm reportagens com caráter mais doutrinário. Portanto, não espere encontrar nele colunas de opinião — mas sim uma leitura interessante, com linguagem objetiva. Há também entrevistas com profissionais de renome da área jurídica.

19. Canal Ciências Criminais

Sentiu falta da área criminal nessa lista? Pois ela pode ser suprida pelo site do Canal Ciências Criminais, com comentários sobre as principais notícias a respeito do Direito Penal. As colunas, artigos e entrevistas sobre o tema são interessantes e podem ajudar nas suas pesquisas sobre o tema.

20. PCI — Concursos

Se você está interessado em ficar por dentro dos concursos abertos em todas as cidades e estados do Brasil, o site PCI — Concursos é um dos mais indicados para isso. As notícias são atualizadas constantemente e divididas por região, facilitando a sua busca. Você ainda vai encontrar alguns testes e provas que auxiliam nos estudos, além de cursos online.

21. Instituto Brasileiro de Direito de Família

Para terminar nossa lista de sites com notícias jurídicas, a página do Instituto Brasileiro de Direito de Família tem uma equipe completa de profissionais que abordam os assuntos mais importantes dessa área. Entre eles estão promotores, juízes, advogados e até mesmo psicólogos, que podem ser de grande valia, dependendo da informação que você busca.

Guia definitivo: Gestão de custos na prestação de serviços

Ter em mãos notícias jurídicas atuais e disponibilizadas por instituições de credibilidade pode ajudar você a se diferenciar de outros profissionais. Além disso, terá ótimas ferramentas de pesquisa para complementar e inspirar seu trabalho. Portanto, não deixe de conferir os sites que indicamos nessa lista!

Gostou deste conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba, em sua caixa de e-mails, outros artigos interessantes como este!


Redação Grupo Studio