Siga-nos no instagram e fique por dentro do dia a dia do Grupo Studio

RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio EnergyFranquia para arquitetos: novo caminho profissional

Franquia para arquitetos: novo caminho profissional

A principal vantagem que torna uma franquia um modelo de negócio seguro é saber que aquele produto já existe e já faz sucesso no mercado. Mas, além disso, ainda existem outros benefícios, como o suporte da franqueadora, já que a marca auxilia na escolha do local da unidade, colabora com a capacitação necessária para os funcionários e indica fornecedores com produtos de qualidade aprovados pela marca. 

Além disso, outro ponto positivo é a economia com marketing e publicidade. Naturalmente, a marca que já existe possui um nome conhecido passa a ser atrativa por si só. Fora isso, o franqueado paga uma taxa mensal que é destinada à propaganda da rede. Isso faz com que seus investimentos sejam menores e restritos ao marketing local. 

Embora investir em uma franquia pareça uma oportunidade tentadora e fácil, é importante ter um planejamento detalhado desde a gestão financeira até a gestão de negócios, por isso, contratar colaboradores e empresas focadas na área de serviços financeiros podem ser a melhor solução para gerar mais lucratividade e competitividade através da rotatividade de mão de obra e aumento da produtividade. 

Atualmente, o Brasil se encontra em um cenário econômico de recuperação e a área da construção civil e da arquitetura está em crescimento, se tornando uma boa alternativa para quem quer abrir um novo negócio. As franquias desse ramo têm se destacado cada vez mais no mercado de franchising. 

O segmento é um dos mais tradicionais quando se fala em setor de franquias e os modelos de negócio oferecidos pelas franqueadoras não costumam ter um investimento muito baixo. 

Na realidade, o investimento inicial nesse tipo de franquia pode variar bastante. Para quem quer abrir o negócio próprio dentro do segmento, é importante saber que nas franquias de lojas de produtos, por exemplo, grandes espaços para o ponto comercial são muito importantes, uma vez que além de produtos expostos é necessário manter um estoque de produtos. 

Já para as franquias atuando no ramo de serviços, o custo pode ser mais baixo, com modelos de negócio chamados de home based, ou seja, um tipo de operação que ocorre em home office. Assim, o franqueado não precisa investir em estoque ou em um ponto comercial. 

Porém, como o ramo da arquitetura tem sido um segmento em crescimento, a diversificação de atuações se amplia cada vez mais, em especial, na área de pequenas reformas e decoração, que muitas vezes dispensam um custo com aluguel ou estabelecimento comercial, podendo adotar a modalidade home based. 

O primeiro ponto importante a saber antes de entrar de cabeça no segmento das franquias é conhecer o conceito de franchising. Esse termo se refere a um modelo de negócios que prevê o crescimento de uma empresa por meio do compartilhamento de benefícios com os franqueados, ou seja, parceiros de marca. 

Para quem pensa em entrar no setor de construção, vale saber que nesse segmento existem franquias que atuam em diferentes linhas e com vários tipos de produtos como lojas de materiais de construção, locação de equipamentos para obras, lojas de acabamentos e pequenas reformas. Já franqueadoras que atuam com a prestação de serviços podem ser mais raras de encontrar, ou seja, o retorno tende a ser maior.

Há empresas que trabalham diretamente ligadas à área de serviços, fazendo uma assessoria aos futuros empresários e franqueados durante todo o processo de abertura do negócio próprio. A Studio Energy, por exemplo, é uma das franquias do Grupo Studio voltada, principalmente, para arquitetos e engenheiros. A franquia é focada em empresários e profissionais com clientes que consumam mais de R$ 1.000,00 mensais em contas de energia elétrica.

Além disso, um dos principais propósitos da rede Studio Energy é reduzir ao máximo a conta de energia dos clientes, trabalhando com maneiras eficientes na questão energética com a autogeração de energia por meio de painéis solares fotovoltaicos ou com a gestão de contas de energia elétrica, oferecendo segurança e solidez.

Essa franquia possui quatro modalidades de serviço que são focados nas principais soluções para os problemas que os clientes mais procuram:

  • A Energy GD envolve a implementação de estruturas de geração de energia dentro das regras de geração distribuída que estão vigentes no país. Essa solução permite a redução de até 90% na conta de energia dos clientes;
  • A Energy Rental, tem seu funcionamento de maneira semelhante ao Energy GD, porém, seu investimento é realizado por um terceiro, que irá alugar a estrutura de geração para o cliente final, solução que colabora com a redução de até 20% na conta de energia. 
  • A Energy Serviços Operacionais é uma modalidade voltada para o segmento da subcontratação, esta área presta serviços técnicos especializados que podem ser contratados de forma individual como a confecção de projetos elétricos, instalação, manutenção preventiva e corretiva, e auditoria de geração de energia.
  • A Studio Consulting é a mais diferenciada, é uma área que trabalha com eficiência energética, ajuste de demanda, correção de fatores técnicos, produção de laudos e análises de viabilidade e outros projetos feitos sobre demanda.

Ao abrir uma franquia, é normal que o empresário sinta medo do futuro, especialmente no ramo da construção civil e da arquitetura. Porém, é importante se manter atualizado sobre as principais tecnologias e tendências de mercado que também vem crescendo cada vez mais. 

Por isso, ser aconselhado por profissionais que entendem do assunto é imprescindível para uma boa organização e com ela, a criação de franquias de sucesso. 


Leia mais:

Assista também:


Redação Grupo Studio