Siga-nos no instagram e fique por dentro do dia a dia do Grupo Studio

RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio EnergyComo funciona uma franquia de energia solar?

Como funciona uma franquia de energia solar?

Iniciar seu próprio negócio de energia solar pode ser um empreendimento muito emocionante e é uma excelente maneira de entrar em um setor emergente com um potencial de renda fantástico. Mas um negócio desse porte não se inicia do nada e nem com facilidade.

A necessidade de pequenos empresários no setor de energia solar está crescendo exponencialmente. Boa parte das propriedades poderiam gerar energia solar suficiente para atender às suas próprias necessidades diárias de eletricidade.

Mas quem instalará todos esses dispositivos?

Você pode intermediar esse empreendimento sendo um franqueado de energia solar. Quer saber como? Nós vamos te contar cada detalhe!

Vamos começar com o que é uma franquia?

Pois bem, coloque de lado agora mesmo a definição legal de franquia e os requisitos para oferecer uma franquia. Do ponto de vista legal, toda franquia é um tipo definido de licença. No entanto, em essência, a “franchising” é sobre o relacionamento que o franqueador tem com seus franqueados.

O franqueador disponibiliza seu nome comercial e seus métodos operacionais, que é o seu sistema de negócios a um franqueado. Assim, o franqueado concorda, como parte desse acordo, em operar seus negócios de acordo com os termos dessa licença.

O franqueador fornece suporte ao franqueado e exerce algum controle sobre alguns elementos das operações do franqueado necessárias para proteger sua propriedade intelectual e garantir que o franqueado cumpra as diretrizes de sua marca.

É como um “chefe” e seu empregado?

Definitivamente não. O franqueador desempenha nenhum papel no gerenciamento dos negócios do franqueado. No entanto, o franqueado é um operador independente e não um empregado do franqueador.

Por esse motivo, embora o franqueador possa fornecer algumas orientações e informações sobre as melhores práticas de recursos, no caso de energia solar, o franqueado é livre para contratar, compensar, agendar, definir padrões e práticas de emprego e disciplinar sua equipe sem nenhuma contribuição do franqueador.

Embora exista muitas particularidades que fazem parte dos padrões da marca, outras decisões são do franqueado.

Porque ser um franqueado e não iniciar o negócio do zero?

A marca de um franqueador é seu ativo mais valioso. Os clientes decidem em quais negócios se envolver e com que frequência, com base no que sabem ou pensam que sabem sobre a marca escolhida.

Os consumidores não se importam com quem é o franqueado ou o franqueador da empresa, eles estão simplesmente procurando obter os produtos e serviços pelos quais a marca é conhecida.

O franchising permite que empreendedores  operem um negócio sob marcas identificadas e, ao trabalhar com um grande franqueador, os franqueados recebem as ferramentas e o suporte necessários para cumprir os padrões do sistema e garantir a satisfação do cliente.

Sendo assim, o cliente espera uma execução consistente com os padrões da marca em cada local, independentemente de o local pertencer à empresa ou ao franqueado. Os franqueadores investem muito tempo, energia e recursos financeiros no desenvolvimento e no suporte de suas marcas, por isso, na mente do consumidor, a marca de um franqueador é igual à reputação da empresa.

Os grandes franqueadores reforçam os padrões do sistema com os franqueados porque desejam garantir que os clientes estejam satisfeitos todas as vezes que receberem em um local franqueado, os serviços da marca.

Os franqueadores fornecem não apenas os produtos e serviços estabelecidos, mas também um sistema operacional e uma marca que já estão em vigor. Em grandes sistemas de franquia, franqueador e franqueado trabalham juntos para obter sucesso mútuo.

E como funciona a franquia de energia solar?

A franquia de energia solar é simplesmente um sistema para expandir um negócio e distribuir este serviço. A marca já está consolidada no mercado e o franqueado precisa apenas cumprir alguns requisitos para adentrar um segmento de negócios promissor e inovador.

Para trabalhar com energia solar, os sistemas distribuídos aos franqueados são instalados em telhados já existentes. Eles serão instalados por empresas locais e conectados a redes de distribuição de serviços públicos locais.

A energia solar distribuída não requer construção nova, remoção de árvores e asfalto novo. Ou seja, ela simplesmente, aproveita os telhados existentes como plataformas de geração de energia.

Com oportunidades pouco exploradas

Com as possibilidades potenciais de negócios solares sendo ilimitadas, empresas solares têm uma oportunidade única e lucrativa no momento. As empresas nacionais de energia solar tendem a se concentrar apenas em grandes projetos, fazendas solares, projetos em escala de utilidades e propriedades comerciais. Isso deixa o proprietário médio com pouquíssimas opções acessíveis, e a quem recorrer para todas as suas necessidades de energia solar.

É aí que surge o momento crucial para os empreendedores. Sabendo que, pessoas de todo o mundo estão claramente em uma missão de adotar, fundamentalmente melhores tecnologias e recursos energéticos, a franquia de energia solar será o ponto de partida.

 É apenas uma questão de tempo até você perceber o mercado crescendo avassaladoramente.

Com benefícios inimagináveis

Os benefícios em ser um franqueado de energia solar são vastos. Você criará empregos com energia solar, ajudando a reduzir os custos de energia para seus clientes, ajudando a Terra, removendo os subprodutos de carbono das fontes de energia tradicionais.

Porém, você poderá fazer tudo isso sem o penoso trabalho de criar uma marca forte para ser reconhecida no mercado. Os recursos e tecnologia necessários para iniciar esse empreendimento, seu franqueador terá. Você vai precisar disponibilizar seus recursos também, no entanto, em quantidade significativamente menor.

Tudo isso sem perder a qualidade de que precisa para o seu negócio. Sem contar o suporte para toda e qualquer situação. Não precisa ter medo, pois, afinal de contas é nome e marca do franqueador que também está em jogo, certo?

Com qualidade na prestação do serviço

A franquia de energia solar precisa ter como objetivo principal, oferecer serviços para a máxima redução na conta de energia dos clientes, trabalhando com métodos eficientes na questão energética, com a autogeração de energia ou a gestão de contas de energia elétrica. Isso tudo colaborando com a redução de 30% a 90% dos custos na conta de energia dos clientes.

Consegue dimensionar a grandiosidade do negócio, para todos os lados? Franqueado, franqueador e cliente, todos usufruindo dos benefícios, cada um a seu modo.

Por fim, tudo é baseado em um relacionamento entre o proprietário da marca e o operador local para expandir com habilidade e sucesso. É uma relação contratual e, embora o franqueador e os franqueados compartilhem uma marca comum, cada um está em um negócio diferente, no sentido legal e prático.

O trabalho do franqueador é expandir seus negócios e apoiar seus franqueados. Por sua vez, o trabalho do franqueado é gerenciar e operar seus negócios de acordo com os termos dos contratos.


Leia mais:

Assista também:


Redação Grupo Studio