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Grupo StudioStudio CorporateFranquia para definir o valuation de uma empresa?

Franquia para definir o valuation de uma empresa?

Franquia para definir o Valuation de uma empresa?

Cada vez são mais as empresas que estão interessadas em conhecer o valuation delas, uma vez que já estão em níveis de balança comercial positivos.

As empresas calculam seu valor real para poder saber quanto dinheiro podem solicitar aos bancos, como podem melhorar suas negociações com os acionistas ou saber por quanto pode ser vendida a outra empresa.

Como o método para calcular é muito complexo, as empresas que se encontram nessa situação procuram uma consultoria que os apoie nesse processo. As franquias do Studio Corporate oferecem esse tipo de soluções e possuem uma ampla experiência no mercado.

Nesse artigo apresentaremos as principais características que uma franquia do Studio Corporate tem e como você pode ajudar a dezenas de empresas do seu Estado a saber o valuation real delas para melhorar seus rendimentos ou vender em um preço justo.

O que é Valuation?

Valuation é o termo em inglês para avaliação de empresas. Trata-se do processo de precificação, ou seja, atribuição de valor a uma empresa ou um projeto. Mas você sabe como calcular o valuation e por que é tão importante para qualquer negócio?

Saber o quanto vale a sua empresa garante que você tomará melhores decisões para o seu negócio. Essa é uma informação necessária nos processos de fusões e aquisições, mas também se aplica à estruturação societária da organização.

Como se calcula o Valuation?

O valuation é calculado a partir de vários indicadores contábeis gerados pela administração da empresa, entre os quais se destacam o fluxo de caixa, o balanço patrimonial, referências do mercado, entre outros.

Existem diferentes métodos usados para calcular valuation em uma empresa. Os principais que se destacam são:

  1. fluxo de caixa descontado;
  2. avaliação por múltiplos de EBITDA;
  3. avaliação dos ativos;
  4. transações precedentes.

Cada metodologia tem sua vantagem e desvantagem, pelo qual o melhor é calcular 2 ou mais para obter melhores insights sobre o resultado.

Como posso ajudar a uma empresa a obter seu valuation real?

Um dos principais problemas com os que se encontram os diretivos de uma empresa na hora de analisar seu valuation, é que desconhecem todos os ativos que dispõem, dificultando ainda mais a possibilidade de obter um número real.

Nessa situação é que as empresas precisam de uma consultoria externa e com experiência para poder fazer uma análise de todos os dados contábeis correspondentes.

Você com uma consultoria, através de uma franquia que tem o apoio do Grupo Studio, poderá trazer uma série de contribuições para o seu cliente como por exemplo:

  1. levantamento de todos os ativos pertencentes à organização;
  2. cálculo preciso do valor dos ativos e da empresa como um todo;
  3. correto diagnóstico econômico-financeiro;
  4. apoio ao planejamento tributário e financeiro da empresa;
  5. auxílio nos processos de obtenção de capital com investidores;
  6. aponta riscos futuros ao negócio;

A franquia faz o processo de entrega do Valuation para o cliente?

A metodologia de cálculo do valuation foi desenvolvida pelo Grupo Studio, pelo qual você como dono da franquia deverá focar só na aquisição de novos clientes como no relacionamento com os atuais.

Todo o processo técnico burocrático, como também a necessidade de contratar profissionais para atender o negócio fica a cargo do Grupo Studio, então você não precisa se preocupar com questões técnicas.

Você ficou curioso de como seria o processo de entrega do valuation ao cliente? Acompanhe que apresentaremos o passo a passo!

1. Fechamento de contrato

Uma vez que seu novo cliente fechou o contrato, o Grupo Studio entrará em contato com ele para proceder a captar toda a documentação necessária para realizar a operação.

2. Análise de Oportunidades

Uma vez que toda a documentação foi entregue, os profissionais ficarão responsáveis por fazer toda a análise correspondente, bater as informações com as cadastradas na Receita Federal, como também começar a estudar as oportunidades concretas disponíveis no mercado para o seu novo cliente.

3. Reunião técnica

Nessa primeira reunião são apresentadas todas as novas oportunidades detectadas pelo time responsável, como também um diagnóstico e fechamento de todos os pontos que o cliente quer trabalhar e alcançar ao ser executados com o Grupo Studio.

4. Execução do trabalho

A equipe, já com toda a documentação corretamente analisada começa a executar o projeto para alcançar o resultado final de valuation.

5. Reunião de acompanhamento

Basicamente uma reunião de realinhamento, caso alguns pontos não tenham ficado claros e seja necessário sentar novas bases com o cliente, para que ele fique ciente de como será o resultado e o que pode chegar a acontecer, uma vez que tenha sido alcançado.

6. Entrega do Relatório Final

Nessa reunião serão apresentados e entregues os relatórios físicos, com toda a documentação correspondente, para assim fazer uma consolidação final dos resultados do trabalho feito.

O que é necessário para ser um franqueado?

Como comentamos, não é necessário ter uma preparação técnica na área, mas se você já está trabalhando com clientes grandes, que possam procurar por esse tipo de serviços, com certeza será um diferencial na venda de um novo serviço para sua carteira.
Você deverá possui um capital inicial para poder começar a trabalhar na operação, que apesar de ser um negócio, a modalidade de franquias costuma ter retornos muito altos, com falências que não chegam a 5% dos negócios.

Trabalhar sua carteira de clientes será essencial para alcançar o sucesso, mas também se relacionar melhor com todos os novos potenciais clientes, dentro do seu Estado, garante uma possibilidade de se tornar um dos melhores franqueados da rede.

Conclusão

Cada vez são mais as empresas que se encontram em procura de fusões, ou adquirir novas empresas, muitas vezes concorrentes, para obter melhores rendimentos.
O valuation é chave em todo esse processo e, ao ser uma metodologia difícil de aplicar e que na maioria dos casos precisa de uma ajuda externa, as franquias do Grupo Studio Corporate surgem como um grande aliado nessa empreitada.

Você como empreendedor terá a possibilidade de oferecer retornos muito positivos para todas essas empresas e adquirir lucros altos também, pois as possibilidades de vitórias financeiras são muito maiores.

Ficou curioso? Que tal conversar de forma gratuita com um consultor para conhecer mais?


José Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Brokers e E-Fiscal, o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma expertise de mais de 18 anos. Presente em todo o território nacional através de seus franqueados e aliançados, o Grupo apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio.