Siga-nos no instagram e fique por dentro do dia a dia do Grupo Studio

RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio CorporateFranquia corporativa: soluções para estruturação de empresas

Franquia corporativa: soluções para estruturação de empresas

A Studio Corporate é um franquia corporativa do Grupo Studio que atua no mercado há mais de 20 anos oferecendo soluções corporativas estratégicas, know-how e expertise no setor. 

A empresa tem sede em Porto Alegre (RS) e em São Paulo (SP), mas atua em todo o território nacional. Essa franquia conta com ferramentas que são capacitadas para a otimização de empresas através da proteção patrimonial da empresa e dos sócios, redução de riscos de litígios sucessórios, precificação da operação da empresa, renegociação de dívidas expressivas, captação de recursos bancários, gestão passivo trabalhista e cobrança qualificada de inadimplentes relevantes.

A Studio Corporate é focada em atender todas as demandas relacionadas a gestão de empresas e franquias e desenvolver soluções estratégicas que auxiliem o empresário e o franqueado atuando com ferramentas que garantem a otimização e a operação do cliente proporcionando mais segurança para o negócio.

Ao falar da Studio Corporate e dos serviços que a franquia fornece, não podemos esquecer de citar o atendimento focado na área de franchising, um modelo de negócio que está há mais de 60 anos no Brasil e só cresce. 

O franchising é um modelo de negócios que consiste no crescimento de uma empresa através do compartilhamento de benefícios com os franqueados onde a marca disponibiliza o seu conhecimento para um investidor, que fica responsável por replicar as estratégias utilizadas e a fórmula do negócio. Esse é um dos modelos de negócio que cresce cada vez mais no Brasil e junto com esse avanço trás consigo um termo chamado de Governança Corporativa. 

Governança corporativa se dá por um conjunto de processos e leis que conduzem como uma franquia ou organização deve ser administrada. Em outras palavras, é um método que mostra a direção que uma empresa deve seguir para alcançar os resultados planejados. 

Essa posição se atribui aos donos da empresa, que fazem a contratação de agentes para administrar, representar e até elaborar um planejamento estratégico da empresa. Por envolver muitos sócios em uma mesma marca, a governança corporativa vem sustentada por valores importantes como transparência, responsabilidade, equidade e prestação de contas, se adaptando ao sistema de franquias e fornecendo as informações necessárias para que o franqueado conheça quais as melhores opções para empreender. 

Com todos esses valores alinhados, a governança corporativa consegue assegurar que os interesses de cada colaborador esteja ordenado junto aos interesses dos empreendedores garantindo que o plano estratégico da empresa seja seguido de maneira correta, promovendo também a prestação de contas na empresa.

Para consolidar esses valores, são implantadas algumas ferramentas, entre elas um acordo de quotistas ou acionistas, auditoria independente externa nas contas e processos, conselho consultivo ou deliberativo, composto por conselheiros independentes, reuniões sistemáticas de resultados e canais de comunicação com foco na transparência e no código de conduta.

Ao elaborar um conselho, é fundamental ter como objetivo a proteção e valorização da organização em questão, focando na otimização do retorno de investimento a longo prazo, mas sempre buscando equilíbrio entre as partes interessadas. É muito importante sempre ter o cuidado de zelar pelos valores da marca e sugerir novas diretrizes.

As auditorias são essenciais para chegar se essas regras estão sendo cumpridas ou não, além disso, elas colaboram com o monitoramento das ações realizadas pelos administradores. Já as restrições de autonomia, são formas de limitar a atuação dos administradores em determinadas ações, deixando para que os mesmos atuem apenas em determinadas situações. 

Outra coisa importante, é que os acordos entre sócios devem conter mecanismos para a solução de possíveis conflitos de interesses, especialmente em casos de saída de sócios. Além disso, essas ferramentas são possíveis de serem implementadas nas empresas franqueadoras e com certeza irão colaborar com um aumento na cultura de governança corporativa aos franqueados. 

A governança corporativa elaborada de forma correta pode contribuir muito com o crescimento e com a ascensão da franquia corporativa. Sendo assim, é fundamental levarmos em consideração que a governança não deve ser encarada apenas como uma prática para grandes empresas ou redes de franquias que têm capital aberto. Ela é um processo muito importante para empresas de todos os portes, especialmente para as que visam crescer cada vez mais no mercado corporativo. 

Mas vale ressaltar que ter administradores de confiança é muito importante para a gestão da sua franquia e para elaborar uma governança tranquila seguindo todos os princípios fundamentais. 

Com a Studio Corporate, o empresário e franqueado tem toda a orientação e suporte que são necessárias para intermediar os negócios a partir de práticas modernas e com uma equipe multidisciplinar que está sempre pronta para planejar estratégias e conduzir negociações. 


Leia mais:

Assista também:


Redação Grupo Studio