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Grupo Studio Franquias Studio BrokersUma franquia especialista em valuation pode ajudar seu cliente

Uma franquia especialista em valuation pode ajudar seu cliente

Valuation: a determinação do valor de uma empresa é essencial para o crescimento de um negócio

O valuation, termo com origem no inglês, significa, essencialmente, dar valor a uma empresa, calcular o quanto um negócio vale. Este tipo de informação gera impactos significativos, principalmente na decisão de empreendedores, em investir ou não em uma determinada empresa.

Da mesma forma que procedimentos internos, como a auditoria fiscal, que analisa as performances de seus gestores de acordo com suas atuações, o valuation trará a resposta final, pois negócios prósperos e saudáveis são os que, naturalmente, valem mais. Poderão ser calculados tanto os múltiplos, como os ativos desta empresa, além do chamado valor do fluxo de caixa futuro.

Comparando valor real x valores das ações

Portanto, com este estudo, é possível que se faça uma comparação entre o real valor de uma empresa e os valores das suas ações cotadas na bolsa de valores, permitindo que analistas e estudiosos façam um diagnóstico preciso sobre se é uma oportunidade lucrativa de empreendimento, conforme o ramo de atuação e seus produtos e serviços que são oferecidos.

O valuation permite não apenas que se defina o valor de um negócio, mas também a possibilidade de elaboração de novos planos de atuação, novos projetos e metas para, eventualmente, fazer esta valoração aumentar, atraindo então mais investidores, tornando a empresa mais relevante no mercado, com um crescimento exponencial e determinante, consolidando uma marca.

A franquia voltada ao valuation como solução para acelerar os investimentos

Um negócio voltado para franquear a prática do valuation, assim como as franquias para análises tributárias e auditorias fiscais, trarão benefícios para as empresas clientes, pois esta prática auxilia no feedback para empresários e administradores, permitindo que assim se mantenham no caminho do desenvolvimento financeiro.

Bons gestores se utilizam de métricas reais e que tenham relevância na determinação dos rumos de uma companhia. Não apenas para fins de atração de novos investimentos, este processo também será crucial no momento de decisão em vender ou não as ações da empresa, pois nem sempre é uma boa opção.

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Dispor do trabalho de um franqueado especialista no procedimento do valuation, viabilizará a constante ascensão e destaque de uma empresa entre as demais, dado ao fato de que proceder com uma avaliação detalhada e correta do valor real de uma companhia é demasiadamente complexo. Esta valoração corresponde à importância que a empresa possui, e o que ela representa frente à concorrência, seja para fins comerciais, contábeis, fiscais e empreendedores. Portanto, com o valuation, novas possibilidades são abertas, e novas alianças e acordos surgem.

As vantagens do valuation e suas repercussões

Muitos benefícios poderão ser extraídos deste processo de se calcular o valor de uma companhia. Os resultados servirão como guia para seus gestores, demonstrando assim as ações que devem ser mantidas, o que pode ser mudado, quais erros devem ser corrigidos.

Saber exatamente quais pontos agregam e quais desvalorizam um negócio, é um dos marcos fundamentais para uma empresa de sucesso. O diálogo com os acionistas e futuros investidores fluirá de forma mais segura e concreta, proporcionando acordos e negócios promissores, além de possibilitar que se estabeleça valores a serem investidos, com retornos maiores.

O valuation como forma de prevenção de necessidades da empresa

O valuation tem se mostrado como uma forma de prever as reais necessidades da empresa, como também suas ambições. Precisar os preços, os produtos a serem lançados, e os mercados a serem atingidos, perseguindo metas alcançáveis e condizentes com os anseios de seus administradores, são as maiores vantagens resultantes desta ação.

Quando um negócio demonstra saber seu valor, novos clientes e oportunidades são atraídos. Todas estas etapas serão essenciais para a construção da imagem e autoridade desta companhia no mercado financeiro. Empresários que estão abertos a aplicar parte dos fundos empresariais em serviços profissionais, como o do valuation, irão construir uma visão de como estas atitudes fazem a diferença no futuro.

O fluxo de caixa descontado e suas ferramentas

De forma a contabilizar um contexto geral, de longo prazo, para fins de definir o grau de estabilidade financeira, o fluxo de caixa descontado é uma forte ferramenta usada no valuation. Não são levados em conta, por exemplo, certos pontos, como mudanças no cenário econômico, inflação, crises, e demais instabilidades, para que se obtenha então uma média padrão de entrada e saída deste caixa. Esta ponderação trará números sobre a margem de lucro, novas formas de se obter receita, além de outros ganhos. Esta valorização, portanto, tem condão de demonstrar a capacidade de um negócio.

Outras estimativas a serem feitas é a taxa de desconto, que se caracteriza como as considerações de prováveis riscos que o negócio venha a sofrer, comparando-o a outros tipos de empreendimentos, sendo, portanto, uma ressalva de segurança, e o chamado valor presente, que é a soma do fluxo de caixa descontado com a taxa de desconto, sendo este o preço final, o quanto aquela empresa vale de fato.

Importante também destacar a figura do contador, que será imprescindível para que se chegue em uma liquidação exata de uma empresa, dada sua especialidade e saber contábil. E neste ponto, a franquia se mostra como uma opção atraente, tantos para os profissionais que desejem oferecer os serviços de valuation, como para os que necessitam desta prática no cotidiano de seu negócio.

Como é realizado o cálculo do valor de uma empresa

O fluxo de caixa descontado é um dos métodos mais utilizados no momento do cálculo, visto que confere um resultado mais justo e próximo da realidade, permitindo projeções futuras. Portanto, o valor presente de um negócio será calculado utilizando números como o fluxo de caixa futuro, de acordo com o tempo em que se pretende alcançar com a equação de projeção. Sendo assim, divide-se o fluxo de caixa futuro de determinado período pela taxa Selic, menos a taxa estimada de crescimento.

Utiliza-se a Selic, por estar em maior conformidade com as tendências de investimentos da atualidade. Posteriormente, será feita a divisão entre este valor e a taxa mais 1, elevando-se à maior potência de acordo com a quantidade de períodos que forem sendo somados.

Por sua vez, o método dos múltiplos de mercado possui como caminho uma comparação entre empresas do mesmo ramo, que possuem certas peculiaridades em comum, levando em consideração a estrutura e a capacidade econômica de cada uma, sendo um modelo relativamente mais fácil de se chegar a um resultado. Portanto, serão necessários os preços das ações, individualmente, e o quanto essa empresa lucra em cada uma delas. Sendo assim, para que não haja valores discrepantes, é mister que as companhias avaliadas sejam compatíveis.

FRANQUIA PARA INTERMEDIAÇÃO DE NEGÓCIOS


A equação gerada será então a divisão entre valor de mercado e a variável que for usada para se instaurar o cálculo. Alguns exemplos de múltiplos de mercado são: valor empresarial, lucro líquido, firm value, valor de faturamento, entre outros.

Uma vez que este método não possui a capacidade de prever prováveis riscos e perdas para o negócio, é aconselhável que se cumule com outros meios de calcular. Esta metodologia conta ainda com algumas variações, como os múltiplos de receita, múltiplos de lucro, e múltiplos setoriais.

O cálculo do lucro líquido

Uma terceira modalidade de contabilização é através do chamado método do valor patrimonial, que consiste, basicamente, na subtração dos ativos, qual seja, receita, caixa, créditos e demais valores positivos, pelos passivos, ou seja, dívidas e obrigações legais. A grande questão deste modelo é ser demasiadamente imediatista, valorando apenas o agora, e não as possíveis ascensões e quedas de um negócio. Contudo, pode ser uma boa alternativa para empresários iniciantes, que estão explorando mercados ainda não consolidados, ou simplesmente estacionados.

O valuation e a aquisição e fusão de empresas

O procedimento do valuation também possui papel fundamental em uma prática em específico. Na aquisição e fusão de empresas, onde esta se caracteriza como a junção de duas empresas, para a criação de uma terceira nova companhia, e aquela é definida como a compra de uma empresa por outra, absorvendo-a, trazendo para si todos os direitos e obrigações do negócio adquirido.

A avaliação do valor empresarial terá lugar para que se determine, se fundir ou comprar uma companhia, será um bom negócio. O valuation trará respostas claras, possibilitando uma decisão mais racional e objetiva.

Muito além de uma simples precificação, o valuation se mostra como uma atividade que faz parte da essência do ato de administrar um negócio, sendo já inerente a este. Somente com o valuation é possível obter meios de ponderar questões de fato relevantes para o futuro do empreendimento, sendo o apoio imprescindível no momento da tomada de decisões importantes.

As novas tendências de investimentos para o sucesso de uma empresa

Com tantas ferramentas à disposição, é necessário observar como ficará a mentalidade e os anseios de um empresário, em meio à tantas opções. Neste cenário, um franqueado especializado no processo de valuation, será peça crucial para que o gestor entenda que contratar serviços externos de profissionais peritos e experientes em certa área, é um real investimento, pois proporcionará justamente o tipo de retorno mais almejado: o sucesso.

A série de webinars da Grupo Studio traz as soluções para a nova economia, incluindo a prática do valuation. Assista ao nosso webinar sobre valuation e como esta ferramenta pode auxiliar no crescimento do seu negócio.

Valuation – Descubra como essa ferramenta pode ajudar sua empresa



José Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Corporate, Studio Brokers,E-Fiscal, E-contábil e Studio Energy o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma expertise de mais de 20 anos. Presente em todo o território nacional através de seus franqueados e aliançados, o Grupo apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio.