RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio Brokers(M&A) Seja um especialista em compra de empresas

(M&A) Seja um especialista em compra de empresas

Franquia para comprar empresas – M&A: O mercado de fusões e aquisições

Ao contrário do que muitos pensam, o mercado de M&A (sigla em inglês para Merger and Aquisitions – Fusões e aquisições) não está restrito apenas à grandes e multimilionárias empresas.

Muito pelo contrário. Empreendedores de qualquer porte podem seguir por este caminho para expandir seus negócios ou  aproveitar as condições que esse mercado oferece, maximizando assim o alcance e a expertise das empresas.

Quando grandes fusões/aquisições como a compra da Fox pela Disney acontecem mexem com certeza com o mercado

Esta negociação titânica, no valor de US$ 71,3 bilhões de dólares, transformou a empresa de Disney na maior companhia de entretenimento do mundo.

Mas, como dito, tantas médias quanto pequenas empresas podem se aproveitar deste recurso para:

Consolidar mercado;
Atrair talentos;
Alavancar negócios.

O que vai fazer toda diferença a longo e médio prazo para suas operações.

A possibilidade de você oferecer este serviço para clientes também vai abrir portas para uma forma de renda que nunca imaginou antes, e ainda vai ajudá-lo a crescer no mercado.

Mas, quando falamos de fusões e aquisições, de comprar empresas, não apenas a parte técnica está em jogo, mas também a mentalidade.

É necessário passar para o cliente uma mudança de pensamento, um ponto de vista diferenciado, levando-o a compreensão de que M&A é importante se ele pretende crescer no mercado tão competitivo de hoje em dia.

Isto porque é necessária a compreensão que fusões e aquisições são positivas por dois aspectos:

  • Ou este procedimento auxilia o empreendedor a ter maior alcance de mercado, e fazer melhor aquilo que já é costumeiro dele fazer;
  • Ou traz para a empresa dele um totalmente novo modelo de negócio, que não fazia parte do seu escopo e que abre portas para novas possibilidades.

O empreendedor tem que compreender que o processo de comprar empresas é fundamental para o crescimento da empresa, e tem que fazer parte do dia a dia.Vamos fazer uma suposição: imagine uma pessoa que quer arrumar emprego:

Se ela ficar parada em casa, praticamente estatisticamente improvável que o trabalho vai bater na porta dela, ou seja, se este indivíduo não sair de casa, entregar currículos, fazer contatos, etc. ela simplesmente não conseguirá arranjar emprego.

Pode-se falar o mesmo sobre fusões e aquisições. Somente ficar parado, esperando que sua se expanda naturalmente não adianta. É necessário ação.

É preciso entender quais as necessidades do mercado e ter uma rede de contatos sempre atualizada para encontrar o parceiro perfeito, e assim, manter diálogo e demonstrar interesse.

Outro passo no qual é preciso tomar cuidado são os termos para que esta relação ocorra com tranquilidade. Tudo tem que ficar bom para as duas partes para que dê certo.

O momento do Valuation

Também é necessário realizar o valuation, ou seja, estimar qual o verdadeiro valor de sua empresa, utilizando modelos quantitativos.

É claro que a subjetividade sempre vai influenciar neste processo, pois a escolha das fontes de dados e as premissas utilizadas são muitas vezes arbitrárias, o que pode atrapalhar na hora de comprar empresas.

Mas é o mercado que vai validar a percepção do empreendedor sobre seu próprio negócio.

Geralmente o processo de valuation é feito em cima de três etapas:

  • Ter uma estimativa do fluxo de caixa para o futuro próximo;
  • Definir taxas de desconto, sempre se baseando no risco da empresa em comparação com outras opções de investimento;
  • Trazer estes resultados  e somá-los com o valor presente.

Desta forma, você pode oferecer aos seus clientes um negócio sólido e bem estruturado, permitindo que eles realizem fusões e aquisições sendo amparados pelos melhores profissionais do mercado.

E o apoio de uma franquia confiável neste momento vai dar toda a segurança para que você ofereça para o seu cliente as melhores soluções no que se refere a M&A.

A importância do Due Diligence

Parte fundamental de toda a fusão ou aquisição, é aqui que você vai ter total ciência do que está comprando (ou vendendo).
Imagine que você vai comprar um carro. Certamente você vai desejar levantar multas, a procedência, se ele funciona bem, a quilometragem, e outros detalhes para ter certeza de que está fazendo bom negócio.

É  importante pois, se você comprar uma empresa e se por acaso aparecer um processo trabalhista depois de um tempo, não importa quem era o dono na época.

Se ela pertence a você hoje, então vai ter que arcar com as responsabilidades. Compreende porque o Due Dilligence é tão importante e critério na hora da comprar empresas fazer fusões nunca é demais.

E esta é uma das atribuições da Franquia para comprar empresas do Grupo Studio. Eles vão levantar e investigar tudo o que é preciso saber, revelando assim quaisquer irregularidades que possam trazer dor de cabeça no futuro.

A Franquia Brokers do Grupo Studio vai ajudar a dar mais tranquilidade neste processo. No campo jurídico, ela vai analisar os riscos e passivos legais, vindo de processos administrativos e judiciais passados, identificando com clareza o valor destas responsabilidades.Na área contábil também vai ser passado um “pente fino” em toda companhia, dando mais tranquilidade na hora de comprar empresas.

Alguns pontos que fazem parte do due diligence são:

  • Questões financeiras;
  • Propriedade intelectual;
  • Clientes da empresa;
  • Se a aquisição faz sentido estrategicamente;
  • Contratos materiais;
  • Contratos empregatícios;
  • Questões regulatórias;
  • Seguros;

E muito mais. Sem dúvida é um processo complexo. Por sorte, você terá a Franquia para comprar empresas do Grupo Studio ao seu lado ajudar você e seu cliente.

Afinal de contas, confiabilidade é a chave do negócio. Ao captar clientes, e oferecer para eles as melhores opções em fusões e aquisições, será construída uma parceria lucrativa para todos. Sem contar que você receberá todo suporte de:

  • Marketing;
  • Recursos humanos;
  • Comerciais;
  • Contas.

E muito mais. O Grupo Studio reúne grande número de empresas já cadastradas, especialmente em mercados onde a concorrência é menor, apostando desta forma sempre na inovação e na criatividade.

Ou seja, com o apoio de uma franquia especializada em comprar empresas,  você irá aumentar muito a sua rentabilidade, e ainda trazer aos seus clientes uma opção segura de uma empresa com mais de vinte anos de mercado.

 

 


José Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Brokers e E-Fiscal, o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma expertise de mais de 18 anos. Presente em todo o território nacional através de seus franqueados e aliançados, o Grupo apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio.

RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Blog de franquias e alianças do Grupo Studio 2018. Todos os direitos reservados.

Blog de franquias e alianças do Grupo Studio 2018. Todos os direitos reservados.