RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio BrokersComprar empresas falidas é um bom negócio?

Comprar empresas falidas é um bom negócio?

Uma das alternativas para quem quer investir ou mesmo começar um negócio é comprar empresas falidas

Você pode pensar: “Mas, espere um momento… isto não parece muito certo!” Quero dizer, como pode ser uma boa ideia investir em uma empresa que já quebrou?

Afinal de contas, falência é uma palavra que ninguém gosta de ouvir. Mas, por incrível que pareça, esta situação pode oferecer grande oportunidades para investimento.

Mas é claro que comprar empresas falidas pode oferecer riscos, até porque a pessoa que fizer esta aquisição vai ter a responsabilidade de liquidar passivos para credores.

Mas, por outro lado, pode se apresentar como uma oportunidade de abrir caminho para novos mercados e clientes.

Este processo de aquisição pede por pesquisa cuidadosa, negociações com credores, e obtenções de validações jurídicas.

E é isto que veremos neste artigo. Continue lendo para saber mais como adquirir companhias falidas e se isto vale a pena.

7 Conceitos que você precisa dominar antes de abrir uma franquia

Comprar empresas falidas: entendendo o que é falência

Começar um negócio não é algo isento de riscos, e comprar empresas falidas acrescenta a este processo toda uma nova camada de desafios.

Mas vamos entender primeiro o que falência é antes de entrar de cabeça neste empreendimento.

O estado de falência é alcançado quando  um indivíduo ou organização não conseguem mais cumprir suas obrigações financeiras com seus credores.

Ou seja, não encontram mais capacidade de pagar os seus débitos e dívidas.

Dentro destas circunstâncias, o processo de insolvência se inicia. Isto envolve ações legais contra a entidade, que partem de indivíduos ou outras empresas, e a liquidação dos seus ativos para pagar seus débitos.

As companhias podem se encontrar em nesta situação graças a uma variedade de motivos. Nós podemos citar:

  1. Mal gerenciamento, o que leva a problemas financeiros, como queda de fluxo de caixa ou aumento de despesas;
  2. Crises econômicas que afetaram significativamente o mercado de atuação da empresa;
  3. Expansões mal conduzidas;
  4. Regulações novas que encarecem os processos internos.

Entre diversos outros motivos. Vamos ver agora mais detalhes sobre o processo de insolvência e sua relação com a falência propriamente dita, além de ver onde você pode procurar comprar empresas.

O processo de insolvência

Podemos dizer que a entidade não pode simplesmente se declarar insolvente.

Antes dela se declarar neste estado, ela tem que certificar que não pode lidar com seus débitos. Isto envolve:

  1. Teste de fluxo de caixa – que mede se a os débitos atuais e futuros de uma entidade não podem ser pagas no vencimento;
  2. Teste de balanço – que mede se os ativos da entidade são menores que suas responsabilidades. Este teste leva em conta as responsabilidades atuais e futuras.

A declaração final envolve uma decisão judicial, e é aí onde o processo de insolvência se inicia.

É importante notar que o processo de insolvência pode se requerido pelos diretores financeiros, acionistas, credores ou mesmo por um tribunal.

A diferença entre insolvência e falência

Estávamos falando até agora de falência e de insolvência, e é natural que as pessoas se confundam com estes dois termos, existindo até uma tendência de acreditar que estes termos são intercambiáveis.

Mas existe uma diferença – insolvência é o estado financeiro de estar inábil para pagar suas dívidas.

Enquanto falência é o processo que resolve o problema da insolvência – a declaração legal da inabilidade de pagar suas dívidas.

Então, as empresas que se encontram em falência podem ser compradas por pessoas que desejam investir, e o melhor, elas tendem a sair mais barato do que uma companhia em seu normal funcionamento.

Onde encontrar empresas falidas para comprar?

Manter um negócio não é fácil e a mudança súbita do cenário econômico, especialmente no nosso país, pode ser desafiador até para os empreendedores mais capazes.

Como dito, gerenciamento ineficiente frequente leva uma empresa à falência, mas as falhas no comando nem sempre são o único motivo para isso ocorrer.

Existem, de fato, milhares de negócios que encaram a falência todo ano. Enquanto para muitos parece ser um fim, pessoas com mentalidade empreendedora podem enxergar aí oportunidade.

Encontrar uma empresa falida requer planejamento e pesquisa. Se escolher o negócio certo pode levar um tempo, ter contato com negócios que estão em processos de falência não é necessariamente muito difícil.

Com uma simples procura na internet você é capaz de encontrar. Usar termos como “empresas insolventes” ou “comprar empresas em falência” pode trazer resultado.

Escritórios de advocacia que lidam com insolvências também podem ser procurados.

Outra maneira é ver se você conhece alguém que esteja nesta situação. Comprar empresas no qual você já possua um conhecimento do seu funcionamento por vezes sé mais fácil.

Os Benefícios e os riscos envolvidos em comprar empresas falidas

Semelhante a qualquer método de iniciar um negócio, comprar empresas falidas podem ter vantagens e desvantagens.

Entender os benefícios e, é claro, os riscos, pode ajudar consideravelmente durante o processo de compra e garantir se você está realmente preparado para o processo.

Os Benefícios de comprar empresas falidas

Primeiramente, o maior benefício é relativo ao custo. Comprar empresas em processo de falência, que encaram dificuldades financeiras, é naturalmente mais barato do que a aquisição de um negócio que esteja funcionando perfeitamente.

Uma empresa falida pode trazer alguns outros benefícios, como a existência de uma base de consumidores, existência de ativos e por aí vai.

Isto pode aumentar suas chances de sucesso no empreendimento, sem ter que necessariamente gastar muito.

Os administradores já estão desejosos de colocar a companhia em novas mãos, seja por vendê-la, seja por liquidar seus ativos.

É preciso lembrar que o processo de compra vai envolver muita papelada e procedimentos legais, mas que devem ser resolvidos rapidamente, até porque os antigos administradores não querem continuar na companhia por mais tempo.

Riscos de comprar empresas falidas

Se por um lado é amis barato adquirir companhias em processo de falência, existem certos riscos inerentes ao processo.Por isto que a ação de Due Diligence é tão importante. Este “pente fino” que será passado pela empresa a ser comprada é fundamental neste estágio.

Primeiramente, você precisa ter a consciência que está comprando um negócio falido. Isto significa que você não tem certeza que sua abordagem possa resolver esses problemas.

Além disso, você pode adicionar a camada de risco financeiro à equação. Dependendo do acordo, você pode estar sujeito a pagar certos aspectos do negócio, o que poderia prejudicar seus ganhos à curto prazo.

 

FRANQUIA PARA INTERMEDIAÇÃO DE NEGÓCIOS


 

Os administradores estarão esperando uma resolução financeira imediata, na maioria dos casos

Além do mais, você talvez não consiga se dar ao luxo de procurar por mais investimentos ou empréstimos. Vai ser necessário que você pague a sua parte assim que começar.

Em seguida, você deve saber com toda clareza quais as são os ativos e as responsabilidades financeiras que lhe serão repassadas.

Por exemplo, muitas companhias insolventes exigem que o novo dono assuma a responsabilidade de controlar os contratos empregatícios existentes. Isto significa que você não poderá simplesmente demitir funcionários imediatamente, e acabará tendo na sua empresa colaboradores que estiveram no momento da queda do negócio anterior (e, talvez, até contribuíram, não voluntariamente, para que isso acontecesse).

Por isto que é importante checar todos os fatores com calma antes de adquirir o negócio.

As melhores abordagens para comprar empresas falidas

Considerando que tempo é a essência quando você está considerando comprar empresas insolventes, você precisa abordar o processo com a mentalidade certa e com um plano.

Isto exige muito pensamento rápido e pesquisa, por isso vamos mostrar aqui alguns passos para que você possa fazer a aquisição de forma correta.

Considere o timing

O primeiro aspecto a ser levado em conta é o timing. O processo de falência tende a ser rápido e, se você estiver procurando o melhor negócio, é melhor agir com agilidade.

Além disso, ajuda se você já tiver feito a decisão de qual o tipo de negócio que você quer comprar antes mesmo de começar a procurar.

Uma vez que encontrar a companhia promissora, não terá tempo para pensar se você está pronto ou não.

Esperar muito tempo aumenta o risco da companhia se deteriorar mais. Se ela continuar na mão dos que geraram a insolvência por mais muito tempo, vai causar nervosismo em empregados e credores.

E quanto maior o dano que ela continuar sofrendo, pior para você, o futuro comprador.
Você deve ter uma grande clareza de objetivos para que consiga identificar qual empresa adquirir.
Toda a papelada também deve estar pronta, ou quase, mesmo antes de começar a procura.
Considere cuidadosamente quais as que estão em situação melhor para você, oferecendo mais vantagens.
Certifique-se de entender a definição legal de cada processo, como influencia seus direitos e quais são suas responsabilidades

Entenda o que está incluído na venda:

  1. Responsabilidades: inclui as responsabilidades financeiras e contratuais como, por exemplo, contratos com terceirizadas;
  2. Garantias: a falta de garantia pode significar grande risco, mas não espere receber muitas dos administradores;
  3. Ativos: dependendo do processo de insolvência e falência, você pode ter acesso limitado aos ativos. É necessário checar todos, não apenas os financeiros, e fazer uma lista do que vai fazer parte da venda, como equipamentos, por exemplo;
  4. Propriedade intelectual: como vai ficar após a venda.

E, é claro, fazer uma Due Diligence onde você vai checar todos os aspectos da empresa que está comprando, nos campos legais, financeiros e comerciais.

Adquira uma franquia e torne-se um Especialista e aumente sua renda!

E para concluir, vale a pena comprar empresas falidas? Sim, se você estiver consciente dos riscos, prevenido, e com a mentalidade certa para enfrentar este desafio.

E para te apoiar, você pode contar sempre com a Franquia Grupo Studio,  especialista em soluções corporativas, e há mais de 20 anos no mercado, oferecendo um serviço sólido e confiável a todos os seus clientes.

Por isso entre agora mesmo no site e fale com nossos atendentes, ara se lançar no empreendimento de comprar empresas falidas com mais segurança!

Todo o aspecto da compra deve ser conferido. E sabe o que pode ajudar você nisso? A Franquia Grupo Studio vai te oferecer toda a consultoria necessária para garantir sua segurança em todo processo!


Redação Grupo Studio