RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio BrokersComo ajudar clientes com a compra de empresas?

Como ajudar clientes com a compra de empresas?

O tipo de serviço que auxilia no crescimento de outras empresas, possibilitando o próprio sucesso

A compra de empresas tem se tornado uma prática financeira muito comum no mercado econômico. Adquirir um negócio já pronto, com suas estruturas já definidas, mostra-se como uma opção promissora de investimento, podendo gerar lucros mais rápidos e respostas mais expressivas.

Em muitos pontos, a compra de empresas representa um risco baixo e algumas garantias, porém, é necessário que se analise se esta companhia está em conformidade com os objetivos financeiros e funcionais do investidor, possibilitando os resultados que são esperados.

São muitas as vantagens resultantes da compra de empresas. Além do fato de ser um negócio já estruturado, dispensa-se os investimentos iniciais, que costumam ser valores que pesam para um empresário iniciante.

Como essa empresa tem uma história de atuação, restarão créditos a serem aproveitados, com um fluxo de caixa positivo, já favorecendo as primeiras transações comerciais. O quadro de funcionários, demasiadas vezes, é um ponto também vantajoso, pois será possível que se aproveite a mão de obra qualificada e já habituada à atividade exercida pela empresa.

As principais questões a serem avaliadas na compra de empresas

No momento de decisão em comprar uma empresa, é essencial que o empresário faça uma pesquisa e pondere alguns pontos, antes de decidir, de fato, adquirir um negócio.

  1. O real motivo da aquisição: na compra de empresas, é necessário que se tenha bem definido as razões pelas quais a decisão foi motivada. O alinhamento entre os objetivos do investidor com as atividades desenvolvidas pela companhia farão toda a diferença, assim como a disponibilidade de capital para o investimento, além da posição que esse negócio ocupa no mercado.
  2. O valor da empresa: uma boa estratégia é proceder com a técnica do valuation, caso ainda esteja indefinido o verdadeiro valor daquela companhia. Este procedimento é importante, para que se evite pagar além do que a empresa realmente vale. É possível que sejam utilizados alguns outros métodos, como os de ganhos excedentes, ativos tangíveis, e ganhos capitalizados.
  3. O diálogo com os atuais donos do negócio: é imprescindível que sejam esclarecidas algumas questões, como a dinâmica e o cotidiano da empresa, o planejamento financeiro, o plano de atuação, marketing e negócios, a duração dos arrendamentos, como funciona a rotina de trabalho dos empregados, qual foi o investimento inicial daquela empresa, fluxo de caixa atualizado, entre outros pontos fundamentais.
  4. Os clientes da empresa: é preciso saber o público desta companhia, quais são as personas atendidas, e como se dá o relacionamento mantido entre a empresa e seus clientes, além dos planos de atração e prospecção de nova clientela. O grau de satisfação destes, com os produtos ou serviços prestados, serão determinantes na decisão pela compra.
  5. Os demonstrativos financeiros atuais: compreendendo o período dos últimos cinco anos, através destes demonstrativos, será possível a análise criteriosa das transações financeiras, de como é feito o emprego dos recursos, além dos procedimentos de auditoria interna realizados, podendo-se avaliar se foram feitos em conformidade com o que está previsto em lei.
  6. Viabilidade do negócio: o setor administrativo, contábil, as ações de marketing, as áreas de maior impacto no dia a dia da empresa, bem como a estruturação interna da companhia, devem ser estudados, a fim de que seja definido se é viável ou não adquirir um negócio em específico. As estratégias tributárias e orçamentárias também influenciam na avaliação sobre a empresa como um todo.
  7. Possibilidades de lucros: o empresário deverá se questionar o quanto aquela empresa poderá lhe oferecer, em termos de lucratividade e ganhos. A atividade desenvolvida deve estar entre as tendências atuais do mercado financeiro, para que assim proporcione um faturamento anual considerável.

Passo a passo: Como Aumentar a Rentabilidade do seu escritório de Advocacia

Todo investimento novo, como novas ideias de empreendimentos, demandam planejamento e a construção de estratégias e planos eficazes. Se bem executados, geram grandes resultados, tanto a médio, como a longo prazo.

Passo a passo: Como Aumentar a Rentabilidade do seu escritório de Advocacia Receba o material
A necessidade de verificação do texto legal.

Com a finalidade de trazer maior segurança e garantia de sucesso para um negócio, é fundamental que, no processo de compra de empresas, verifique-se se a companhia e suas ações rotineiras encontram-se em conformidade com o que a lei brasileira prevê.

Sendo um dos pontos legislativos mais cruciais, é o que se refere ao licenciamento e demais autorizações para atuação e exploração de determinadas atividades comerciais, sendo um dos deveres dos investidores o de verificar se estas licenças encontram-se atualizadas, em conformidade com a lei.

Outra questão importante trata-se a respeito do zoneamento, pois de acordo com a localidade de uma empresa, existirão leis específicas que deverão ser cumpridas. Portanto, para garantir o pleno funcionamento do negócio, é essencial ter atenção a este ponto, a fim de que evite-se prejuízos e possíveis sanções, pelo eventual descumprimento legal.

Os procedimentos envolvidos na compra de empresas e o auxílio especializado

O processo de compra de empresas, considerado como um todo, pode ser potencializado e melhor executado, caso haja o suporte especializado de profissionais da área.
Certas medidas, para uma maior segurança e precisão, devem ser tomadas, como os acordos de confidencialidade, onde o empresário investidor assume o compromisso de manter sob sigilo as informações obtidas sobre a empresa que está pretendendo comprar.

A análise de toda a documentação existente, que envolva a empresa e suas negociações, assim como os contratos celebrados que ainda estejam em plena execução, também são incluídos.

Os times profissionais, bem como o funcionamento de cada setor empresarial, devem também serem estudados, para fins de certificação de que toda a atividade exercida, e o dinamismo do negócio, estejam de acordo com o que a companhia demonstra ser frente ao mercado e aos consumidores.

Sendo assim, valer-se de profissionais qualificados para o auxílio no processo de compra de empresas fará toda a diferença, viabilizando uma decisão mais consciente.

Celebrando o contrato de compra e venda

Feita a decisão em adquirir um negócio, com o devido suporte especializado, são cruciais alguns passos finais, para que a compra seja celebrada, observando todas as formalidades legais.
Portanto, deixar bem estipulado alguns pontos, como o valor de aquisição desta empresa, se a companhia possui veículos em seu patrimônio, se existem patentes, nomes, e propriedade intelectual, permitirá que seja elaborado um contrato completo e eficaz para todos os efeitos. O futuro comprador terá acesso também à lista de clientes, ativos financeiros e negócios realizados, a fim de que se prepare para a nova gestão.

A especialização no suporte à venda

Os serviços voltados especificamente para o procedimento de adquirir empresas está em constante ascensão no mercado, devido ao fato de que tem se mostrado um modelo de negócio promissor, com tendência a crescer ainda mais, entre o meio investidor. Portanto, o especialista nessa área de atuação deverá se atentar à algumas práticas, que irão simplificar a decisão do cliente em comprar um negócio.

A preocupação fundamental que o profissional terá neste momento, é saber exatamente o que o cliente deseja, suas ambições de negócios, o que ele espera de resultados com esta compra, e quais são seus principais objetivos.

A criatividade e a honestidade são valores primordiais na dinâmica da compra e venda. O vendedor que se pauta em demonstrar a realidade, mostrando verdadeiramente que se importa com a satisfação do cliente, possuirá, naturalmente, um discurso mais persuasivo, por meio de um diálogo mais fluido com o futuro comprador.

Mostrar conhecimento e experiência neste processo, proporcionará também maior segurança e confiança ao cliente, que irá sentir que está sendo devidamente assistido, por um especialista com saberes técnicos e funcionais. Portanto, ter um plano de ação definido, voltado aos interesses do cliente, permitirá uma maior prospecção.

A Studio Brokers como maior especialista na compra e venda de empresas

Com diferenciais pioneiros no mercado, a Studio Brokers possui métodos próprios de atração de clientes e celebração de negócios promissores. Com foco no middle marketing, a Studio Brokers busca promover a exploração de mercados recém conhecidos, que ainda possuem uma baixa concorrência e grandes chances de sucesso financeiro. Com um investimento inicial mais baixo do que é comumente oferecido, todo o suporte de marketing, contábil, recursos humanos e financeiros, é proporcionado, garantindo maior lucratividade e retornos mais rápidos.

7 Conceitos que você precisa dominar antes de abrir uma franquia

 

Demonstrando-se como uma modalidade de negócio altamente rentável e lucrativa, a Studio Brokers oferece serviços próprios e exclusivos no mercado, a fim de tornar o processo de compra e venda de empresas um acordo vantajoso para ambas as partes.

O procedimento do valuation é um dos serviços prestados, onde, através da valoração de um negócio, o empresário torna-se capaz de construir novas estratégias de compra e venda, inclusão ou exclusão de sócios, bem como renegociações de dívidas, otimizando a administração orçamentária e comercial.

O business banking e o e-Brokers

Sendo diferenciais definitivos, o business banking funciona como intermediador na compra e venda de empresas, através da análise minuciosa do quadro societário e da situação fiscal e econômica da companhia. Por sua vez, o e-Brokers conta com um banco de dados completo sobre várias empresas atuantes no mercado, participando ativamente do processo de prospecção e atração de novos clientes, que queiram se inserir neste mercado de aquisição de corporativas, gerando maior capital e competitividade. Quer se especializar no suporte à compra de empresas? Entre em contato conosco e conheça a Grupo Studio.


José Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Brokers e E-Fiscal, o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma expertise de mais de 18 anos. Presente em todo o território nacional através de seus franqueados e aliançados, o Grupo apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio.