Siga-nos no instagram e fique por dentro do dia a dia do Grupo Studio

RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio BrokersAjude empresas com o serviço de reengenharia societária

Ajude empresas com o serviço de reengenharia societária

Conheça a reengenharia ou reorganização societária, um serviço fundamental que você poderá oferecer aos seus clientes.

A mudança na estrutura da empresa, auxiliando na economia de recursos e no crescimento

Em certos momentos, para proporcionar uma maior economia de recursos e o aumento do crescimento econômico de uma empresa, é necessário modificar seu arranjo interno, a forma como o quadro societário se dispõe na rotina da companhia, permitindo melhorias na gestão administrativa do negócio.

Esse objetivo é alcançado através da reengenharia societária, que reorganiza a estrutura, além do quadro de sócios, de uma empresa, de modo a aumentar o capital disponível para novos investimentos e aplicações, por intermédio da descentralização de atividades exercidas, pondo em prática novas estratégias e metas a serem alcançadas. Por meio de estudos aprofundados sobre a dinâmica fiscal do negócio, é possível elaborar novos modelos de organização interna, buscando essas melhorias.

Devido ao mercado altamente competitivo, para que uma empresa mantenha-se em alta garantindo sua autoridade e influência frente à concorrência e aos clientes, é imprescindível que a administração saiba apontar o momento ideal para reinventar os procedimentos internos da empresa, atualizando-se conforme as novas tendências do mercado.

Saber valer-se da reengenharia societária pode proporcionar um crescimento constante e expressivo, sendo aplicável às empresas de todo e qualquer ramo econômico, das mais novas até às atuantes de longa data, cada uma com suas particularidades e aplicações distintas. Além da reestruturação, propriamente dita, a reengenharia societária possui como um dos principais objetivos a proteção patrimonial da companhia, resguardando seus recursos.

No que consiste a reengenharia ou reorganização societária

Qualquer mudança e reorganização, no sentido de modificar e atualizar a estrutura interna da empresa, composição do quadro societário, natureza jurídica, enquadramento de grupos e sócios, entre outras mudanças, é definido como reengenharia societária.

Essa atualização pode ter como motivação questões do próprio âmbito interno da companhia, como mudanças na estrutura do poder dos dirigentes, proteção patrimonial, expansão da atuação para novos mercados, como também fatores externos, novas tendências e exigências do mercado financeiro, sendo essencial para a continuidade e manutenção do negócio.

A competitividade presente no mercado demanda atualizações e modificações, não somente na estrutura e no quadro societário da empresa, como também em outros pontos, como a reorganização de setores, criação de novos produtos e serviços, novos planos de atuação, atualização do planejamento tributário e financeiro, entre outros.

Assista ao webinar: “Como a reorganização societária melhora as finanças do negócio?”

As modalidades de reengenharia societária

Sendo uma prática dinâmica, com possibilidades variadas, existem diferentes modalidades de reengenharia societária, a depender das necessidades de cada companhia, e do tipo de arranjo que pretendem adotar.

Fusão

A fusão consiste, essencialmente, na junção entre duas ou mais empresas já existentes, para que formem uma nova sociedade, totalmente reformulada, com personalidade jurídica própria. Uma nova empresa surge, e suas originárias se extinguem, porém, são transmitidos à nova companhia os direitos e obrigações oriundos das empresas que se fundiram.

Para a aprovação do projeto de fusão de duas ou mais empresas, é necessário que haja a aprovação por meio de uma assembleia geral em cada uma das companhias que pretendem se fundir. A partir daí, o novo estatuto e o contrato social, bem como a nova constituição do quadro societário, serão estabelecidos. A razão de ser da fusão reside na ideia de unir recursos, reduzindo gastos, aumentando a capacidade econômica e produtiva, explorando novos mercados.

Cisão

Ocorrerá a cisão quando uma empresa transferir o todo, ou parte, de seu patrimônio para uma ou mais empresas, havendo, portanto, as formas parciais e totais. No caso da cisão total, a companhia que está concedendo a totalidade de seu patrimônio é extinta. Já na cisão parcial, a empresa segue em atividade, com um capital reduzido.

Conjuntamente com o patrimônio cedido, transferem-se também os direitos e obrigações oriundos do patrimônio transferido. A cisão é aconselhável em determinadas situações, em que haja discordância entre os dirigentes e sócios, sobre os procedimentos administrativos da empresa, como também em situações em que seja necessário a reorganização de setores, para fins de crescimento econômico.

Incorporação

A incorporação se caracteriza como sendo a aquisição de uma empresa por outra, ou por um grupo societário. A companhia incorporada deixa de existir, juridicamente, enquanto que as que a adquirem seguem em normal funcionamento, transmitindo as obrigações e direitos da empresa extinta.

Sendo assim, o patrimônio líquido das empresas que incorporaram a empresa extinta deverá aumentar, como também as dívidas e demais obrigações. A incorporação é uma opção relevante de reengenharia societária, nos casos de mau andamento das atividades de uma companhia, sendo uma questão de sobrevivência do negócio.

O holding como forma de proteção patrimonial

Sendo uma expressão originária do inglês, o holding consiste em proteger, assegurar, a gestão dos bens de um negócio, sendo uma medida de proteção patrimonial, que envolve alguns benefícios financeiros e tributários. Na estratégia do holding, a proteção dos bens e parte do patrimônio de uma empresa, ficam a cargo de uma terceira companhia, simplificando sua administração. A origem dessa prática veio com o advento da Lei das Sociedades por Ações, em 1976, que instituiu esta forma diferenciada de participação em uma sociedade empresarial.

O chamado holding patrimonial se tornou um modelo próprio de negócio, com estrutura definida, onde são abertas empresas, voltadas especificamente para essa prática, como sociedades limitadas ou anônimas. No estatuto social dessa companhia, serão indicados os tipos de bens que estarão sob a tutela do holding patrimonial, como imóveis, veículos, bens móveis, títulos, maquinários, valores em espécie, entre outros.

Empresas especializadas em holding patrimonial podem atender a qualquer tipo de companhia que desenvolva qualquer atividade econômica. Com a aquisição desses serviços, aproveita-se de algumas vantagens, como benefícios fiscais, a elisão fiscal prevista no planejamento tributário do negócio, além do planejamento sucessório, que visa analisar a situação do patrimônio da empresa para o futuro, em termos de sucessão e possíveis modificações no quadro societário.

A maior vantagem na aquisição dos serviços de holding patrimonial, no que se refere ao planejamento sucessório, é a possibilidade de que o pagamento do ITCMD – Imposto de Transmissão de Causa Mortis e Doação possa ser efetuado assim que o planejamento sucessório for elaborado, evitando burocracias. Gerir o patrimônio de uma companhia de forma inteligente pode ser uma tarefa complexa, e valer-se da estratégia do holding patrimonial auxilia na administração dos bens do negócio.

A aprovação do plano de reengenharia societária

Para que as soluções buscadas através da elaboração de um plano de reengenharia societária, da modalidade a ser adotada, bem como outros pontos relevantes sejam alcançados, é essencial que esses planejamentos sejam apreciados com cautela, para que seja possível sanar eventuais vícios, além da tomada de decisões mais conscientes, visando o crescimento da empresa.

Alguns pontos técnicos, como a legislação aplicável, a situação fiscal do novo arranjo societário, a dinâmica financeira e contábil a ser aplicada, entre outras questões, necessitam ser estudados mais a fundo, pois são decisões que gerarão grande impacto no futuro do negócio. Os elementos do plano de reengenharia societária que possam ter maior repercussão deverão ser previamente aprovados pelo CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica. A análise pela autarquia garantirá a livre concorrência, evitando qualquer espécie de abuso do poder econômico.

O valuation na reengenharia societária

Outra prática essencial, e que pode ser decisiva no processo da reengenharia societária, é o valuation. Saber definir o real valor de uma empresa será fundamental para a elaboração do plano de reengenharia societária, como também na escolha da modalidade mais vantajosa economicamente, com números precisos.

Para que se alcance o valor real, será necessário que se utilize, a depender de cada caso, do método de valuation mais adequado, auxiliando nas decisões futuras, tornando a companhia mais potente financeiramente, com maior autoridade frente à concorrência, definindo os melhores investimentos a serem feitos.

A escolha de qual método de valuation utilizar será crucial no resultado final, permitindo que se tenha, com precisão, o real valor da empresa. Há múltiplas modalidades de valuation, como a do fluxo de caixa descontado, sendo ideal para as empresas já estáveis no mercado, com maiores lucros e um fluxo de caixa positivo, em que a aplicação do método permite que sejam feitas projeções de faturamentos possíveis para um futuro a longo prazo, considerando os riscos e a atividade exercida.

O método dos múltiplos de mercado, também muito adotado, é voltado, especialmente, para as empresas atuantes em um mercado ainda pouco competitivo, com novas possibilidades de exploração de atividades e uma vasta clientela, gerando números sobre o retorno financeiro que essa companhia alcançará por meio de seus produtos e serviços. Há ainda a modalidade do valor patrimonial para os negócios que encontram-se estacionados, sem perspectiva de crescimento, necessitando replanejar sua atuação para voltar à ativa no mercado, definindo o valor de seu patrimônio líquido.

A aquisição de franquias especializadas em reengenharia societária

Assim como outras práticas e métodos essenciais para a manutenção de um negócio, os serviços especializados em reengenharia societária se tornaram uma opção lucrativa de negócio, pois requerem habilidades específicas para a tomada de decisões que sejam favoráveis ao crescimento constante de uma empresa.

Portanto, oferecer o suporte necessário e os serviços especializados em reengenharia societária, além de ser um investimento para a empresa assistida, é uma espécie de negócio com rápido retorno financeiro. O melhor caminho para o fornecimento desse suporte é por meio da aquisição de uma franquia, já estruturada para esse tipo de atividade.

A Studio Brokers, com métodos pioneiros em valuation, business bank, fusões e aquisições, possui a metodologia específica para serviços, como o da reengenharia societária, por meio de um procedimento próprio e diferenciado. Quer modificar o arranjo interno de seu negócio e aumentar os lucros, através da reengenharia societária? Entre em contato conosco e conheça a Grupo Studio.


LEIA TAMBÉM:

ASSISTA:


Redação Grupo Studio