Fundamentais para compreender como está o desempenho da empresa, as métricas para franquias permitem ao empreendedor identificar pontos fortes e fracos da sua unidade de negócio.
Neste post, você vai entender o que são esses indicadores, por que é importante acompanhá-los e, por fim, quais são as métricas que todo gestor precisa ficar de olho ao administrar uma franquia. Confira!
Afinal, o que são métricas para franquias?
De maneira geral, esses indicadores funcionam como um termômetro que indica o desempenho de determinado processo da empresa. Os parâmetros precisam ser quantificáveis, ou seja, representados por números.
Assim, cabe ao gestor definir quais são os indicadores importantes para avaliar o bom andamento do seu negócio. Essa escolha varia de empresa para empresa e está diretamente ligada às características do setor em que ela está inserida.
As métricas para franquias funcionam da mesma forma: embora a franqueada faça parte da rede de um franqueador, o gestor da unidade deverá acompanhar os indicadores certos para garantir a saúde do negócio.
Por que é importante acompanhar periodicamente as métricas?
Uma famosa frase no ramo da administração, elaborada pelos estudiosos Robert Kaplan e David Nortan, ensina: “o que não é medido não é gerenciado”. Ou seja, os indicadores são fundamentais para que o gestor acompanhe a evolução do negócio e compreenda em sua plenitude o desempenho da empresa.
Dessa forma, a partir da análise das métricas, é possível estabelecer quais pontos devem ser melhorados e quais são os diferenciais competitivos do negócio. Assim, a tomada de decisões ocorre de forma mais embasada e as chances de sucesso tornam-se maiores.
Quais são as principais métricas para franquias?
Retorno sobre o Investimento (ROI)
O Retorno sobre o Investimento é utilizado para verificar quanto tempo o valor financeiro investido (em melhoria ou na abertura do negócio) vai demorar para retornar ao empreendedor. No ramo das franquias, por exemplo, deve-se considerar os custos da operação dividido pelo lucro líquido mensal.
Volume de vendas
O volume de vendas revela o valor total de produtos ou serviços comercializados pela franquia em determinado período. Essa importante métrica indica, portanto, a saída de mercadorias. Caso o indicador esteja baixo, é hora de repensar a estratégia de vendas do negócio.
Taxa de conversão de vendas
A taxa de conversão de vendas pode ser medida dividindo o número de vendas realizadas pela quantidade de pessoas que entraram em contato com a sua empresa. Esse indicador é bastante útil para a venda de serviços, pois revela a efetividade em conquistar clientes.
Custo de aquisição do cliente (CAC)
O CAC leva em consideração o investimento realizado pela empresa para adquirir um cliente. Assim, são somados os recursos aplicados em marketing, propaganda e em todas as áreas do negócio que atuam para a captação de novos consumidores. O resultado demonstra quais ações estão sendo mais positivas para a empresa.
Ticket médio
O ticket médio pode ser avaliado em três perspectivas: venda, cliente e vendedor. Para calculá-lo, basta dividir o valor de vendas pelo número de clientes (vendedores ou produtos). O resultado vai apontar quem são os consumidores mais lucrativos, os vendedores com desempenho superior e quanto sua empresa vende em média.
As métricas para franquias, portanto, revelam ao gestor como está o desempenho da empresa em áreas fundamentais. A partir da análise desses números, o empreendedor tem condições de desenvolver estratégias a fim de potencializar o crescimento do negócio.
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