O futuro dos investimentos em energia solar no Brasil

O mercado das franquias tem se expandido consideravelmente nos últimos anos. O franchising é caracterizado pelo baixo risco financeiro, pois há a transferência de know-how, que conduz o empresário em suas atividades como franqueado. Neste cenário, a franquia de energia tornou-se destaque entre os investidores, por meio da geração de energia solar fotovoltaica. 

Segundo dados da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, no período compreendido entre 2013 e 2018, a quantidade de unidades de geração de energia ultrapassou a marca de 48 mil, sendo que 99% dessas unidades representam a geração de energia solar fotovoltaica. 

A Aneel estipula, ainda, que até 2024 este mercado irá atingir 886,7 mil novas unidades. As energias renováveis ganharam destaque nos últimos anos, diante do debate sobre as questões climáticas, e a necessidade de mudanças rápidas na forma como se produz energia no mundo. 

Para o Brasil, o cenário futuro destas franquias é promissor, pois tem-se percebido que, para reduzir gastos, como a conta de luz, e promover a geração sustentável de energia, o investimento no mercado de energia solar é a opção mais vantajosa

O Brasil é privilegiado por sua posição geográfica, pois, considerando seu clima predominantemente tropical, a geração de energia solar torna-se possível em alta escala. Os resultados obtidos por esses novos modelos de negócios é o reflexo de por que investir em energia solar, pois as projeções para o futuro são positivas, com grandes possibilidades de crescimento econômico.

Como funciona a geração de energia solar na prática

A energia solar fotovoltaica é gerada do uso de placas solares que captam a radiação do sol até mesmo em dias nublados e chuvosos. As chamadas células fotovoltaicas, que geralmente são feitas de silício ou outro material semicondutor, convertem a radiação solar em eletricidade por meio de sua movimentação. 

Um sistema de geração de energia solar é um investimento em longo prazo, que reduz os gastos com a conta de luz e permite uma geração de energia mais sustentável, que respeita o meio ambiente. Durante o ano, a radiação solar que incide sobre o território brasileiro equivale a 5,4 quilowatt-hora/metro-quadrado, dada sua localização geográfica. 

Esses números ultrapassam países como Estados Unidos, Alemanha e China. A energia solar é ideal para empresários e profissionais do agronegócio, setor empresarial e, até mesmo residencial, dada a tecnologia utilizada neste sistema.

As franquias de energia solar e como funcionam

Conforme pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising, a expansão do setor de franquias no Brasil correspondeu a um faturamento de R$44,4 bilhões no terceiro trimestre do ano de 2018, representando um crescimento de 6,3% em relação ao mesmo período do ano de 2017. 

As franquias de energia solar são ideais para empresários, investidores e engenheiros, dada a compatibilidade das atividades econômicas e sua alta lucratividade. 

Assim como nos demais modelos de franquia, o franqueado possui acesso ao know-how, recebe toda a capacitação profissional necessária para dar início às atividades, suporte técnico, estrutura e gestão de marketing pré-estabelecido, e todos os equipamentos para geração de energia solar fotovoltaica. 

 

Franquia de energia solar em destaque no Brasil

Algumas franquias estão em destaque no cenário econômico brasileiro, refletindo o crescimento do mercado de energia solar. É o caso da Studio Energy, modelo de franquia inovadora do Grupo Studio, que promove a geração de energia sustentável, com a possibilidade de alta lucratividade, respeitando as questões ambientais. O franqueado adquire o conhecimento a partir do Grupo Studio, com mais de 20 anos de experiência no mercado. O franqueado não precisa possuir saberes técnicos na área tributária e administrativa, pois toda a operação será por conta da franqueadora.

As vantagens de investir em energia solar

Investir na geração de energia solar fotovoltaica traz muitas vantagens, aos empresários que decidem adentrar neste ramo do mercado. Especialmente para os franqueados os benefícios são visíveis, seja em curto ou longo prazo. 

Instalação rápida 

Uma vez adquiridos os equipamentos para a geração de energia solar, sua instalação é rápida e prática. A média de instalação é de cinco dias, período necessário para que o sistema entre em pleno funcionamento. Não são realizadas grandes mudanças estruturais no espaço físico de instalação, e a energia do imóvel será desligada apenas na fase final, sendo um ponto positivo de relevância. 

Redução de custos 

Considerando o longo prazo, o sistema de energia solar fotovoltaica permite uma considerável redução de custos na conta de luz. Esse sistema proporciona a geração da própria energia, resultando na independência energética. Caso toda a energia produzida não seja utilizada, o excedente poderá gerar créditos energéticos, que serão aproveitados em um período de até 60 meses.

Valorização do imóvel

A implementação da energia solar em um imóvel aumenta sua valorização, dada a autossuficiência energética. Portanto, até mesmo em casos de venda do imóvel, seu valor será consideravelmente mais alto. 

Retorno financeiro 

O investimento em energia solar fotovoltaica proporciona um expressivo retorno financeiro, pois a energia solar está se tornando uma das maiores tendências para os próximos anos. Em comparação com as maiores aplicações de renda fixa, o investimento na energia solar possui retorno duas vezes maior. 

Sem alterações de tarifa

Com a implementação de um sistema de energia solar fotovoltaica, o investidor encontra-se livre das alterações repentinas nas tarifas energéticas, em caso de crises no setor. Quando o nível de produção das hidrelétricas cai, as termelétricas são acionadas, fazendo com que o valor das tarifas suba consideravelmente. Com a energia solar, estas tarifas deixam de existir. 

Durabilidade e fácil manutenção 

O sistema de energia solar fotovoltaica é altamente durável, com vida útil estimada em 25 anos. Além disso, sua manutenção é facilitada, pela ausência de motores e partes que se movimentem. 

Quer se tornar franqueado Studio Energy e investir em energia solar fotovoltaica? Entre em contato conosco, e conheça as vantagens da franquia.


Leia mais:

Assista também:

 

Artigos relacionados

Você também pode estar interessado

Hot daily news right into your inbox.