Empreendedorismo feminino: o crescimento na nova economia

Empreendedorismo feminino é um termo cada vez mais presente dentro do setor de negócios, apesar da crise econômica que o Brasil tem passado, cada vez mais mulheres têm optado por ter seu próprio negócio. 

De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae, cerca de 24 milhões de mulheres são empreendedoras no país e 44% do público femnino aposta no empreendimento como uma fonte de renda alternativa. 

O mais curioso, é que os empreendimentos femininos no Brasil em 2019, movimentaram mais de R$ 830 mi na economia brasileira, isso, graças ao seu potencial de gerar mudanças significativas na sociedade. 

Segundo os dados de outra pesquisa do Sebrae, entre 2001 e 2011, o número de empresas lideradas por mulheres aumentou cerca de 21%, em contrapartida, o número de homens gerenciando seu próprio negócio, não passou de 9%. 

Além disso, de acordo com o Governo Federal, 3 em cada 4 lares são chefiados por mulheres e dessas, cerca de 41% são donas do seu próprio negócio. 

Atuação da mulher no empreendedorismo feminino

Quando falamos sobre empreendedorismo feminino, é muito comum associar a grandes empresas, no entanto, é importante ressaltar que o empreendedorismo feminino vai além disso, sendo considerado um empreendimento qualquer ação de negócios que seja realizado e gerenciado por uma mulher. 

Além disso, abrir o próprio negócio é uma ação de empoderamento, ou seja, uma forma que a mulher encontra de se sustentar e ganhar cada vez mais espaço na sociedade. 

Essas ações vão além de um simples negócio, se tornando um espaço para retratar as questões de gênero que nos cercam.

Uma mulher que faz bolo e vende através das redes sociais, é uma empreendedora, assim como uma profissional de publicidade que abre a sua micro empresa de design gráfico, um grande negócio ou uma franquia. 

Existem alguns estudos que mostram que além das mulheres abrirem seu próprio negócio com a finalidade de gerar lucro, elas fazem isso também pela satisfação pessoal. 

Dificuldades encontradas pelas mulheres na hora de empreender

Apesar do crescimento das mulheres nos negócios, ainda existem muitas dificuldades e desafios a serem enfrentados. 

Para as  mulheres, além dos desafios de se tornar uma empreendedora, elas ainda enfrentam barreiras sociais, sexistas e até preconceituosas. 

Muitas conquistas já foram realizadas para as mulheres que resolveram abrir seu próprio negócio, no entanto, muita coisa ainda precisa mudar, uma vez que a realidade feminina no mundo dos negócios é muito complexa em relação à masculina. 

Para muitas pessoas, o simples fato de uma mulher estar no comando, não é suficiente para que as pessoas confiem na sua capacidade de gestão. 

Isso se dá devido a um conceito já formado da história, onde os homens devem sempre ser os responsáveis pela família, por gerenciar os negócios e sustentar a casa. 

Outros desafios enfrentados pelas mulheres na hora de empreender, dizem respeito a dificuldade que elas encontram na hora de gerenciar o tempo. 

Mesmo que essa relação entre homens e mulheres chefiando a casa e a família estejam mudando, as mulheres ainda são as principais encarregadas na hora de cuidar da casa e dos filhos.

Além disso, algumas das principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres de acordo com uma pesquisa realizada pela Rede Mulher Empreendedora (RME) junto com a FGV mostrou que marketing, fazer networking e acesso a crédito para investir em negócios, também são problemas enfrentados por elas. 

Segundo dados de uma pesquisa da RME, menos de 2% dos recursos de crédito mundiais vão para empresas gerenciadas pelo público femnino. 

Apesar das dificuldades, quando as mulheres conseguem enfrentar esses desafios, não há quem segure! Os desafios estão por aí, no entanto, são superados por diversas mulheres diariamente. 

Artigos relacionados

Você também pode estar interessado

Por que sua empresa deve vender online?

Entenda como o e-commerce pode ajudar seus negócios em tempos de pandemia Por que vender online? Essa é uma pergunta que pode ser respondida apenas

Como empreender sem sair de casa

Saiba como empreender sem sair de casa para conseguir tirar um dinheiro extra enquanto otimiza tempo Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus, diversos profissionais

Noticias, artigos e novidades direto no seu email.