Você conhece a expressão comum: “ano novo, vida nova”? Imagine se isso não fosse apenas uma expressão, mas, na verdade, fosse uma estratégia de negócios bem pensada? Ao iniciarmos o novo ano, pense no que você pode fazer para melhorar sua carreira. 

Muitas vezes, as pessoas dizem que, para você se tornar mais eficiente, precisa organizar sua agenda ou enfrentar um desafio para ultrapassar seus limites.

Embora esses sejam grandes pontos de discussão, eles são apenas pontos de discussão. Para melhorar e crescer continuamente, você deve inovar. Por isso, se você deseja melhorar seus negócios, há um mundo de inovação acontecendo ao seu redor. 

E aí, quer conhecer o advogado do futuro?

O futuro do mundo jurídico

O futuro do setor jurídico não inclui mais inúmeras bibliotecas de livros. Tudo está se tornando digitalizado. Isso pode ser um pensamento emocionante ou desconfortável para você, mas, que é um fato, isto é.

Algumas pessoas amam e adotam prontamente a tecnologia, enquanto outras são intimidadas por ela. Uma escola de pensamento não é melhor que a outra. Mas, se você não estiver pronto para a nova direção que o setor jurídico está tomando, pode acabar se tornando aquela advogado dos filmes que tanto amamos, com suas pastas enormes e folhas soltas caindo pelo tribunal a fora. Nós amamos? Sim, só nos filmes.

 


Tecnologia não vai faltar

Frequentemente, os consumidores não adotam avidamente a tecnologia porque duvidam de sua capacidade de implementá-la. Mas lembre-se, você sobreviveu à faculdade de direito, não é agora que vai se sentir intimidado ou assustado com algo.

Na época da faculdade, quando você estava diante de algo que não entendia, você perseverava, porque sabia que isso seria útil mais tarde em sua carreira. O mesmo conceito vale para a tecnologia. Pode ser difícil para você se adaptar no início, mas é para lá que a indústria está indo. Logo, você também deveria ir. Pois, afinal de contas, você quer ser um advogado do futuro, certo?

O advogado do futuro

O que é um advogado do futuro? É um advogado que capitaliza as mais recentes inovações e avanços no setor jurídico. É um advogado que utiliza inteligência artificial, análises e coleta de dados para facilitar sua vida. 

É um advogado que acredita na frase “trabalhe de maneira mais inteligente, e não desenfreadamente”, porque ele entende que existem sistemas para ajudá-lo a realizar o trabalho de maneira prática e eficiente.

A Inteligência Artificial vem com tudo

A tecnologia está se tornando um elemento básico na conquista de escritórios de advocacia porque simplifica a mineração de dados que todo advogado faz diariamente. Por isso, se você achou que o advogado do futuro não teria nenhum pouco da ciência e alta tecnologia que ouvimos falar, está enganado. 

O advogado do futuro lançará mão da IA para o que for preciso. O pensamento desta geração de advogados tem sido: “ a burocracia e metodologia que eu puder automatizar, farei imediatamente, assim, sobre tempo para meu raciocínio e relacionamento com clientes”

Faz todo sentido, não é? O que mais importa é sua expertise em cada caso, e isso não vem de uma máquina. Agora, formulários, documentos, petições, propostas e toda uma gama de métodos que precisam ser feitos, isso a tecnologia organiza em um “estalar de dedos”.

E felizmente, há uma tonelada de tecnologias inovadora para ser usada. Essas tecnologias são projetadas para tornar a pesquisa mais rápida e fácil, o que nos leva de volta ao ponto de partida que a inovação é a chave para o crescimento dos negócios. Se você pode trabalhar com mais rapidez, facilidade e precisão, pode exceder as já altas expectativas de seus clientes.

 


SUGESTÃO DE ARTIGOS

E se você gostou desse artigo, leia também: “Gestão de escritório de advocacia”

SUGESTÃO DE VÍDEOS

Ou assista: “Como aproveitar o crédito do ICMS-ST”

 

Artigos relacionados

Você também pode estar interessado

Hot daily news right into your inbox.