As estratégias de marketing digital para o setor de serviços

A contratação de serviços especializados de marketing digital se tornou recorrente entre as empresas do mercado atual. Na busca por promover seus produtos e serviços, muitos empresários têm investido nessas soluções. 

Dessa forma, visam aumentar o alcance de suas empresas e a percepção de seu público-alvo. No setor de serviços, observa-se o mesmo cenário. Conforme dados do Google Trends, o termo “marketing digital” teve sua busca aumentada em 120%. 

Isso reflete a preocupação das empresas em investir em presença nas mídias sociais, através da criação de conteúdo relevante para seu público-alvo. É fundamental que empresários compreendam este novo momento pelo qual o mercado está passando. 

Para o setor de serviços, o marketing digital também exerce função primordial. Com o objetivo de aumentar a visibilidade de sua empresa, muitos empresários têm optado por contratar profissionais da área. Portanto, as estratégias de marketing digital já fazem parte do plano de negócios de empresas em expansão. 

Embora seja um investimento a longo prazo, as ações de marketing digital apresentam maior taxa de conversão por meio do tráfego orgânico. Neste contexto, o cliente é o centro de todo o planejamento de produção de conteúdo, voltado para a sua atração. 

Segundo o Panorama das Agências Digitais, o oferecimento de soluções e serviços de marketing digital aumentou de 34,5% para 51,3%. Este mercado encontra-se em constante expansão, com diversas agências, que oferecem serviços diferenciados, e em evolução. 

No setor de serviços, segmento de alta importância e representatividade, o marketing digital tem sido cada vez mais implementado nessas empresas. Consequentemente, empresários do setor de serviços tornaram-se uma parcela considerável do público dessas agências. 

Neste artigo, falaremos sobre a importância do setor de serviços para o mercado brasileiro, e os benefícios da implementação do marketing digital nestas empresas.

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As soluções de marketing digital aplicáveis ao setor de serviços

Para a implementação das estratégias de marketing digital, os profissionais podem oferecer diferentes espécies de soluções, com finalidades distintas. 

Para um planejamento de marketing digital bem estruturado, o ideal é a associação destas soluções, de forma a aumentar a visibilidade da empresa.

Inbound Marketing

O inbound marketing consiste na elaboração de estratégias, para maior atração de novos clientes. Através desses planos, a empresa estreita seu relacionamento com potenciais clientes, acompanhando-os por toda a jornada de compra. 

Conforme dados da Resultados Digitais, 92% das pessoas realizam pesquisas sobre produtos e serviços antes de adquiri-los. Este fato reflete a mudança de comportamento do consumidor, que tornou-se mais informado e seletivo. 

Por meio do inbound marketing, a empresa consolida sua estratégia de atração de novos clientes, através da mensuração de resultados.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo possui como finalidade a criação de conteúdo relevante para o público-alvo de uma empresa. Sendo assim, a companhia se coloca em posição de autoridade sobre determinado assunto, aumentando as chances de ser escolhida por potenciais clientes. 

Para a implementação do marketing de conteúdo, o blog é uma das ferramentas mais utilizadas. Nele, são publicados posts com a intenção de informar e educar os leitores. De forma a proporcionar maior alcance destas publicações, os profissionais trabalham na estruturação e legibilidade dos posts. 

Assim, poderão alcançar melhores resultados nos motores de busca. Para que o conteúdo também seja facilmente encontrado, os blog posts conterão palavras-chave relacionadas ao tema proposto.

Links patrocinados

Os links patrocinados são uma solução rápida, para aumentar o alcance do conteúdo de uma empresa. Para sua implementação, é necessário maior investimento, amplificando a presença da companhia nas mídias sociais. 

Os links patrocinados serão amplamente utilizados por empresas recém criadas, ou nos casos de lançamento de novos produtos e serviços.

Gestão de mídias sociais

O marketing digital também inclui a gestão de mídias sociais em seu pacote de serviços. Com o crescimento da utilização de redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin, as empresas têm buscado estar presentes nestes meios. 

Através da gestão de mídias sociais, é realizada a criação de conteúdo específico para o formato de cada plataforma. 

Desta forma, o gerenciador das mídias sociais procederá com o agendamento de publicações, análise das taxas de conversão e resultados e criação de estratégias de postagem.

E-mail Marketing

Embora muitas pessoas pensem que o e-mail caiu em desuso, o correio eletrônico ainda é meio hábil para atrair novos clientes. 

Por meio de campanhas de e-mail marketing, a empresa fideliza seus clientes, alimentando-os com conteúdos exclusivos e novidades sobre lançamentos. 

Para que a companhia monte sua lista de e-mails, poderá oferecer outros produtos em troca, como ebooks e infográficos. Através de landing pages, o cliente cadastra seu e-mail, em troca de algum produto específico, e passa a receber os conteúdos.

Consultoria digital

Os profissionais de marketing digital também poderão fornecer serviços de consultoria digital, para as empresas do setor de serviços. 

Dessa forma, o planejamento de marketing digital das empresas será avaliado, com o consequente apontamento das questões que necessitam de melhorias.

A representatividade do setor de serviços no Brasil

De acordo com dados do IBGE, o setor de serviços foi o responsável por 75,8% do Produto Interno Bruto em 2018. O crescimento deste setor, nesse período, foi de 1,3%. 

O setor de serviços é o segmento que mais gera empregos no Brasil, compreendendo as atividades de turismo, transporte, comércio, imobiliárias, entre outras. Dada a amplitude das atividades, o setor de serviços contribui com o aquecimento da economia, circulando a moeda. 

O setor de serviços compreende tanto as grandes corporativas, quanto os trabalhadores autônomos, sendo, portanto, um dos segmentos mais inclusivos do mercado. 

Com o desenvolvimento das tecnologias e da indústria, novas espécies de serviços surgem, revolucionando este mercado.

As vantagens do marketing digital para o setor de serviços 

Para o setor de serviços, as vantagens do marketing digital proporcionam melhores resultados, e aumento do número de vendas. 

Utilizando-se dos recursos disponíveis, a empresa torna-se referência de qualidade e eficiência.

Maior engajamento do público

Através das ações de marketing digital, o público da empresa torna-se mais engajado, interagindo com os profissionais. O relacionamento entre empresa e cliente irá se fortalecer, aumentando as chances de fidelização. 

É necessário que a empresa tenha sua persona bem definida, para o direcionamento da produção de conteúdo, específico para seu público alvo. 

Geração de leads

A estratégia de marketing digital, que inclui a produção de conteúdo relevante, aumenta o tráfego orgânico, e, consequentemente, a geração de leads. 

O marketing de conteúdo visa a atração de leitores, que realmente se interessam no conteúdo produzido. Dessa forma, com uma audiência fiel, as leads geradas se tornarão futuros clientes, pois irão enxergar a empresa como autoridade no assunto.

Maior competitividade 

A empresa que investe em estratégias de marketing digital torna-se mais competitiva. 

Especialmente para as micro e pequenas empresas, o marketing digital é a alternativa ideal para o crescimento nas mídias sociais, pois demanda custos menores do que o marketing offline. 

Para garantir a implementação de um planejamento de marketing bem estruturado, estas empresas contam com a contratação de agências especializadas.

Conquistar autoridade 

O marketing digital permite que a empresa adquira autoridade em seu ramo de atuação. Portanto, através da criação de conteúdo, presença nas redes sociais, e interação com seu público alvo, a empresa torna-se referência de determinado produto ou serviço. 

Para o setor de serviços, dada a ampla concorrência, o marketing digital é visto como recurso obrigatório, para maior destaque frente ao mercado.

Resultados a longo prazo 

O investimento no crescimento do tráfego orgânico, diferentemente da publicidade paga, gera resultados duradouros, que perduram no longo prazo. 

Portanto, o marketing digital é caracterizado por sua continuidade, possuindo eficácia ao longo do tempo.

Como implementar o marketing digital no setor de serviços

O marketing digital, aplicável ao setor de serviços, deve conter ações especificamente voltadas para este segmento. 

Em síntese, a produção de conteúdo, as campanhas de e-mail marketing, posts em mídias sociais e a consultoria digital, será direcionada para as atividades exercidas por estas empresas. O mercado para profissionais e agências de marketing digital é extenso, possuindo um público diversificado. 

Além disso, os profissionais do marketing digital devem estar atento às novas tendências do setor de serviços, para que possam desenvolver novas estratégias. 

As soluções oferecidas pela Grow Marketing 

A Grow Marketing, franquia de marketing digital do Grupo Studio, oferece soluções inovadoras em marketing digital e growth hacking, focadas no crescimento de seus clientes. A franquia opera em formato híbrido, com um modelo comercial e operacional. 

Dessa forma, cada franqueado poderá atuar em conformidade com seu perfil e objetivos pessoais. Através das técnicas de growth hacking, a franquia identifica quais são as melhores estratégias de marketing digital, para cada empresa do setor de serviços. 

Na Grow Marketing, os franqueados recebem mentoria semanal, técnica e comercial, realizada por especialistas em growth hacking. 

A Grow Marketing busca proporcionar estratégias personalizadas de marketing digital, que possibilitem o aumento do número de vendas e do faturamento de seus clientes. 

Para o setor de serviços, a franquia conta com recursos individualizados, que farão com que a empresa adquira autoridade e competitividade no mercado. 

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