A ascensão do empreendedorismo feminino no mundo dos negócios

A liderança feminina tem sido percebida em momentos marcantes ao longo da nossa história, quando mulheres protagonizaram episódios de importantes mudanças em nossa sociedade. 

No mundo dos negócios, o cenário é o mesmo. Mulheres empreendedoras estão exercendo cargos de liderança e ganhando cada vez mais destaque no meio corporativo. Fomentar o empreendedorismo feminino é incentivar o crescimento da própria economia brasileira, visto que muitas mulheres têm optado por abrir o próprio negócio. 

De acordo com dados do Sebrae, 9,3 milhões de mulheres comandam empresas no Brasil, representando 34% do número de empresários registrados no país. Outro dado relevante, também resultante de estudos feitos pelo Sebrae, aponta que as mulheres empreendedoras possuem um nível de escolaridade 16% maior que os homens, porém, seguem ganhando 22% menos que os empresários, exercendo as mesmas funções, segundo o IBGE. 

Mulheres possuem características e habilidades próprias que as fazem ser empreendedoras natas, movimentando, assim, a economia e o mercado de trabalho, por meio da geração de novos empregos. Na busca pela independência financeira, mulheres criam negócios que transformam carreiras e vidas. 

Para acompanhar esse impacto positivo, e proporcionar maiores incentivos ao empreendedorismo feminino, o Grupo Studio lança a Studio W, franquia exclusiva para mulheres empreendedoras, que queiram revolucionar o mundo dos negócios, oferecendo soluções corporativas inteligentes à outras mulheres, que comandam o próprio negócio. 

Neste artigo, veremos as principais características de toda mulher empreendedora, e quais são os maiores desafios, que ainda devem ser enfrentados.

banner expansão studio w

As características e habilidades da mulher empreendedora

Existem características inerentes à natureza feminina, que impulsionam a performance das mulheres que estão à frente de um empreendimento. Por esta razão, mulheres que exercem cargos de liderança têm se destacado, por apresentarem habilidades de grande importância, para o crescimento de um negócio.

Atenção e cuidado

Mulheres são, naturalmente, mais atenciosas e cuidadosas, pois voltam sua atenção para cada detalhe, por meio de uma visão analítica. Portanto, mulheres empreendedoras entendem a importância da atenção aos mínimos detalhes, pois estes compõem a estrutura sólida de um negócio promissor. 

Dessa forma, saberá destacar os pontos positivos e negativos de seu empreendimento, bem como identificar quais melhorias serão necessárias.

Comunicação e boa escuta

Mulheres são altamente comunicativas, e sabem ouvir. Logo, conseguem identificar os reais anseios de seus clientes, oferecendo-lhes uma experiência completa de atendimento e acompanhamento, durante a jornada de compra. 

Empreender é, além de tudo, saber se comunicar bem e estar atento às novas tendências do mercado, habilidades que as mulheres tendem a apresentar de forma instintiva. A boa comunicação feminina também propicia a resolução facilitada de eventuais conflitos, promovendo, assim, a construção de um ambiente organizacional saudável.

Conhecimento multidisciplinar

Considerando o maior nível de escolaridade das mulheres, e suas habilidades naturais, mulheres desenvolvem, ao longo de sua vida acadêmica e corporativa, um conhecimento multidisciplinar, englobando várias áreas essenciais ao bom comando de uma empresa. 

Este conhecimento amplo favorece a liderança corporativa, visto que a tomada de decisões, para o futuro dos negócios, será um processo assistido e direcionado, pelas mulheres que se encontram à frente deste negócio.

Empatia

A capacidade de agir com empatia, ao lidar com colaboradores, fornecedores e parceiros é uma aptidão facilmente encontrada em mulheres empreendedoras, pois enxergam a importância do papel exercido por cada um destes profissionais, para o crescimento de sua empresa.

 

Os desafios a serem enfrentados por mulheres no mundo corporativo

Embora o empreendedorismo feminino tenha se tornado tema de destaque, ainda são muitos os desafios a serem enfrentados pelas mulheres, na busca pela independência financeira e criação de novas oportunidades no mercado de trabalho. Apesar dos grandes exemplos de mulheres empreendedoras, que deram origem a negócios que transformam, o empreendedorismo feminino segue minado por diferentes obstáculos. 

Um dos maiores, que enfraquece a atividade empresarial, é a restrição do acesso ao crédito e linhas de financiamento, imposta às mulheres. Segundo informações levantadas pelo Sebrae, mulheres possuem um acesso de valor de empréstimos estimado em R$13 mil a menos que os homens. Além disso, pagam taxas de juros 3,5% maior que eles, mesmo apresentando menor nível de inadimplência. 

No mesmo cenário, observa-se que mulheres empresárias recebem 22% menos que os homens. São dados, portanto, a serem repensados, pois refletem uma desigualdade já ultrapassada. O mercado corporativo brasileiro passa por um período de profundas mudanças, sendo o momento ideal para incentivos ao empreendedorismo feminino, bem como a ampliação do acesso ao crédito.

As vantagens de investir no empreendedorismo feminino

Conforme constatado em pesquisa, realizada pelo fundo de capital de risco First Round Capital, startups comandadas por mulheres apresentam uma performance 63% melhor, do que negócios dirigidos por homens. 

Ainda de acordo com o Boston Consulting Group, empresas lideradas por mulheres geram 2,5 vezes mais receita, por dólar levantado. Nota-se, portanto, que o contexto protagonizado por mulheres empreendedoras é de liderança e diferenciais, demonstrando o quão vantajoso pode ser investir no empreendedorismo feminino. 

Por meio de suas habilidades e dedicação, as mulheres se comprometem com o crescimento econômico de um negócio, criando ideias e projetos inovadores, tornando uma empresa mais competitiva.

A Studio W e o investimento no empreendedorismo feminino

Visando oferecer soluções corporativas, através de mulheres empreendedoras, a Studio W direciona sua atenção aos negócios que transformam os caminhos profissionais da mulher brasileira. 

Com serviços na seara fiscal, contábil, módulo societário e financeiro, e por meio da consultoria comercial, a Studio W compreende todos os modelos de negócio, que sejam liderados por mulheres. Invista no empreendedorismo feminino, e venha ser franqueada da Studio W!

 

SUGESTÃO DE ARTIGOS

SUGESTÃO DE VÍDEOS

 

Artigos relacionados

Você também pode estar interessado

Hot daily news right into your inbox.