6 etapas essenciais para usar o LinkedIn para vendas

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo e deixou de ser vista como uma plataforma para conseguir emprego há muitos anos. A empresa que, hoje, oferece soluções para outras empresas divulgarem os seus produtos/serviços e contratar profissionais, também fornece aos profissionais de vendas e empreendedores a capacidade de buscar decisores e compradores em empresas diretamente através de seus recursos.

Essa nova maneira de ver o LinkedIn abre oportunidades jamais encontradas nos canais tradicionais de prospecção, como telefone e e-mail, por dar o acesso direto às pessoas certas em um canal onde elas estão mais propensas a responder. 

Pensando nisso, conheça, a seguir, as 6 etapas para gerar negócios na plataforma.

1 – Conheça o LinkedIn

Descobrir sobre o LinkedIn e como as suas funcionalidades mais básicas podem ajudar no decorrer da sua jornada na visão de quem faz negócios via plataforma é crucial para não perder tempo com os recursos errados. Ou seja, isso acontece porque a plataforma também serve outros propósitos para candidatos e recrutadores e disponibiliza todos esses recursos em sua mesma interface gratuita. 

Configurar e definir as opções de privacidade também são pontos críticos para obter melhor visibilidade e experiência de vendas. Entender se é o melhor momento para pagar e ter mais recursos Premium da plataforma deve ser levado em consideração, dependendo do seu nível de atividade em vendas sociais atual. Para isso, procure conhecer, o seu índice SSI, uma pontuação que vai de 0 a 100 do LinkedIn para definir o quanto você é ativo na rede em nível de vendas. Saiba, o seu SSI neste link: https://linkedin.com/sales/ssi

2 – Melhore o seu perfil

Posicionar o seu perfil do LinkedIn como um catalisador de negócios ao invés de um currículo é a primeira grande mudança para quem quer conquistar clientes a partir da plataforma.

A alteração dos textos e a forma como você apresenta o seu perfil é decisiva para convencer um cliente em potencial a entender a sua proposição de valor e o que você tem para oferecer a ele antes mesmo de vocês se conectarem. Otimizar o perfil com palavras-chave e entender o que cada campo pode contribuir para posicionar você como uma referência e especialista na mente dos clientes potenciais é o destaque nessa etapa. 

Lembrando que o LinkedIn é a única rede social que permite a você ver quem viu o seu perfil. Assim, você pode ver quem demonstrou interesse ou simplesmente ignorou a sua presença. Comece por uma boa foto e um bom título profissional.

3 – Publique conteúdo

Publicar conteúdo é trabalho para todos os profissionais que querem ser notados, não apenas um trabalho limitado ao marketing. O profissional moderno que precisa gerenciar a sua reputação precisa compartilhar aquilo que sabe. No LinkedIn, isso é feito através de conteúdos em formato de texto curto, artigos longos, vídeos, imagens e documentos (como PDF). 

Você começa a convencer e educar as pessoas em sua rede quando publica conteúdos relevantes que as ajudem a pensar diferente em como fazer melhor atividades e resolver desafios. Além do formato, entender melhor os tipos de conteúdo e como a sua rede reage a cada um deles facilita o processo de otimizar e alcançar muito mais visibilidade e oportunidades de negócios.

4 – Encontre os clientes ativamente

Prospectar clientes pode ser um trabalho árduo em meios tradicionais, como telefone e e-mail, e, com o LinkedIn, esse desafio é facilmente contornado através de seu próprio recurso de pesquisa de profissionais, empresas, grupos e conteúdos. 

Utilizando a busca do LinkedIn, ainda em sua versão gratuita, é possível encontrar profissionais via critério de cargos, nome de empresas, setores e localidade. A versão Premium do LinkedIn para Vendas, o Sales Navigator ainda oferece mais 25 filtros para refinar e aumentar a assertividade da sua busca, permitindo, em sequência, enviar uma mensagem ou conectar diretamente com estes possíveis clientes.

5 – Interaja com a sua rede

Entender os sinais que o próprio LinkedIn entrega sobre as pessoas em sua rede é mais uma etapa crítica para o seu sucesso em abrir novas conversas de vendas com os clientes certos, no momento certo. Tudo começa com a qualidade da rede formada e do seu interesse legítimo sobre os clientes e o que eles fazem, o restante o LinkedIn faz por você ao notificar sempre quando há uma mudança feita pelo seu cliente em potencial.

6 – Mantenha regularidade

Ter consistência é fator crítico de sucesso em qualquer área profissional, e no LinkedIn não é diferente. Acessar a plataforma uma vez por semana ou acessar todos os dias e não interagir com ninguém oferece pouco ou nenhum resultado efetivo. Regularidade é a palavra-chave. Fazer as tarefas certas também, como abrir novas conversas e conectar com clientes em potencial é o que garante que o LinkedIn irá funcionar a seu favor todos os dias.

Executar essas etapas garantem o seu sucesso em prospecção e vendas através do LinkedIn. 

Para isso, marque as dicas que foram úteis para você neste artigo e as execute ainda hoje, revisando sempre cada etapa o que você pode melhorar. 

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