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5 dicas para administrar uma franquia

Pensar em abrir uma franquia, muitas vezes parece um negócio muito tentador. Especialmente por este modelo de negócio ser seguro, uma vez que os produtos e serviços já fazem parte do mercado, garantindo ao franqueado pelo menos metade do caminho para um negócio de sucesso.

Além disso, a franqueadora fornece todo o suporte necessário para que o franqueado se sinta à vontade para investir nessa marca, desde a escolha do local da unidade até a capacitação de funcionários e fornecedores de qualidade. Outro benefício é a economia com publicidade, uma vez que a marca franqueada já possui a sua própria propaganda, o franqueador fica responsável apenas por pagar uma taxa mensal que é direcionada ao setor de marketing.

Mas é necessário estar atento. Embora abrir uma franquia pareça uma grande oportunidade para quem deseja empreender, por outro lado, existem alguns desafios, e é essencial que o empreendedor esteja preparado.

 

O Grupo Studio, preparou cinco dicas importantes para que você saiba como administrar uma franquia e tenha um negócio de sucesso:

 

  • Plano de Negócios

 

O plano de negócios é um documento que descreve quais os principais objetivos do empreendimento e cada fase necessária para que esses objetivos sejam concluídos. Através dele, o empreendedor consegue obter informações detalhadas sobre o seu ramo, produtos, serviços, público-alvo, pontos fortes e fracos do negócio.  

Elaborar um plano de negócios é importante para que o empreendedor conheça um pouco mais sobre o segmento que está investindo e consiga identificar erros que podem ocorrer e restringi-los apenas ao papel antes do negócio ser lançado ao mercado.

Para elaborar um bom plano de negócios, o empreendedor pode começar fazendo uma análise de mercado, com isso ele vai conhecer quem são os potenciais clientes, os concorrentes e os fornecedores e assim pode planejar metas que serão eficazes; 

É importante que o empreendedor, pense no posicionamento do seu produto e como ele será visto no mercado. Conhecer o custo-benefício do produto é essencial para saber como fazer um bom plano de marketing no futuro. Além disso, é muito importante colocar todos os gastos no plano de negócios e fazer estimativas sobre a capacidade produtiva e análises de quantos clientes será possível a franquia atender por mês, quantos funcionários a franquia terá e quais as suas principais tarefas.

 

  • Entenda o que é Franchising

 

Franchising é um modelo de negócios que consiste no crescimento de uma empresa através do compartilhamento de benefícios com os franqueados. Nesse modelo, a marca disponibiliza o seu conhecimento para um investidor, que fica conhecido como franqueado e é responsável por replicar as estratégias utilizadas e a fórmula do negócio. Esse negócio pode ser uma marca, um serviço ou, até mesmo, um produto. As franquias abrangem diversos segmentos do mercado, desde marcas de cosméticos até construtoras e advocacias. 

Para entender melhor sobre o conceito, o franqueado pode buscar auxílio através da Associação Brasileira de Franchising – ABF, uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo atuar na divulgação e promover o desenvolvimento desse modelo de negócios.

A ABF busca incentivar o aprimoramento das técnicas de atuação de seus associados através da troca de informações e dados, bem como a divulgação de pesquisas, cursos, palestras e eventos focados na área.

 

  • Atenção ao Fluxo de Caixa

 

Primeiramente, antes de abrir um negócio é aconselhável que o franqueado tenha ao menos três vezes o valor necessário para começar o empreendimento, afinal de contas, para abrir uma franquia é necessário comprar uma marca. Além disso, essa quantia garante que o franqueado estará protegido financeiramente durante alguns períodos de queda do negócio. 

Depois de aberto o negócio, é importante ficar sempre atento ao fluxo de caixa,  uma expressão que se designa a uma forma de gerenciar as finanças e controlar as movimentações de recursos. O fluxo de caixa deve registrar as entradas e saídas de capital que podem ser verificadas e analisadas para que o empreendedor possa fazer projeções para o futuro.

O fluxo de caixa pode ser livre ou projetado. O livre tem como objetivo mensurar a possibilidade de a empresa gerar capital a curto, médio e longo prazo. Já o fluxo projetado, possibilita fazer uma previsão financeira a partir dos lançamentos feitos pelo empreendedor, assim existe uma possibilidade maior de planejar ações futuras. 

 

  • Ouça o franqueador

 

Mesmo sabendo que nenhuma franquia acaba sendo exatamente idêntica a outra, ouvir as as orientações do franqueador é fundamental para que não ocorram erros durante a gestão da franquia. É muito comum que alguns franqueados usem a experiência anterior na hora de gerenciar uma nova franquia em outro setor, o que pode acabar virando um desastre e até fechar o negócio se não seguir as orientações de quem realmente entende da marca em questão. 

 

  • Foque nas Redes Sociais

 

Embora a gente já tenha dito, o franqueado precisa pagar uma taxa mensal para a franqueadora que será direcionada ao setor de marketing e propaganda da marca. Isso significa que se a franqueadora contratar uma celebridade para fazer a propaganda da marca, ela tende a chamar a atenção de todos os consumidores. Mas isso não quer dizer que o empresário não possa contratar uma equipe de marketing exclusivamente para a sua franquia. 

Na realidade, investir em propagandas e marketing nas redes sociais para a franquia local é uma ótima maneira de divulgar promoções e promover ações para angariar novos clientes e manter os clientes que já são fiéis a franquia. 

É essencial para o estabelecimento que ele conheça o seu público-alvo e as redes sociais são um ponto chave para isso. Ao criar publicações divertidas e que causem a interação do público, além do empreendedor alavancar o nome da sua franquia ele também é capaz de engajar as suas redes sociais, formando um combo que atrai cada vez mais clientes. 

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Redação Grupo Studio