Perfil e desafios do administrador do futuro

O objetivo do futuro do administrador é aumentar as oportunidades de aprendizado digital para comandar sua empresa. Por isso, a principal característica do administrador do futuro é que ele ou ela está sempre melhorando sua prática, incorporando as mais recentes tecnologias e outras ferramentas para maximizar o envolvimento dos seus colaboradores.

Sendo assim, independentemente do método escolhido, um administrador com foco em tecnologia precisará manter-se atualizado e estar ciente das últimas novidades do setor.

 

Ele usa ferramentas digitais

O administrador à frente do seu tempo modela as melhores práticas por meio do uso de ferramentas digitais. Ele garante cuidadosamente que sua presença digital e presença nas mídias sociais estejam alinhadas com os valores e normas de sua instituição.

Mas precisa atualizar constantemente o marketing

Smartphones, mídias sociais, mensagens de texto, e-mail, Twitter e outros canais de comunicação facilitam o envio de mensagens a empresas e indivíduos. Descobrir os canais de marketing certos é essencial para que as empresas tenham sucesso no futuro.

Onde estão seus clientes e como você os envolve da melhor forma? Ou seja, qual é a mensagem certa? Depois de obter um novo cliente, como mantê-lo quando ele é constantemente atacado por concorrentes de todos os tipos, tamanhos e locais, tentando convencê-lo de que ele pode fazer melhor ou mais barato?

Identificar o que seus clientes querem e fazer um trabalho melhor ao entregá-los fará toda a diferença no futuro da sua empresa. O clima conservador de gastos também está causando uma redução na base de clientes. Os consumidores ainda são bastante conservadores com seus bolsos e, como resultado, o crescimento orgânico de clientes atuais e novos não flui tão rapidamente quanto as empresas gostariam.

Ele gerencia a privacidade com eficiência

Ele também defende as melhores práticas em gerenciamento de dados e privacidade. Inclusive, essa não é uma tarefa fácil em um mundo onde até as grandes empresas parecem ter uma violação de dados catastrófica quase toda semana.

No entanto, o administrador sábio faz o que está dentro da sua esfera de influência para garantir que a empresa mantenha os dados dos clientes e colaboradores em segurança e, também, ensine aos funcionários como proteger seus próprios dados.

Mas tem que mitigar os riscos todos os dias

Um grande desafio para todo administrador é identificar, avaliar e mitigar riscos. Isso, incluindo capital financeiro, além da macroeconomia. A falta de uma solução sofisticada de s de problemas entre os líderes empresariais de hoje está limitando sua capacidade de lidar adequadamente com os riscos enfrentados por seus negócios.

Acreditamos que, para se saírem bem no futuro, as empresas devem ter em mente que a solução de problemas é desenvolver uma capacidade robusta para enfrentá-los em todos os níveis.

Ele “está de olho” na demanda do mercado

Aqueles que se formam em administração de empresas ou áreas afins estão em alta demanda. Na economia caótica atual, os graus de gestão de negócios são procurados por muitos empregadores e são vistos como uma pedra angular para o sucesso.

Um diploma de administração fornecerá uma grande vantagem ao se candidatar a qualquer emprego, em comparação com aqueles que não têm essa graduação. A razão por trás disso é que um diploma de administração oferece uma variedade de habilidades úteis que podem ser usadas em qualquer tipo de profissão.

Logo, bons líderes, recrutadores e empregadores sabem que contratar esses profissionais é uma situação em que todos saem ganhando. Então, eles estão constantemente em busca!

Ele tem potencial de ganho competitivo

O futuro da graduação em administração parece brilhante. O mundo está passando por uma economia crescente, globalização e impostos complexos. É altamente necessário que os profissionais forneçam pesquisas de mercado qualitativas para entender a demanda dos clientes e produtos.

Portanto, se você acha que consegue dominar esse campo com sua experiência, pode praticamente escolher seu salário e demanda.

Mas tem que superar os obstáculos financeiros

Um lucro saudável é bom quando aparece nas demonstrações financeiras. Porém, se as despesas ou as cobranças estiverem drenando o dinheiro, o administrador terá um longo problema a ser revolvido.

Com muita frequência, executivos e proprietários de pequenas empresas deixam de se concentrar o suficiente na geração de fluxo de caixa. Para resolver esse problema, as empresas devem ser adequadamente capitalizadas e aumentar as reservas de caixa para cumprir todas as obrigações necessárias, bem como lidar com crises e emergências que possam surgir.

A administração de caixa se torna ainda mais importante durante os períodos de recessão, quando o dinheiro está fluindo mais lentamente nos negócios e os credores são menos tolerantes em estender o tempo para pagar.

Por fim, é preciso ficar atento, pois os desafios do fluxo de caixa aumentam se houverem empréstimos, principalmente para pequenas empresas.

Ele tem flexibilidade na carreira

Todos vêm da revolução tecnológica, por converter muitos trabalhos relacionados aos negócios que costumavam ser executados no escritório, em opções remotas ou de meio período. O que a maioria das pessoas está procurando hoje em dia, em termos de carreira, é atender às necessidades de trabalho de seus funcionários e que ele respeite sua própria agenda. Sendo assim, uma pergunta precisa ser respondida: “desde que você faça o trabalho, importa onde você o faz?”

Felizmente, muitas empresas flexíveis estão dando a seus funcionários espaço para se adaptarem a uma programação conveniente. Aqui estão apenas alguns dos trabalhos que você pode executar remotamente, em período parcial ou com uma programação de sua escolha:

  • Gerente de vendas;
  • Gerente Tributário;
  • Consultor de gerenciamento;
  • Contador;
  • Gestor de Desenvolvimento de Negócios;
  • Analista de processos de negócios.

Ele tem versatilidade no trabalho

É absolutamente incrível ver quantas portas um diploma de administração de empresas pode abrir para as pessoas. Aliás, ele determina que a pessoa tem as habilidades úteis para uma ampla variedade de planos de carreira.

Isso pode incluir campos inter-relacionados como:

  • Finanças;
  • Gerenciamento;
  • Seguros;
  • Vendas;
  • Fabricação;
  • Publicação;
  • Ensino;
  • Consultoria;
  • Administração.

E, se você não deseja seguir uma carreira típica de administração de empresas, pode seguir caminhos mais criativos, como relações públicas ou marketing.

Logo, você pode usar seu conhecimento para realizar pesquisas de mercado, desenvolver estratégias de marketing, estabelecer contatos com redatores e designers ou avaliar os resultados da campanha.

Considere que, se algum dia, você se cansar de subir nessa escada corporativa, um diploma em administração de empresas o equipará com o conjunto de habilidades empreendedoras para iniciar um negócio próprio e administrá-lo com lucro.

Por fim, olhando todos os aspectos do perfil e desafios do administrador do futuro, você pode notar que as vantagens superam os obstáculos em quantidade. Logo, o administrador do futuro tem a capacidade de suprimir e destruir cada desafio que lhe sobrevier, basta não desistir!

 


SUGESTÃO DE ARTIGOS

Leia também: “como fazer networking”

SUGESTÃO DE VÍDEOS

Ou assista: “portabilidade de crédito para indústrias”

 

Artigos relacionados

Você também pode estar interessado

Noticias, artigos e novidades direto no seu email.