O diferencial do marketing digital para franqueados

As estratégias de marketing são fundamentais para uma franquia, pois permitem sua maior expansão de mercado e prospecção de novos clientes. Mesmo com toda a estrutura previamente estabelecida, know-how, planos de ações e modo de operação já consolidado, para este modelo de negócio também é necessário buscar formas de como ter mais clientes

O franqueado é peça-chave deste processo, pois sua atuação irá repercutir diretamente nos resultados obtidos. Embora a franqueadora possua autoridade no mercado, com sua marca estabelecida frente à concorrência, tornou-se imprescindível o planejamento de marketing digital, em conformidade com as novas tendências. 

O marketing para franquias garante maior presença da empresa nas redes sociais e demais canais de comunicação online, fazendo com que o franqueado possa atrair mais clientes, demonstrando os diferenciais de um produto ou serviço da marca. Diante de um mercado altamente competitivo, saber mostrar suas especialidades, como verdadeira autoridade no assunto, é o caminho para a ascensão de uma empresa, e a maneira mais eficaz de obter mais clientes. 

A franquia é o modelo de negócio que permite aos profissionais iniciantes uma experiência mais completa no mercado financeiro. Dessa forma, a empresa pode, além de transmitir conhecimentos técnicos, proporcionar um planejamento prévio de marketing digital, voltado especialmente para os objetivos da franquia.

Como franqueados podem atrair novos clientes

Considerando a importância da atuação do franqueado, para o crescimento da franquia, algumas práticas tornaram-se essenciais, para atingir maiores resultados.

Conhecer o público alvo

O público alvo é o destinatário principal das ações realizadas por uma empresa. Portanto, deve-se definir o perfil da persona da franquia, com as características de um cliente ideal. Por meio destas informações, o plano de marketing da franquia será direcionado para a sua persona, potencializando os resultados. 

Quando uma empresa conhece a fundo seu público-alvo, torna-se capaz de criar conteúdos relevantes e ações específicas, que farão com que seus potenciais clientes estejam mais propensos a realizar a compra.

Presença nas redes sociais

Estar presente nas redes sociais tornou-se requisito básico de uma boa estratégia de marketing digital. Sendo assim, é fundamental que a empresa possua perfis em diferentes redes sociais, para que, assim, produza formatos de conteúdo distintos, adequados para cada tipo de público. 

Conhecer a persona da franquia também fará diferença nesta etapa, pois a empresa saberá em quais redes sociais seu público alvo está concentrado, direcionando sua presença.

Networking

Manter uma rede de contatos profissionais também permitirá que a empresa torne-se mais conhecida, através de seus franqueados. Para a construção de um networking, o franqueado deve participar de eventos da categoria, congressos, e cursos de extensão, que proporcionem o contato direto com profissionais da mesma área, e de áreas afins. 

Através da troca de experiências, o franqueado irá compartilhar informações relevantes sobre a franquia, aumentando seu alcance em determinado meio.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa, que proporciona maior proximidade entre empresa e cliente. Através das landing pages, que oferecem produtos diferenciados, como os e-books, os clientes efetuarão cadastros, informando seus endereços de e-mail. 

Dessa forma, a empresa poderá enviar newsletters, cupons de desconto e informações sobre promoções e lançamentos de produtos e serviços.

Oferecer uma experiência completa ao cliente

Uma rede de franquia deve adotar a diretriz de oferecer uma experiência completa ao cliente. Essa prática consiste em acompanhar o cliente por toda a jornada através do funil de vendas, buscando atender às suas necessidades. Esses diferenciais garantem a maior fidelização dos clientes, que terão a empresa como referência de qualidade.

Criação de conteúdo relevante

O conteúdo relevante é uma das principais ferramentas utilizadas no marketing digital. Dentre as maneiras de como ter mais clientes, a criação de conteúdo relevante é capaz de consolidar a imagem de uma empresa, como autoridade em determinado assunto. 

Educando o público-alvo da franquia, o franqueado demonstrará os diferenciais dos seus produtos e serviços, sendo apresentados como soluções para as questões cotidianas dos clientes.

A importância do treinamento dos franqueados

Na busca por meios de como ter mais clientes, é essencial que a franqueadora ofereça um treinamento completo para seus franqueados. Assim, os franqueados saberão como aplicar o planejamento de marketing da franquia, por meio de estratégias eficazes. 

Treinamentos, palestras e cursos são grandes oportunidades, para que os franqueados desenvolvam suas técnicas de comunicação, criação e desenvolvimento criativo. Com o apoio da franqueadora, o franqueado irá executar o plano de marketing digital em consonância com os objetivos da franquia. 

Em suma, o marketing para franquias tornou-se instrumento essencial de manutenção e competitividade no mercado, sendo um dos meios mais eficientes de como ter mais clientes, e obter o destaque de uma empresa.


SUGESTÃO DE ARTIGOS

Advocacia 4.0: como se destacar e lucrar mais neste meio

Como fazer networking

Como captar clientes pela internet

SUGESTÃO DE VÍDEOS

Contabilidade em Franquias | Grupo Studio

O bom relacionamento entre franqueadora e franqueado 

Artigos relacionados

Você também pode estar interessado

Noticias, artigos e novidades direto no seu email.