O contador do futuro e suas características

Os contadores e profissionais de finanças de hoje devem dominar habilidades em uma ampla variedade de áreas, o que significa que eles podem fazer muito mais do que contas.

Sendo assim, se você está se esforçando para ter sucesso em contabilidade e aumentar sua satisfação no trabalho, aqui estão algumas das principais características que você deve procurar desenvolver para se tornar o contador do futuro.

Inteligência emocional

É difícil ignorar a importância de cultivar a inteligência emocional. É o que ajuda você a trabalhar efetivamente com os outros, abordar situações complexas com empatia e entender suas próprias forças e fraquezas.

A inteligência emocional não é algo normalmente associado ao gerenciamento de receita, mas compreender a situação de outras pessoas, bem como entender como sua própria experiência, irá ajudar.

Sendo assim, os contadores precisam ter uma forte tolerância e capacidade de gerenciar cenários caracterizados por ambiguidade e incerteza. À medida que o ambiente de negócios cresce em complexidade, essa habilidade só aumenta em importância.

Boa comunicação

Não importa em que setor você trabalha ou com quem você trabalha, fortes habilidades de comunicação escrita e verbal são muito importantes.

Ou seja, desde a participação em funções corporativas e eventos de networking, até o encontro com clientes e o acolhimento de novos colegas de trabalho. Essas são características úteis. Elas podem ajudá-lo a se afirmar adequadamente de uma maneira que cause uma boa primeira impressão e estabeleça um relacionamento forte.

Como engenheiros da informação, os contadores desempenham o papel de ligação entre os tomadores de decisão da empresa e os responsáveis ​​pela análise dos dados. Ser capaz de comunicar as informações necessárias e, depois, interpretar esses dados e compartilhar resultados de maneira clara é uma habilidade crítica.

Na comunicação por e-mail, por exemplo, é interessante prestar atenção ao seu “tom” e verificar se o conteúdo é relevante, gramaticalmente correto e facilmente compreensível.

Logo, pense se a mensagem é apropriada para enviar por e-mail, telefone ou pessoalmente.

Honestidade e integridade

Essas características são altamente valorizadas em qualquer setor, mas são de particular valor no mundo contábil. Os melhores contadores seguem os mais altos padrões éticos.

Como contador, você deve ser transparente e empático ao tomar decisões, e fornecer conselhos. Isso pode ajudar a melhorar suas relações de trabalho, facilitando o trabalho em equipe entre seus colegas e clientes.

Lembre-se de refletir sobre as consequências de curto e longo prazo de suas decisões, e articular quaisquer preocupações em potencial à liderança ou às equipes dos clientes.

Liderança

Liderança é uma habilidade desafiadora, mas uma importante característica para os contadores do futuro desenvolverem. Liderança envolve tomar posse, treinar talentos e tomar decisões difíceis quando necessário.

Os melhores líderes são aqueles que estão dispostos a passar o tempo e as madrugadas com o restante de sua equipe, independentemente da hierarquia oficial.

Flexibilidade

O mundo contábil é dinâmico, de modo que os contadores que estão dispostos a se adaptar ao ambiente em rápida e fácil mudança estão em vantagem. Além de oferecer um serviço melhor aos seus clientes, também pode ajudá-lo a ir mais longe em sua carreira, porque você pode continuar aprendendo e melhorando as habilidades.

É melhor estar preparado para as mudanças do que ser pego de surpresa. Portanto, tente ser proativo pesquisando tendências ou desenvolvimentos do setor em sua organização, para que você saiba o máximo possível sobre as mudanças antes que elas aconteçam.

Tecnologia

As linhas entre contabilidade e tecnologia estão se esvaindo. Portanto, não é de surpreender que as organizações estejam procurando pessoas que não sejam apenas especializadas em contabilidade, mas que tenham habilidades técnicas – ou, pelo menos, um certo nível de conforto e entusiasmo por tecnologia.

É essencial demonstrar vontade de aprender novas soluções e ajudar outras pessoas a fazer o mesmo. Reserve um tempo para o treinamento oferecido, mesmo que pareça interferir nas tarefas do dia. Aprender novas habilidades pode economizar tempo a longo prazo.

Faça conexões com as pessoas do seu departamento de TI ou com os usuários avançados de tecnologia em seu escritório. Eles podem ser recursos-chave que podem ajudá-lo a se destacar e se destacar.

Só porque o ramo de contadores é essencialmente em números, não significa que não haja espaço para o pensamento criativo. Os melhores contadores nunca se contentarão com métodos simples ou complicados se houver uma oportunidade de desenvolver uma solução melhor.

Os contadores competentes terão a habilidade de implementar abordagens não convencionais, mas eficazes para problemas que exigem mais do que a abordagem dos livros.

A capacidade de formular intuitivamente uma estratégia pronta para lidar com situações únicas deve primeiro ser desenvolvida com experiência, mas, antes disso, um contador deve pelo menos estar disposto a praticar e fortalecer suas capacidades inovadoras.

Por fim, contadores precisam mais do que apenas qualificações. Se você pode cultivar essas características, pode mostrar a seus clientes, colegas e chefe que você tem o que é necessário para contribuir para uma organização bem-sucedida.

 


SUGESTÃO DE ARTIGOS

SUGESTÃO DE VÍDEOS

Artigos relacionados

Você também pode estar interessado

Noticias, artigos e novidades direto no seu email.