RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioGeralA importância do networking profissional para a sua franquia

A importância do networking profissional para a sua franquia

O mercado de trabalho atual requer dos profissionais muito além das habilidades técnicas e teóricas, pois, na era do constante fluxo de novas informações, é essencial ter diferenciais para oferecer, e conquistar melhores oportunidades. 

Dessa tendência, surgiu o conceito do networking, que consiste na rede de contatos profissionais, seja da mesma área de atuação, seja de áreas afins, onde tornou-se possível o intercâmbio de experiências, conhecimentos e objetivos, para uma determinada profissão. 

Estas trocas de informações permitem que o profissional torne-se mais conhecido no mercado financeiro, construa sua imagem em um determinado segmento, e aprimore suas técnicas, através do aprendizado com profissionais que já contam com uma extensa jornada. 

Portanto, não será suficiente possuir um vasto currículo, formação acadêmica sofisticada, e variadas aptidões para muitas atividades, pois o networking é requisito essencial para os dias atuais.

Manter-se conectado e atualizado, a respeito das novas tendências econômicas do mercado de trabalho, permite que o profissional repense sua maneira de atuar, buscando meios de renovar suas práticas, adquirindo, assim, maior potencial para a atração de novos clientes. 

Para o setor dos franqueados, sejam advogados, contadores, bancários, e empresários em geral, a rede de contatos possui papel de relevância, pois proporcionará um crescimento considerável da franquia, que irá conquistar maior autoridade e credibilidade. Algumas dicas sobre certas estratégias básicas poderão auxiliar o profissional na busca por diversificar sua rede de contatos, de maneira natural e simplificada.

Vantagens de manter uma rede de contatos diversificada

Quando um determinado grupo de profissionais possui interesses em comum, o networking desempenha a função de ampliar os horizontes destes empresários, advogados, e contadores, construindo, assim, uma base sólida de relacionamentos profissionais, impactando, até mesmo, a vida pessoal de seus integrantes. Desta forma, através deste hábito de interação, aproveita-se muitas vantagens e benefícios.

Aquisição de novos conhecimentos

O diálogo com profissionais de um mesmo segmento de atuação permite o constante aprendizado, que vai além do que se é visto no ambiente acadêmico, proporcionando uma visão de mundo e de mercado, que apenas a jornada e as experiências vividas concedem. 

A capacidade de ouvir e internalizar o que o outro profissional viveu, transformando em conhecimento, contará como ponto positivo e um passo à frente da concorrência, pois são conselhos que irão auxiliar na tomada de decisões futuras importantes, que poderão decidir a continuidade do negócio. 

Sendo assim, o profissional, que está iniciando em uma nova carreira, deve buscar por todas as oportunidades possíveis de aprender com seus colegas de profissão, que já contam com uma vasta experiência prévia, para que, desta maneira, possa evitar alguns erros durante a administração de sua franquia, onde resultará em saldos positivos e maior sucesso para a empresa.

Conquistar seu próprio espaço

Mantendo uma rede de contatos rica, o profissional conquistará, desde já, seu espaço no mercado, tornando-se conhecido e relevante, demonstrando seu valor e seus diferenciais, seja na prestação de serviços, seja na comercialização de produtos, de maneira inovadora e promissora. 

Quando se trata de aquisição de autoridade e credibilidade, é também fundamental que se mantenha o relacionamento próximo com os clientes, de forma a fidelizá-los, pois este diálogo permite que o empresário conheça as expectativas e objeções de sua clientela, promovendo melhorias, para que se sintam mais satisfeitos. 

Ser conhecido por sua qualidade e eficiência, em um determinado meio profissional, proporciona uma nova oportunidade, de ganhar maior visibilidade, de explorar novos mercados, novos públicos-alvo, e, assim, expandir a atuação da sua franquia.

Conhecer grandes nomes 

Todas as áreas profissionais contam com nomes de grande fama e relevância, que se tornaram referências em excelência, eficiência e capacidade profissional. 

Geralmente, estas pessoas, como forma de auxiliar a aprimorar as habilidades técnicas dos integrantes deste ramo, compartilham seus conhecimentos através de eventos, livros, cursos, palestras e workshops, sendo uma ótima maneira de o profissional se especializar, adquirir novas aptidões, e reformular o andamento de sua empresa, visando maior crescimento. 

Através do networking, torna-se mais fácil o surgimento de oportunidades de conhecer e aprender com estes nomes, por meio de outros profissionais, que já mantenham contato. 

Aproveitar boas oportunidades de negócio

Mantendo contato com outros profissionais, tanto da mesma área, quanto de áreas relacionadas, viabiliza o diálogo voltado aos negócios, onde, por meio do compartilhamento de interesses em comum, e objetivos a serem alcançados, poderão ser realizados acordos promissores, com potencial lucrativo para ambas as partes. 

Portanto, uma rede de contatos extensa proporciona a celebração de um maior número de contratos, movimentando o mercado financeiro, resultado do aumento da atividade empreendedora. 

Além da possibilidade de crescimento da lucratividade de ambas as empresas envolvidas no processo, o contato também propiciará a aprendizagem e melhorias nas técnicas de vendas, atendimento, aquisição de clientes, e outros pontos estratégicos essenciais para o bom andamento de um negócio.

Tornar-se referência para novos profissionais

Assim como os profissionais da atualidade baseiam-se nos grandes nomes de relevância do mercado, as próximas gerações também irão precisar de pessoas que os inspirem enquanto profissionais, na busca de atingir o mesmo nível de aptidão e conhecimento técnico. 

Mantendo, desde já, uma rede de contatos diversificada, o profissional poderá construir sua imagem ao longo do tempo, como detentor de vasto saber, e de grandes experiências para serem compartilhadas com os que estão iniciando suas jornadas, ou com os que desejam percorrer novos rumos e reformular sua maneira de atuar profissionalmente.

Descobrir a área de preferência

Todos os profissionais, diante da necessidade de se especializarem, e se manterem sempre atualizados, deverão optar por uma área de atuação em específico, para que possam prestar serviços que apresentem maior qualidade e eficiência. 

O networking permite as trocas de informações com profissionais das mais variadas áreas e nichos, sendo uma grande oportunidade de aprender mais sobre cada segmento de um determinado mercado, como é, de fato, a rotina do profissional, quais são as principais atribuições, qual a qualificação mínima necessária, entre outros pontos. 

Como resultado deste diálogo, empresários poderão definir qual a área em que mais se identificam, escolhendo a que realmente desejam atuar, atingindo, assim, seus objetivos pessoais e profissionais.

Dicas para construir uma rede de contatos variada

Através de algumas dicas, é possível definir meios para a construção de um networking, que proporcione maiores oportunidades no meio profissional e no mercado de trabalho.

Redes sociais

Com o advento da internet, onde tudo acontece no modo online, as redes sociais se tornaram uma poderosa ferramenta de contato profissional e marketing pessoal. Por meio de uma página na internet, é possível compartilhar ideias, conhecimentos, experiências e expectativas. 

O LinkedIn é a rede social para assuntos profissionais mais popular nos dias atuais, onde pessoas de todas as áreas compartilham suas histórias e conectam-se com profissionais de outros segmentos. 

Desta forma, através das conexões, o mundo profissional e o mercado de trabalho são amplamente debatidos, buscando-se a evolução da comunidade profissional, para fins de um mercado mais humanista e participativo.

Eventos de empreendedorismo

Os maiores detentores do conhecimento, a respeito de um segmento do mercado, organizam, várias vezes ao ano, eventos com palestras, workshops e outras atividades, para o ensino e debate de ideias acerca de como empreender atualmente no Brasil. 

Estes eventos são grandes chances, não de apenas aprender e aprofundar-se em um determinado nicho de atuação, mas também de conhecer profissionais experientes e qualificados, e, desta maneira, começar a construir uma rede de contatos. 

Os eventos, por si só, já são o ambiente propício para este tipo de conexão, pois os que estiverem presentes possuem as mesmas ambições e objetivos, sendo benéfico para todos a construção desta rede profissional. Portanto, a maior dica dada a um novo empresário é que participe de eventos, e torne-se conhecido em seu meio.

Cursos de extensão

Os cursos de capacitação e extensão são um dos maiores meios de implementar novas habilidades no currículo, permitindo que o profissional se atualize e especialize. Além de ser um ambiente voltado para a aprendizagem, os cursos de especialização são a oportunidade de conhecer profissionais que tenham metas em comum, e que queiram compartilhar as experiências vividas no mercado financeiro.

A importância do interesse real no outro

Alguns estudos já demonstram, que em um networking, é essencial que seus integrantes se interessem, de forma mútua, pela aprendizagem e pelos objetivos do outro. A rede de contatos profissional torna-se muito mais produtiva quando há sinceridade e interesse real em cada pessoa inserida nesse círculo social. 

Portanto, utilizar-se do networking apenas para a promoção pessoal acaba gerando efeitos contrários ao esperado, pois, neste caso, a rede profissional não estará cumprindo verdadeiramente o seu papel. É fundamental que o grupo crie, desde cedo, a consciência de coletividade, e de que todos deverão agir em prol do crescimento do grupo, de maneira igual. 

Quando a rede de contatos é composta por empresários, contadores, advogados, e profissionais de áreas diversas, o dinamismo do networking torna-se mais rico e proveitoso, dada a variedade de experiências e habilidades técnicas a serem divididas, compondo um grupo de pessoas que somam aptidões e conhecimentos teóricos.

Deseja tornar-se franqueado e aproveitar as oportunidades de crescimento que este modelo de negócio proporciona? Entre em contato conosco e conheça os diferenciais da Grupo Studio.


Leia mais:

Assista também:


Redação Grupo Studio