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Como organizar sua carteira e melhorar sua gestão de clientes

Você pensa em como organizar sua carteira e melhorar sua gestão de clientes? Não? Então, precisamos contar que sua empresa está perdendo dinheiro. Como nós sabemos disso? Simples, se qualquer empresa não está preocupada com a gestão de clientes, ela está deixando de ganhar novos clientes e aumentar a lucratividade dos que já têm. Ou seja, está perdendo dinheiro.

Mas, não se preocupe. Esse artigo não é pessimista. Muito pelo contrário, vamos contar para você como organizar e melhorar significativamente sua carteira de clientes.

Mas, porque eu deveria me preocupar tanto assim?

Um dos principais fatores no valor da sua empresa é o valor dos seus clientes. Analisar a lucratividade do cliente e maximizar o valor da vida útil do cliente são altamente importantes e essenciais para qualquer negócio.

Para aumentar sua base de clientes, é necessário manter contato constante com clientes em potencial, bem como manter um bom relacionamento com os já existentes e quanto mais valor sua empresa oferecer a eles, maior a probabilidade de eles permanecerem fiéis.

Sendo assim, para se ter uma ideia, um aumento de 5% na retenção de clientes pode resultar em um aumento de 75% no valor do cliente.

Por isso, acompanhe a leitura até o fim e descubra quais destas ações sua empresa ainda não faz para colocar em prática.

Sua empresa oferece newsletter grátis aos clientes?

“Gratuito” é uma palavra que todo mundo gosta, desde pequenas empresas a corporações globais. Ao oferecer um boletim informativo gratuito, você informa seus clientes em potencial que deseja fornecer informações a eles sempre.

Se você fornecer um bom conteúdo, os clientes saberão mais sobre seus negócios. Isso desperta interesse! Focar em bom conteúdo grátis, sem se delongar no tamanho do arquivo, faz muito diferença. Seja simples, direto e objetivo. Vai funcionar!

Sua empresa quer saber a opinião dos clientes?

Antes de um visitante da Web sair do site, solicite que ele complete uma pequena pesquisa relacionada à sua empresa. As pessoas gostam de se expressar e costumam contar sobre suas experiências online e offline.

Você pode usar uma pesquisa para realizar pesquisas no setor, experiência do cliente ou medir a satisfação do cliente. Atualmente o que as pessoas mais querem fazer é expressar seu contentamento ou insatisfação com algo.

Esse é um ponto fortíssimo para descobrir lacunas e falhas que normalmente, de outra forma sua empresa não conseguiria obter.

Seu suporte de atendimento faz uma boa gestão do cliente?

Um cliente que entra em contato com o suporte ao cliente sobre o primeiro pedido, ou serviço prestado, é tão importante quanto um cliente que entra em contato com o serviço ao cliente sobre o décimo pedido.

Sua equipe de vendas é boa? Perfeito, então seu suporte ao cliente tem que ser ainda melhor. Muitos clientes relatam um descontentamento pelo fato de, na hora de uma venda, ou prestação do serviço receberem total atenção. Ao passo que, na hora de ter um suporte às suas necessidades “a coisa” não é da mesma maneira.

Trate cada cliente com respeito e tome as medidas adequadas. É provável que um cliente satisfeito conte a pelo menos três amigos uma experiência positiva e um ótimo atendimento ao cliente leva a um aumento nas vendas.

O melhor de tudo é que você pode acompanhar a comunicação anterior com os clientes por meio de ferramentas como o sistema de CRM.

Sua empresa mantém o site e blog atualizados?

O mundo é digital e está constantemente conectado. Nossas empresas precisam atentar para esse universo. Toda e qualquer informação e verificação que um cliente deseja saber, antes de entrar em contato pessoalmente ou realizar uma ligação, saiba que ele dará uma “olhadinha” na internet primeiro.

Conteúdo novo e informativo é um dos principais elementos que atraem novos visitantes e clientes em potencial. Mantenha seu conteúdo atualizado publicando um blog que relata as últimas notícias de negócios, informações importantes e tópicos importantes do seu setor. Novos conteúdos também ajudarão seu site a ser encontrado nos mecanismos de pesquisa.

Você promove seus negócios nas redes de mídia social?

Continuando no mesmo tema do tópico anterior, note que as redes sociais são uma forma eficiente de se comunicar e ser notados pelos clientes.

Os usuários do Facebook têm uma média de 229 amigos. Quando você cria um novo conteúdo, lança um novo produto ou executa uma nova campanha, certifique-se de compartilhar isso nos canais de mídia social em que atua.

Não há maneira mais fácil de aumentar sua carteira de clientes do que agregar valor e fazer com que seus clientes promovam sua marca para você. Essa tarefa não é simples e nem realizada em um dia, porém, além de ser extremamente rentável servirá para manter sua empresa em liderança a frente da concorrência.

Qual cliente não quer ser valorizado como se fosse o único? Todos nós queremos.

Sua empresa mantém um bom relacionamento com os clientes?

Uma boa gestão de clientes consiste em cultivar um bom relacionamento com cada cliente. Todos eles importam. Organizar a carteira de clientes vai além de ter suas informações e dados atualizados, está no bom relacionamento que se tem.

Relacionamento de qualidade é a arte de atrair e manter clientes. Se você deseja alcançar uma base sólida de clientes para seu produto ou serviço, a implementação dessas etapas acima auxiliará na gestão de clientes de maneira eficiente e prática.


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Redação Grupo Studio