Quem trabalha de casa também precisa manter a organização e se adaptar a esse novo cenário

A pandemia causada pelo Coronavírus trouxe diversas mudanças de comportamento, e o home office é uma delas. Por isso, daremos dicas de como se organizar melhor durante o home office.

Quem passava o dia no escritório de repente se viu na obrigação de trabalhar de casa e pode ser difícil criar uma rotina ou seguir tendo disciplina nesse cenário tão atípico, já é difícil manter uma organização normalmente, ainda mais durante o home office.

Para alguns, o escritório agora é em um pequeno canto no quarto, ou próximo a uma parede branca para as reuniões, e para outros, a cama e o sofá já bastam. 

Mas quem trabalha de casa precisa adaptar suas rotinas de trabalho para continuar dando conta das prioridades da casa também, por isso, confira algumas dicas de como se organizar melhor no home office:

  • Vista-se como se fosse sair normalmente

Pode parecer besteira, mas criar o hábito de acordar mais cedo, tomar banho e se arrumar para começar o dia, pode fazer toda a diferença na sua disposição durante o expediente. Por mais que exista a possibilidade de trabalhar de pijama ou com roupas mais confortáveis em casa, tente romper com essa ideia e vista-se como se fosse sair.

Manter esse processo como se fosse para o escritório normalmente pode ajudar a alertar a mente para o início do seu expediente, além de ser mais adequado caso você necessite participar de reuniões de última hora, por exemplo.

Um bom banho sempre ajuda a começar o dia com mais disposição, não é mesmo?

  • Organize seu local de trabalho

Assim como no escritório, é importante organizar seu local de trabalho dentro de casa. Busque um espaço em casa que seja mais silencioso e iluminado, mantenha sua mesa organizada e deixe seus objetos prontos antes de começar.

Evite trabalhar deitado ou sentado no sofá, por exemplo. Isso pode gerar certa sonolência e, consequentemente, prejudicar sua concentração durante o expediente.

Caso tenha pouco espaço em casa, utilize a mesa que estiver disponível e deixe sempre por perto uma garrafa d’água, seu notebook e papel e caneta. 

A organização do local de trabalho é bem importante na hora de manter a rotina de home office, já que o trabalho e as demandas continuam as mesmas, o que muda é apenas o lugar em que é realizado.

  • Evite distrações

Se no escritório você não tinha uma TV ou caixa de som disponíveis para trabalhar, faça a mesma coisa em casa: desligue tudo e concentre-se no seu trabalho. 

Além da TV e som, as redes sociais também podem prejudicar bastante seu ritmo de trabalho, evite se distrair com tudo isso, mantenha o celular longe ou em modo avião para que você não receba notificações constantemente e caia na distração. 

Para quem não mora sozinho e tem filhos ou família em casa, a dificuldade pode ser ainda maior, mas não é impossível resolver: mantenha a porta fechada e converse com todos ao seu redor para que você possa manter a concentração durante seu horário de trabalho, é importante estabelecer limites.

  • Faça pausas e respeite os horários de alimentação

Quando estamos em casa, é sempre mais provável almoçarmos mais rapidamente, por isso, é importante que você cumpra o horário em que você normalmente sairia para almoçar, essa é uma dica importante de como se organizar durante o home office.

Determine um horário todos os dias para o almoço e o lanche da tarde, coloque um despertador para não esquecer e conseguir manter esse mesmo padrão. Isso vai te ajudar a preservar a sensação de rotina e a cuidar da sua saúde.

Assim como no escritório, o horário de almoço deve ser respeitado para garantir tanto o seu descanso durante essa pausa, quanto a necessidade de cuidar da sua saúde, deixar de almoçar para trabalhar ou não se alimentar direito pode prejudicar sua concentração e a sua saúde.

  • Evite ficar muito tempo sentado e tente sempre se alongar

Quando estamos no escritório, geralmente levantamos para falar com outro colega de trabalho, buscar um café, fumar um cigarro ou até mesmo ir ao banheiro, portanto, temos mais períodos de pausa ou em pé. 

É importante tentar fazer o mesmo quando estiver dentro de casa, ficar muito tempo sentado pode prejudicar sua saúde e fazer você cair no sedentarismo. Procure levantar um pouco durante o expediente e fazer pequenos alongamentos.

Se você gostou da lista que preparamos, tente começar as mudanças aos poucos para que não haja nenhuma frustração, a ideia é melhorar sua rotina e concentração no trabalho. Vá se organizando diariamente e dentro do seu tempo e limites.

Artigos relacionados

Você também pode estar interessado

Por que sua empresa deve vender online?

Entenda como o e-commerce pode ajudar seus negócios em tempos de pandemia Por que vender online? Essa é uma pergunta que pode ser respondida apenas

Como empreender sem sair de casa

Saiba como empreender sem sair de casa para conseguir tirar um dinheiro extra enquanto otimiza tempo Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus, diversos profissionais

Noticias, artigos e novidades direto no seu email.