Como captar clientes pela internet
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Fidelizar os clientes e adquirir autoridade no mercado são alguns dos objetivos que fazem uma empresa crescer. Atualmente, a visão sobre marketing e captação de clientes se revolucionou, devido ao advento da internet e da era da informação, quando tem-se acesso a todo tipo de informação. 

Diante desta nova tendência de estratégias de marketing, surgiu a necessidade de saber como captar clientes pela internet, pois o ambiente online tornou-se o principal canal de comunicação e veiculação de informações da atualidade. O marketing digital transformou a maneira de se captar novos clientes, consolidando a presença das empresas nas redes sociais. 

Agora, a figura do cliente já é vista de forma distinta, como alguém informado e criterioso, e a missão das empresas é convencê-lo de que seus produtos e serviços são, de fato, de qualidade. No contexto das franquias, observa-se o mesmo. É fundamental que o plano de marketing digital já esteja incluído no modus operandi da franquia, repassando aos franqueados as estratégias que serão postas em prática. 

O marketing digital possui como sua essência o conteúdo relevante e demanda poucos gastos para a empresa. Os resultados são vistos especialmente em longo prazo, auxiliando na construção da imagem da empresa no mercado. O marketing de conteúdo é caracterizado por possuir um alcance maior do que qualquer outra forma de marketing, e diante dos resultados obtidos, é uma estratégia que irá perdurar ao longo do tempo.

O marketing de conteúdo na prática

Para consolidar a presença de uma empresa no ambiente virtual e, assim, captar novos clientes, o marketing de conteúdo é a ferramenta a ser utilizada. Portanto, a gestão se valerá da produção de conteúdo relevante, nas redes sociais e em sites próprios, para atrair os clientes, educando-os e, consequentemente, mostrando os diferenciais de seus produtos e serviços. 

O marketing de conteúdo é segmentado em fases, de acordo com a jornada do cliente. Logo, no contato inicial com o espaço virtual da empresa, o ideal é que o cliente seja informado e educado sobre algum tema e adquira consciência sobre um possível problema, para, posteriormente, os produtos e serviços da empresa serem apresentados como a solução. 

Dessa forma, a companhia deve contar com profissionais que produzam conteúdo, direcionando, assim, atenção especial para o planejamento de marketing digital. Outro ponto positivo do marketing feito no ambiente online é a possibilidade de análise dos resultados obtidos, por meio de métricas diversas. 

Este feedback permitirá que a empresa realize melhorias e ajustes no seu planejamento, de forma que potencialize sua captação de clientes, tornando-se referência no assunto ao qual sua atividade principal é direcionada.

As melhores estratégias de como captar clientes pela internet

Conscientes da importância da produção de conteúdo relevante, é o momento de elaborar planos estratégicos de ação, para consolidar a presença da empresa no ambiente virtual, como passo para a construção de sua imagem e autoridade.

Criação de um site/blog

A criação de um espaço próprio na internet é essencial, pois amplia as possibilidades da criação de conteúdo relevante, além de transmitir a imagem de profissionalismo e comprometimento. 

Criar um site/blog corporativo faz com que o seu público-alvo torne-se mais engajado e fidelizado, pois será o principal canal de divulgação de produtos e serviços, e demonstração da especialização e qualificação de seus profissionais. 

Outro grande diferencial do site próprio é a maior possibilidade de atração de novos leitores, visto que nas redes sociais, as páginas são submetidas aos algoritmos, reduzindo seu alcance orgânico.

SEO

O SEO – Search Engine Optimization, é composto por ferramentas de otimização de um site. Dessa forma, com a utilização dos recursos de SEO, o site da empresa estará bem posicionado nos resultados de busca do Google, favorecendo a captação de clientes pela internet. 

Portanto, a aplicação correta de ferramentas como o tamanho das letras, estruturação do texto, quantidade de parágrafos, qualidade do conteúdo, SEO Title, títulos internos, heading tags, URLs, entre outras, trarão melhores resultados em alcance.

Utilização de Landing Pages

Em certos momentos, de forma a aprofundar a interação do cliente com a empresa, a melhor maneira será a utilização das chamadas Landing Pages. Com este recurso, a empresa obtém o e-mail, informações relevantes e outras formas de contato com o cliente, em troca de algum produto ou serviço especial, geralmente gratuito. Dessa forma, a empresa irá se tornar mais próxima do cliente, aumentando as chances de venda.

Conteúdo relevante

A criação de conteúdo relevante é a peça-chave de como captar clientes pela internet. Mostrando ser referência em um determinado assunto, o cliente torna-se mais suscetível a escolher uma empresa. Não é suficiente apenas mostrar a qualidade de um produto ou serviço, é necessário educar o público sobre sua eficiência e aplicação prática.

Presença nas redes sociais 

Cada rede social possui um público próprio, com formatos diferentes de conteúdo. Por esta razão, uma empresa deve estar presente em várias redes sociais, que sejam direcionadas para o seu público-alvo. Com perfis em diferentes redes, a empresa consegue diversificar seu conteúdo, auxiliando no engajamento de seus clientes. 

Mobile Marketing

Com o avanço tecnológico, a era dos smartphones veio para ficar, com celulares que possuem funcionalidades cada vez mais diversificadas. Muitos acessam os conteúdos online pelo celular, e por esta razão, é crucial investir em mobile marketing, construindo uma interface para o site, que seja facilmente navegável pelos smartphones.

A equipe de produção de conteúdo

O primeiro passo para investir em marketing digital, é a criação de uma equipe de profissionais de produção de conteúdo, que vai desde o head de conteúdo, até os redatores. 

Desta maneira, a empresa contará com um planejamento completo e bem estruturado, que é a chave principal de como captar clientes pela internet. Portanto, o investimento inicial na equipe de marketing digital e produção de conteúdo é fundamental, para garantir o sucesso da estratégia de uma empresa.

A importância da utilização de métricas

As métricas permitem que a empresa obtenha o feedback do alcance de suas publicações e de seu conteúdo. Assim, será possível que a equipe de produção de conteúdo identifique quais formatos estão se destacando, os canais de maior acesso, e os melhores horários para postagem. 

Através das métricas, o planejamento de produção de conteúdo é submetido à melhorias, de forma a aproximar ainda mais o cliente.

Conheça bem seu público-alvo

Para a criação de um conteúdo relevante, é imprescindível dialogar com quem se direciona o texto, imagem ou vídeo. Por isso, é fundamental que a empresa tenha bem definido qual é o público-alvo, e quais tipos de informação serão consideradas necessárias e relevantes. Por meio desta definição, a estratégia de marketing digital irá obter maior êxito, devido à sua maior capacidade de atração de novos clientes.

O marketing de conteúdo para franqueados

Para os franqueados, o marketing de conteúdo irá auxiliar no crescimento da imagem da franquia no mercado. O planejamento de marketing digital já deve estar incluído no programa de ensino ao franqueado, garantindo o suporte necessário, por parte da franqueadora. Portanto, o marketing digital mostra-se como uma verdadeira estratégia de expansão para franquias, consolidando sua marca.


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