A contabilidade como ferramenta para a tomada de decisões

A contabilidade de uma empresa é ferramenta indispensável à gestão estratégica de um negócio. 

Atividades desenvolvidas pelo setor contábil, como a análise de investimentos, balanços patrimoniais, gestão de estoque, controle do fluxo de caixa, levantamento da carga tributária, demonstrações contábeis e gestão orçamentária, auxiliam na tomada de decisões importantes. 

Dessa forma, as práticas contábeis são instrumento de crescimento econômico empresarial, pois permitem que a empresa atinja suas metas. Especialmente em tempos de crise, é necessário apoiar-se em dados contábeis, para a tomada de decisões que podem manter a saúde do negócio. 

A contabilidade gerencial garante a aplicação correta dos recursos financeiros da companhia, identificando os setores que necessitam de maiores investimentos. 

Portanto, a contabilidade gerencial propicia o controle efetivo das finanças da empresa, mantendo a estabilidade do fluxo de caixa. A tomada de decisão na contabilidade, como estratégia de gestão empresarial, proporciona resultados positivos, por meio do emprego inteligente de capital. 

A importância da contabilidade para uma empresa é destacada, à medida que suas informações são utilizadas pela administração. 

O setor contábil garante não apenas o cumprimento de obrigações previstas em lei, mas também dinamiza a gestão financeira de um negócio. 

Dessa forma, através de dados estatísticos, a empresa possuirá embasamento para a tomada de decisões importantes, que definirão o sucesso de um empreendimento. 

A presença de profissionais da contabilidade na empresa é imprescindível, visto que as funções desempenhadas por este setor são essenciais para uma boa gestão. 

Os dados contábeis conferem maior previsibilidade de lucros, proporcionando, assim, o crescimento da empresa. 

Neste artigo, veremos a importância da tomada de decisão na contabilidade como instrumento de estratégia, e como auxiliar empresas neste processo, sendo franqueado da E-Contábil.

As vantagens da contabilidade para a empresa

O planejamento financeiro, desenvolvido pelo setor contábil, traz muitas vantagens para a gestão do negócio. 

A contabilidade empresarial proporciona confiabilidade aos processos operacionais da empresa, exercendo, portanto, função essencial.

Possibilidade de previsão de lucros

As práticas contábeis possibilitam a previsão da lucratividade de um negócio. Desse modo, as empresas analisam estes dados importantes, no momento de realizar novos investimentos. 

Portanto, a contabilidade deve ser vista como instrumento de expansão corporativa, pois permitem a análise do grau de risco de investimentos e estratégias. 

Assim, a contabilidade empresarial faz com que as decisões sejam melhor fundamentadas, evitando que a gestão cometa erros em seu planejamento.

Gestão orçamentária 

A gestão do orçamento empresarial também será viabilizada por meio das atividades desempenhadas pelo setor contábil. 

Dessa forma, a contabilidade prevê os gastos de determinado período, garantindo o pagamento desses débitos. Desse modo, a empresa poderá realizar sua reserva financeira para eventuais gastos inesperados. 

Consequentemente, a empresa efetivará o emprego inteligente dos recursos financeiros, de forma equilibrada.

Controle dos bens de estoque

A contabilidade viabilizará o efetivo controle de estoque, identificando a taxa de rotatividade dos produtos comercializados. Assim, a gestão saberá o momento de repor os produtos, mantendo a estabilidade das vendas. 

É importante que a relação dos bens de estoque esteja em conformidade com os dados contábeis, evitando desperdícios e extravios de produtos. 

A gestão de estoque otimiza o relacionamento com fornecedores e clientes, pois garante que as entregas sejam realizadas no prazo, e as mercadorias reabastecidas, sempre que necessário. 

Expansão do modelo de negócio 

A tomada de decisão na contabilidade permite a expansão do modelo de negócio. Dessa forma, o setor contábil analisará a viabilidade de novos projetos e investimentos, na busca por expandir as atividades da empresa. 

A contabilidade gerencial será a ferramenta ideal, para avaliar a segurança, regularidade e viabilidade de novos projetos de ampliação empresarial. 

Desse modo, os profissionais da contabilidade emitirão relatórios e pareceres, contendo diagnósticos sobre investimentos. Portanto, através da contabilidade, a empresa expande sua atividade para novos mercados.

Planejamento financeiro 

O planejamento financeiro é fundamental para que a empresa se organize, possibilitando, assim, o alcance das metas. 

Por meio do planejamento financeiro, a tomada de decisão na contabilidade será embasada em dados estatísticos, que proporcionam uma visão ampla e analítica da saúde financeira do negócio. 

Dessa forma, a gestão otimizará o direcionamento dos recursos, de maneira equilibrada. O planejamento financeiro garantirá, inclusive, proteção ao patrimônio da empresa, evitando gastos desnecessários.

Redução da carga tributária 

Uma das funções do contador é proceder com o levantamento dos tributos devidos, em um determinado período. Dessa forma, por meio desta atribuição, o setor contábil busca a elisão fiscal, que é a redução da carga tributária, dentro dos limites legais. 

A elisão fiscal também auxiliará no processo de tomada de decisões importantes, pois possibilitará a realização de novos investimentos. 

É crucial que o processo de elisão fiscal seja conduzido em conformidade com as previsões legais, evitando, assim, que a empresa seja exposta ao Fisco. Desse modo, possíveis autuações fiscais serão evitadas, que podem desencadear em multas tributárias.

Visão analítica sobre o futuro da empresa 

A contabilidade empresarial permite que a gestão tenha uma visão sobre o futuro, de forma analítica. 

Através dos demonstrativos contábeis, que registram a trajetória financeira e tributária da empresa, a gestão poderá realizar projeções para o futuro. Esta visão analítica possui repercussões a longo prazo, pois embasa a tomada de decisões. 

Consequentemente, a empresa torna-se mais competitiva, pois projeta suas ações no futuro, realizando as mudanças necessárias.

A importância da tomada de decisão na contabilidade 

A tomada de decisão na contabilidade exerce papel essencial para redução dos riscos envolvidos a todo empreendimento. Desse modo, mesmo em situações de instabilidade econômica, a contabilidade empresarial proporciona maior segurança às empresas. 

As funções desenvolvidas pelo setor contábil da empresa são imprescindíveis, para o processo de tomada de decisões, visto que possibilitam a elaboração de planos de ação, em conformidade com a sua real situação econômica. 

Portanto, a contabilidade permite o crescimento econômico da empresa, sendo, inclusive, um fator de competitividade no mercado. 

A avaliação de gastos, e dos setores que necessitam de maior aplicação de recursos financeiros, flexibiliza e otimiza a gestão das finanças, fazendo com que a empresa apresente melhores resultados. 

A tomada de decisão na contabilidade também auxilia no momento de realizar empréstimos, financiamentos, e demais operações de crédito. 

A contabilidade exerce não apenas funções de resolução de questões burocráticas, e de prevenção, mas também função consultiva, auxiliando a gestão, no alcance de metas de crescimento e destaque no mercado

A consultoria contábil como ferramenta de gestão 

A consultoria contábil consiste no estudo aprofundado, sobre a situação financeira e contábil da empresa. Assim, o consultor contábil procede com a avaliação dos documentos, demonstrativos, livros contábeis e demais registros. 

A consultoria contábil proporciona o feedback, por meio de relatórios técnicos, que apontam quais pontos precisam ser modificados. Portanto, a consultoria contábil tem sido vista como uma verdadeira ferramenta, de crescimento econômico da empresa. 

O consultor financeiro poderá, ainda, dar conselhos e indicar possíveis caminhos, para potencializar a lucratividade do negócio. Consequentemente, a gestão realizará um planejamento, prevendo a repartição dos recursos, conforme a real necessidade. 

Diante dos resultados positivos, que são alcançados pelas empresas, após o processo de consultoria contábil, destaca-se a importância da contabilidade, para o bom andamento de qualquer negócio.

Os profissionais que prestam serviços contábeis

Considerando o destaque que a contabilidade tem conquistado no mercado, devido à sua importância para as empresas, muitos profissionais se especializaram na prestação destes serviços. 

Dessa forma, muitos empresários têm estudado a possibilidade de terceirizar o setor contábil das empresas, para contar com os serviços de profissionais qualificados. 

Por meio da terceirização do setor contábil, a empresa reduz custos e otimiza as práticas contábeis e fiscais. 

Seja qual for o porte da empresa, a contratação de profissionais da contabilidade, especializados nas atividades contábeis empresariais, garante o cumprimento de obrigações e a elaboração de planejamentos. 

Dada a complexidade da legislação tributária, e o grande número de obrigações a serem cumpridas, o papel exercido pelos contadores é fundamental. 

Portanto, a contratação de profissionais da contabilidade não deve ser vista como gasto, mas como investimento na saúde do negócio. 

A contabilidade fornecida pelos profissionais da E-Contábil 

A E-Contábil é a franquia de contabilidade inteligente do Grupo Studio, que visa oferecer soluções inovadoras, para o setor contábil de diferentes empresas. 

Por meio da contratação dos profissionais da E-Contábil, a empresa dispõe de serviços especializados, que contemplam todas as atividades contábeis, tributárias e financeiras. 

A E-Contábil proporciona, ainda, a gestão completa dos passivos trabalhistas, através de tecnologias avançadas, de inteligência tributária. A franquia opera por meio de equipes multidisciplinares, atendendo aos segmentos de comércio, indústria e serviços. 

Portanto, é o modelo de negócio ideal para contadores, gestores, economistas e empresários, que desejam investir neste mercado. 

A tomada de decisão na contabilidade, baseada nos serviços desenvolvidos pelos franqueados da E-Contábil, potencializa a lucratividade e competitividade do negócio, viabilizando seu crescimento econômico. 

Invista na nossa franquia, e ofereça serviços contábeis especializados, consagrados pela experiência do Grupo Studio. Seja um franqueado da E-Contábil!


Leia mais:

Assista também:

 

Artigos relacionados

Você também pode estar interessado

Hot daily news right into your inbox.