Clientes fiéis mantêm sua receita fluindo continuamente. De fato, os clientes fiéis gastam 67% a mais do que os clientes ocasionais, e é por isso que se concentrar nos negócios repetidos é uma necessidade. Mas como?

Primeiro, saiba que ter um relacionamento com seus clientes é o que gera lealdade. Os relacionamentos inspiram os clientes a fazer uma compra, e escolher sempre você.

Por isso, confira estas 10 dicas de como fidelizar clientes para sua empresa.

 

1. O atendimento ao cliente deve ser prioridade

Os consumidores acreditam que o atendimento ao cliente de uma empresa é um reflexo de quanto valorizam os clientes.

Por isso, se você quer clientes fiéis, um atendimento incrível é essencial. Um cliente avalia todas as interações que ele ou ela mantém com sua equipe e faz um julgamento sobre seu serviço.

Quando um cliente espera na fila, faz um retorno, liga sobre um produto quebrado após uma compra, faz uma pergunta no Facebook ou trabalha com um funcionário para encontrar o presente perfeito em sua loja – eles estão tentando se relacionar.

Isso significa que sua equipe na loja deve ser amigável, útil e eficiente. Além disso, sua equipe de suporte ao cliente deve ter fácil acesso e resolver problemas em tempo hábil. Logo, sua empresa deve trabalhar para responder a perguntas rapidamente, mesmo nas mídias sociais.

Pesquisas mostram que os clientes desejam atendimento via mídia social e esperam uma resposta rápida. Quarenta e dois por cento dos consumidores esperam uma resposta nas mídias sociais em uma hora e outros 32% esperam uma resposta em 30 minutos.

2. Recompense seus clientes

Uma das melhores maneiras de manter os clientes voltando é recompensá-los por sua lealdade. Configure um programa de fidelidade que possa oferecer aos clientes descontos, brindes e ofertas exclusivas.

Pesquisas mostram que 76% das mulheres e 72% dos homens provavelmente compram em uma empresa que oferece um programa de fidelidade.

Por que os programas de fidelidade funcionam? Simples, os clientes querem se sentir apreciados. Afinal, eles podem optar por gastar seu dinheiro em qualquer lugar e escolheram você. Como não é um gesto pequeno, você deve retribuir o favor por meio de um programa de fidelidade.

3. Peça conselhos e ouça

Quando sua mãe lhe deu um conselho na época de sua adolescência, talvez você tenha revirado os olhos, ficou na defensiva e provavelmente disse algo como: “ela não sabe do que está falando”.

Às vezes, as empresas reagem ao feedback do cliente exatamente dessa forma. Eles não querem ouvir conselhos valiosos – especialmente se é algo que não desejam fazer.

Toda empresa deve fazer um esforço para coletar feedback dos clientes e ouvi-los. Se os clientes se queixam do layout inadequado da sua loja, por exemplo, corrija-o. Quando a melhoria estiver concluída, informe os clientes.

É uma ótima maneira de mostrar aos clientes que você não está apenas lendo os comentários deles, mas também agindo sobre ele.

4. Oferecer conveniências

Facilite a vida de seus clientes e eles continuarão voltando. Pense em como você pode tornar a experiência do cliente mais simples ou mais rápida. Considere otimizar o processo de pagamento para que os clientes possam entrar e sair rapidamente, responda perguntas nas mídias sociais, em vez de forçar os clientes a passar por um labirinto automático de menus por telefone. Além disso, busque oferecer faturamento automático.

Um bom exemplo veio da Applebee’s, que aumentou recentemente seu fator conveniência e consequentemente, fidelidade. O bar adicionava checkout digital a cada mesa para que os clientes não precisassem esperar a conta ou alguém para passar o cartão de crédito.

5. Não basta apenas pegar o dinheiro

Você administra um negócio. Vender um produto ou serviço é o que paga as contas, nós entendemos. Porém, se você se conectar aos seus clientes apenas quando desejar que eles comprem algo, terá problemas em mantê-los por muito tempo.

Considere organizar um evento de agradecimento ao cliente para mostrar sua gratidão, envie links para artigos úteis em seu blog ou mostre uma instituição de caridade local que sua empresa apoia no boletim mensal.

A ideia é se conectar com seus clientes regularmente, sem “pedir dinheiro” regularmente.

6. Não esqueça de sorrir

Esse é outro item que parece óbvio, mas é importante o suficiente para ser lembrado.

Clientes que são recebidos com um sorriso, atenção e cordialidade, tendem a gastar muito mais. Imagine-se como cliente, e lembre que quando você vai algum lugar gastar seu dinheiro, quer ver nos olhos do vendedor a satisfação em lhe servir.

Não esqueça de fazer isso sem ser invasivo e “grudento” seja cordial dando um pouco de espaço para que ele se sinta à vontade sem alguém em cima o tempo todo.

Embora pareça um pequeno detalhe, uma saudação amigável obviamente tem consequências importantes.

7. Configure maneiras de se comunicar com seus clientes

A comunicação frequente com seus clientes mantém você em mente e deixa passar informações importantes.

Reserve um tempo para configurar um banco de dados com informações de contato, como endereços de e-mail, endereços para correspondência ou números de telefone. Em seguida, você pode enviar lembretes amigáveis, parabéns ou uma newsletter mensal.

8. Use as mídias sociais

A mídia social é outra ótima maneira de se comunicar com seus clientes quase diariamente. Lembre-se de que isso funciona melhor se você limitar quantas comunicações são realmente anúncios.

Não se esqueça de enviar mensagens que sejam lembretes divertidos ou informações úteis, por meio dessa ferramenta tão importante atualmente.

9.Faça uso da automação

Ao receber uma ligação, seja para reclamar, seja para orientação ou compra de algum produto, utilizar a automação vai fidelizar seus clientes.

É péssimo, ter que contar a mesma história quatro vezes para pessoas diferentes que não podem resolver seu problema. Aí entra a parte do cadastro eficiente de cada um de seus clientes. Um sistema adequado vai mostrar aos clientes que você está com todas as informações e pronto para solucionar o problema.

10. Exceda suas expectativas

Por fim, entre as dicas de como fidelizar clientes, sua forma de atuação deverá exceder às expectativas. Se o concorrente faz de uma forma, aperfeiçoe essa maneira e faça mais ainda.

Gostamos de ser surpreendidos positivamente, por isso, vá além do comum para fidelizar seus clientes.


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