Reduzir o IRPJ e CSLL das Empresas é Possível?

O atual cenário mercadológico apresenta um contexto em que as margens de lucros estão cada vez mais reduzidas, fazendo com que as empresas fiquem atentas às possibilidades de redução de custos, aumento de lucros e melhora de seu fluxo de caixa. Devido à alta carga tributária no Brasil, a adoção de um planejamento tributário eficiente é um aliado das empresas na busca por aumento de lucratividade, visto que é capaz de contribuir para Reduzir o IRPJ e CSLL.

Ao se tratar de empresas que tributam os seus resultados pelo lucro real – onde o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) são calculados sobre o lucro contábil ajustado por adições e exclusões –, a busca por ferramentas que diminuam suas bases de cálculo de forma legal é de grande valia para essas entidades.

Ao reduzir os impostos a empresa acaba reduzindo seus gastos, podendo assim ajustar suas despesas e estabelecer preços mais competitivos. Um dos meios de regular a tributação das empresas é buscando alternativas de Elisão Fiscal. Essa forma de agir trata-se de meios lícitos que podem ser utilizados pelas empresas como forma de reduzir a sua carga tributária por meio de lacunas na legislação, o que é o oposto de Evasão fiscal, que são meio ilícitos de se obter qualquer ganho tributário.

Aqui no GS Empreenda, abordamos em um curso, algumas formas de planejamentos tributários previstos em Legislação que podem auxiliar a empresa a Reduzir o IRPJ e CSLL. Planejamento desde a identificação e utilização de benefícios fiscais que podem reduzir o Imposto devido, quantas outras técnicas para redução da base de calculo do imposto.

Acesse o curso agora

Como exemplo, podemos trazer o Programa de Alimentação do Trabalhador- PAT beneficio para as empresas optantes do Lucro Real, que se cadastradas podem reduzir em até 4% o seu IRPJ devido. Claro que respeitando outros diversos critérios que estão explicados no curso.

Quando se trata de maximização dos lucros das empresas há uma busca por alternativas que possam reduzir qualquer tipo de custo, sejam eles administrativos, operacionais ou tributários. Buscar meios de reduzir a carga tributária das empresas é uma dessas formas válidas de maximização de lucros por meio de um planejamento tributário eficiente.

Artigos relacionados

Você também pode estar interessado

Noticias, artigos e novidades direto no seu email.