Conheça as melhores cidades para empreender no Brasil

Saiba quais são as melhores cidades para empreender no Brasil e entenda mais seus pontos fortes 

Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil, principalmente no momento em que o país se encontra: crise econômica, pandemia, aumento constante do dólar, mudanças de comportamento do consumidor, entre outros fatores. Por isso, é necessário entender quais são as melhores cidades para empreender no Brasil.

Além de todas as dificuldades já citadas, existe um desafio muito grande quando o assunto é empreender, são muitas burocracias na abertura de uma empresa, instabilidade do mercado e algumas outras barreiras que podem dificultar esse processo.

Segundo estudo da Doing Business do Banco Mundial, o Brasil está entre os 15 piores países do mundo quando o assunto é facilidade em abrir novas empresas, o que acaba desanimando muitos empreendedores.

Entretanto, com a mudança de reformas como a trabalhista, previdenciária e a desburocratização promovida pela Lei da Liberdade Econômica, esse cenário começou a mudar e o país inverteu a linha de queda que já durava quase 15 anos.

Se você deseja começar um negócio, então confira o ranking das melhores cidades para empreender no Brasil, segundo o índice da Endeavor:

  1. São Paulo

Em primeiro lugar do ranking, São Paulo é a cidade com mais facilidade no investimento em negócios e empreendedorismo, conquistando a nota 9,83.

Considerada a maior economia do país, a metrópole paulista é uma referência impulsionada por fatores como o tamanho do seu mercado, investimentos altos e melhores condições logísticas. 

Além disso, a cidade é líder no turismo de negócios, já que é palco de feiras e eventos importantes sobre todo tipo de mercado existente no país, oferecendo espaços de coworking, incubadoras, aceleradoras, excelente Capital Humano e Cultura Empreendedora.

É uma ótima alternativa para quem quer empreender, com certeza você encontrará diversas opções e espaços disponíveis para iniciar um novo negócio.

  1. Florianópolis

Com nota 8,17, Florianópolis fica em segundo lugar no ranking de melhores cidades para empreender no Brasil. Isso se dá pela qualidade que a cidade oferece em quesitos essenciais, como o Capital Humano, acesso a capital, inovação e Cultura Empreendedora.

Comparada com outras cidades do país, Florianópolis sai em vantagem quando o assunto é Startups: segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a capital catarinense vem se tornando uma excelente incubadora de novas ideias.

  1. Vitória

Em terceiro lugar no ranking, Vitória recebeu nota 7,30 e assim como Florianópolis, a capital do Espírito Santo ganhou grande destaque por sua nota alta no quesito Capital Humano (8,21).

Outro fator importante é a qualidade de mão de obra básica e qualificada, Vitória é a segunda melhor cidade do Brasil para empreender quando se trata desses quesitos tão importantes para qualquer negócio.

  1. Curitiba

Curitiba leva nota 7,11 e apresenta uma pontuação baixa no quesito Cultura Empreendedora, mas se manteve no top 10 de cidades empreendedoras por sua boa pontuação em Capital Humano, Acesso a Capital, Inovação, Infraestrutura e Ambiente Regulatório. 

Outro ponto forte da cidade é a facilidade em consultar se um imóvel é adequado para um novo negócio, o prazo é de apenas 4 dias.

  1. Joinville

Com nota 7,01, Joinville fica em quinto lugar no ranking de melhores cidades para empreender no Brasil, segundo a Endeavor. 

Ainda que em quinto lugar, a cidade ultrapassou as melhores colocadas no quesito melhor Ambiente Regulatório.

Joinville também se destaca pela rapidez no andamento de processos e por oferecer menor complexidade tributária, isso faz com que o comércio local seja estimulado, por exemplo.

Se você é empreendedor ou apenas se interessa pelo assunto, confira alguns de nossos conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e vendas que podem agregar na sua estratégia.

Artigos relacionados

Você também pode estar interessado

Por que sua empresa deve vender online?

Entenda como o e-commerce pode ajudar seus negócios em tempos de pandemia Por que vender online? Essa é uma pergunta que pode ser respondida apenas

Como empreender sem sair de casa

Saiba como empreender sem sair de casa para conseguir tirar um dinheiro extra enquanto otimiza tempo Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus, diversos profissionais

Noticias, artigos e novidades direto no seu email.