RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalVeja quais são os 8 tipos de serviços de advocacia mais procurados

Veja quais são os 8 tipos de serviços de advocacia mais procurados


Há uma tendência de retomada do crescimento do mercado de trabalho na área jurídica que pode ser observada desde o começo desse ano. Os serviços de advocacia têm sido mais procurados em alguns setores, o que está alavancando a carreira dos profissionais mais antenados a essas mudanças.

Por sorte, a faculdade de Direito oferece a oportunidade de atuação em segmentos diferenciados. Mas para segui-los é preciso especialização, conhecimento e uma boa dose de empreendedorismo.

Você sabe quais são os serviços mais procurados na área jurídica? Elaboramos uma lista com alguns deles para que você possa prestar atenção a esse movimento e levar seus estudos e ações na direção certa. Acompanhe o artigo!

1. Pequenas causas

Essa área é uma das mais procuradas entre os serviços de advocacia oferecidos no país. Aqui, entram aquelas questões relacionadas a conflitos na vizinhança, por exemplo, reclamações sobre serviços, que são sempre crescentes, problemas com a compra ou a entrega de produtos, negociação de dívidas, entre outros tipos.

2. Tecnologia da Informação

Com a criação do Marco Civil da Internet, o advogado que se especializa nessa área pode lidar com as questões a respeito da informática. Entre os possíveis clientes estão usuários da rede, lojas com e-commerce, fabricantes de softwares e provedores de internet. Alguns bancos também têm procurado profissionais que atuam nesse segmento.

3. Comercial

Aqui, vale a defesa de empresários do comércio, além das instituições de classe no segmento, nos casos em que é preciso elaborar estatutos ou contratos sociais, processos de falência, de recuperação da empresa, abertura e fechamento de negócios, entre outros.

4. Tributário

A atuação na área tributária é cada vez mais promissora no Brasil, principalmente em função da complexidade e da alta carga de tributos cobrada no país.

franquia tributária, por exemplo, é um modelo que permite às empresas buscar os melhores caminhos para cumprir a legislação, mas reduzindo de forma inteligente a sua carga de tributos, por meio de consultoria desses serviços. Ele pode ser oferecido por meio da prestação de serviços administrativos e contábeis.
 

 Conheça o guia para implementar a área tributária no seu escritório


 

5. Eleitoral

No Brasil, os pleitos ocorrem a cada dois anos, se considerarmos os níveis municipal, estadual e federal. Assim, os candidatos têm recorrido, cada vez mais, aos serviços de um advogado para que consigam agir dentro da lei eleitoral. Também são necessários nos casos de cassação de mandato e defesa dos processos eleitorais.

6. Família

Não é de hoje que esse segmento vem sendo muito procurado no Direito. Divórcio e separação, contratos pré-nupciais, direitos das pessoas em união estável, pagamento de pensões aos filhos e outros assuntos relacionados estão no topo da lista dos mais pedidos pelos clientes. Inventários também entram nessa categoria.

7. Consumidor

A relação entre fornecedores de bens e serviços e os consumidores é mediada pelo advogado que escolhe atuar nessa área do Direito. A base dela é o Código de Defesa do Consumidor. Vale lembrar que, com o fluxo de informações cada vez maior, por causa do uso da internet, das redes sociais e dos sites de reclamação, esse é um serviço que tende a crescer ainda mais.

8. Trabalhista

O advogado pode escolher atuar junto às empresas ou aos trabalhadores, visando a garantia do cumprimento dos direitos entre empregadores e empregados. Previdência social e questões sindicais também entram no rol de atividades desse profissional.

Há muitos outros serviços de advocacia que podem ser oferecidos pelas pessoas que escolheram o Direito como profissão. É preciso que você tenha o olhar apurado para as tendências que o mercado apresenta e aproveite as oportunidades que ele oferece, de olho na inovação e nas melhores chances de obter uma boa rentabilidade com o seu trabalho.

Acha que este artigo pode ajudar outros advogados, como você, a ampliar os horizontes sobre a atuação? Compartilhe o texto em suas redes sociais!


Redação Grupo Studio