RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalA taxa Selic está caindo, e agora? Como ficam os investimentos?

A taxa Selic está caindo, e agora? Como ficam os investimentos?

A taxa Selic está caindo, e agora? Como ficam os investimentos?

As 18 horas do dia 26 de julho de 2017, Banco Central anunciou que o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic em um ponto percentual, de 10,25% para 9,25% a.a., sem viés, atingindo o menor patamar desde outubro de 2013.

Alguns dos produtos financeiros mais populares do Brasil possuem remuneração indexada ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que é a taxa utilizada no dia para depósito entre bancos, e acompanha a taxa referencial da economia brasileira, a famosa SELIC. Ou seja, se a taxa de juros da Selic cair, a tendência é que a taxa do CDI também caia e a remuneração desses investimentos indexados se reduz.

Apenas para exemplificar, entre 30 de julho de 2015 e 19 de outubro de 2010, a taxa Selic esteve em 14,25%, e não raro, era possível encontrar pequenos bancos oferecendo CDB’s com remuneração de 120% do CDI, o que resulta em rentabilidade anual bruta, aproximada de incríveis 17,1%. Hoje, em uma simulação com CDB semelhante, a rentabilidade bruta cairia para 11,1%, ou seja, 35,09% a menos.

Como ainda há espaço para Selic cair ainda mais, devido à crise financeira e a necessidade de fomentar a economia, e também a trégua da inflação, encontrar produtos financeiros com boa rentabilidade estará cada vez mais difícil e para manter boa rentabilidade, será inevitável assumir riscos maiores.

Enfim, saia da zona de conforto, estude, pesquise se informe e lembre-se, não existe o melhor investimento, existe o investimento mais adequado, e o adequado hoje, pode ser o inadequado de amanhã, pois faço minhas, aquelas frases dos fundos investimentos “A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade no futuro”.

 Conheça as 7 principais formas de investimento




Redação Grupo Studio