RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalSaiba como identificar uma oportunidade de negócio em 4 passos

Saiba como identificar uma oportunidade de negócio em 4 passos

Não saber como identificar uma oportunidade de negócio pode ser incrivelmente caro e desencorajador, mas a verdade é que isso acontece o tempo todo. Os empreendedores estão sempre em busca de sucesso, mas analisar a realidade pode ser algo bastante complicado, independentemente do seu nível de formação acadêmica.

É incrivelmente difícil encontrar boas oportunidades, e qualquer empresário de sucesso pode dizer o tempo que levou até ser capaz de desenvolver as habilidades necessárias e o quanto de experiência foi preciso acumular no processo.

Pensando nisso, neste post, apresentamos 4 perguntas essenciais que você deve responder para identificar e aproveitar excelentes oportunidades de novos negócios. Boa leitura!

1. O produto ou serviço em questão atende a uma determinada necessidade?

Essa é uma pergunta desafiadora, mas certamente é uma das mais importantes. Sempre que você for avaliar uma oportunidade, descubra se existe realmente uma demanda específica para o produto e/ou serviço. Ele resolve algum problema importante dos consumidores?

Considere utilizar o Google Consumer Surveys ou um serviço de pesquisa similar para entender melhor as necessidades do público-alvo. Afinal, a melhor maneira de saber se as pessoas estão interessadas em seu negócio é perguntar diretamente a elas.

Caso a necessidade já tenha sido atendida por alguma empresa, é preciso determinar se é possível competir com ela, por exemplo, oferecendo produtos de melhor qualidade ou que sejam considerados mais valiosos pelos consumidores.

2. A oportunidade funcionará em sua localidade?

Ainda que a oportunidade atenda satisfatoriamente a uma necessidade existente, isso não vai significar nada se ela não for específica para a sua região. Ou seja, deve haver uma demanda que, infelizmente, é algo muito dependente da localização.

Além disso, é necessário considerar o ambiente econômico. No caso de existir demanda em sua localidade, é preciso saber se os prospects podem dispor do tempo e dinheiro necessários para se tornarem clientes, tornando possível que a sua solução conquiste o mercado.

 

Baixe agora grátis: Guia essencial para aumentar a rentabilidade no seu escritório de advocacia

 

3. Você possui os recursos necessários para ajudar o negócio a ter sucesso?

Embora seja possível começar a acumular recursos após ter realizado a aquisição de uma empresa, iniciado um negócio ou lançado um empreendimento, isso ainda é algo que deve ser levado em consideração desde o início.

Seja sincero consigo mesmo. Infelizmente, é nesse ponto que diversos empreendedores cometem seus primeiros erros. Muitos querem fazer tudo sozinhos e, apenas quando é tarde demais, descobrem que é preciso confiar nos outros para que possam se concentrar no core business de suas empresas e na configuração de estratégias.

4. É possível fornecer o produto ou serviço a um preço adequado?

Tocamos nesse ponto nos tópicos anteriores, e chegou a hora de finalmente abordá-lo: é imperativo que você considere a precificação. Portanto, analise se pode oferecer o produto ou serviço a um preço com o qual o mercado possa lidar.

Isso significa estipular se o seu preço atrai os clientes, ao mesmo tempo em que gera lucros para você e para os demais envolvidos. Certamente, essa pergunta também não é de fácil resposta, todavia, não há como identificar uma oportunidade de negócio se ela for negligenciada.

E aí, gostou do artigo? Então, assine nossa newsletter e seja o primeiro a receber as melhores dicas e novidades diretamente no seu e-mail!


Redação Grupo Studio