RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalRelacionamento com clientes: 5 passos para advogados!

Relacionamento com clientes: 5 passos para advogados!

Relacionamento com clientes: 5 passos para advogados!

Criar e sustentar bom relacionamento com clientes é a chave para o sucesso como advogado e também para que o escritório seja bem-sucedido e próspero. Isso pode parecer simples a princípio, mas forjar relações sólidas e duradouras exige tempo, esforço e muita dedicação.

É o desenvolvimento desse tipo de conexão, baseada na confiança, que diferencia um serviço de excelência de um que se pode achar em qualquer lugar. Esse diferencial pode ser determinante para que seus clientes continuem trabalhando com sua firma.

Portanto, lembre-se de que mais importante que a prospecção de novos clientes, é a nutrição daqueles que você já tem em sua rede.

Quer saber como fortalecer um dos aspectos mais relevantes do seu negócio? Acompanhe este artigo e veja nossas dicas sobre como melhorar o relacionamento com clientes! Confira!

1. Primeiro contato

É um dos momentos mais importantes na relação entre o advogado e um cliente em potencial. Por isso, seja bastante profissional e demonstre interesse e domínio sobre as questões levantadas.

É assim que a confiança começa a ser construída: o cliente sente que alguém compreende suas necessidades e isso causa identificação.

Veja algumas dicas:

  • investir em estratégias de marketing jurídico;
  • oferecer um site informativo e com conteúdos úteis ao público;
  • preparar-se sempre para os atendimentos;
  • escolher locais tranquilos para reuniões, sem perturbações e interrupções que podem causar desconforto.

Essas variáveis transmitem boa impressão e passam boa imagem sobre como os serviços do escritório serão prestados no futuro. Qualquer insegurança produzida pode frustrar as chances de fechamento daquele negócio.

 

Baixe agora grátis: Guia essencial para aumentar a rentabilidade no seu escritório de advocacia

 

2. Atendimento personalizado

Os clientes do mundo de hoje estão cada vez mais empoderados. Eles são bem informados, exigentes e não querem aquilo que é oferecido a todos. Nesse sentido, uma ótima forma de fidelizá-los é oferecer atendimento personalizado e direcionado àquilo que eles estão buscando.

Para oferecer um serviço diferenciado, é imprescindível conhecer muito bem a pessoa, sua personalidade e suas reais necessidades. Cada cliente é único e suas demandas possuem particularidades distintas.

Por isso, não os trate como qualquer um e no modo automático. Ofereça aquilo que mais se adapta ao perfil dele. Esse tipo de conhecimento tem muito impacto na capacidade de construção e manutenção do relacionamento entre as partes.

3. Diversos canais de comunicação

A falta de comunicação costuma ser fonte de muitos problemas e situações de estresse. É dever do escritório e do advogado oferecer múltiplos canais de comunicação aos seus clientes e da maneira que mais lhes for conveniente.

Cada pessoa lida melhor com um tipo de comunicação: e-mails, telefone, mensagens, encontros pessoais, etc. Certifique-se de que sua firma advocatícia é capaz de atendê-lo em todos esses canais, com agilidade e clareza.

Coloque-se sempre à disposição, se for da vontade do cliente, mesmo que o assunto possa ser tratado com outra pessoa da equipe. A construção de relações sólidas, duradouras e com base na confiança exigem que a comunicação extrapole bastante o limite do mínimo.

4. Preparação da equipe

Advogados não são os únicos profissionais que trabalham em um escritório. Por isso, é essencial que os outros funcionários também estejam em sintonia com a importância de cultivar a relação com os clientes.

Tenha uma equipe preparada e capacitada para lidar com o cliente e atendê-lo com uniformidade e excelência de tratamento. Isso inclui advogados, estagiários, setores administrativos e todos os outros.

5. Honestidade e controle das expectativas

A honestidade é a chave! Seja realista e claro quanto aos serviços que seu escritório pode ou não oferecer. Essa característica é apreciada pelos clientes e ajuda a criar bases para relacionamentos sólidos.

Deixe claro quais as limitações do caso, o que esperar daquela causa e possíveis dificuldades burocráticas decorrentes do sistema judicial. Isso garante que as expectativas estão alinhadas e evita desapontamentos.

A formação de relações duradouras e significativas é essencial para o sucesso de qualquer escritório de advocacia. O seu cliente não é apenas um número para o seu negócio, mas um patrimônio que deve ser preservado.

Peça feedbacks regulares e opiniões sobre os serviços. São informações que ajudam a melhorar ainda mais o relacionamento com clientes.

Gostou do artigo de hoje? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe conosco e com nossos leitores sua opinião sobre o assunto!


Redação Grupo Studio