RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalQual o melhor modelo de gestão para o seu negócio?

Qual o melhor modelo de gestão para o seu negócio?

Para que um negócio dê certo, é preciso muito planejamento, organização e foco. Assim, você será capaz de ampliar o alcance da empresa, atrair o público-alvo, fidelizar os clientes, conquistar seus objetivos e fazer seus lucros e seu negócio crescerem.

Entretanto, para conquistar tudo isso, é fundamental que a administração da empresa seja altamente eficiente e focada nas metas da companhia. Uma das melhores formas de garantir isso é por meio da implementação de um modelo de negócios.

Mas como funcionam, exatamente, esses modelos de gestão para negócios? Como escolher o melhor para seu tipo de empresa? Por que eles são tão importantes? No post de hoje, respondemos essas e outras perguntas. Continue a leitura e fique por dentro!

 

Gestão horizontal

Em vez de implementar uma cultura organizacional burocrática, em que as decisões partem unilateralmente de cima para baixo, pode ser interessante investir em um modelo de negócios mais moderno e dinâmico.

Nesse sentido, a gestão horizontal prevê a valorização do trabalho em equipe e a multidisciplinaridade dos times responsáveis por cada tarefa ou processo empresarial. Indo mais além de simplesmente achatar a pirâmide organizacional, esse modelo de negócios empodera os colaboradores, que passam a ter um maior poder de decisão.

Afinal, agora, eles terão mais autonomia e não precisarão mais da permissão do chefe para tomar todas as decisões em seu cotidiano de trabalho. Com esse aumento de responsabilidades, os colaboradores tornam-se mais engajados com a realização e resultados do trabalho. As decisões passam a ser tomadas de forma colaborativa.

Para implementar a gestão horizontal, comece a dividir as decisões com seus colaboradores: pergunte o que eles acham de uma situação, o que fariam diante de determinado cenário, ou qual acreditam ser o melhor caminho para resolver um dilema.

Com isso, eles criarão o hábito de pensar criticamente e fora da caixinha e, logo, estarão prontos para assumir as responsabilidades por suas próprias decisões.

 

Baixe agora grátis: Guia essencial para aumentar a rentabilidade no seu escritório de advocacia

 

Cultura de inovação

Como o nome indica, a cultura de inovação é um modelo de negócios que busca criar um ambiente empresarial em que a criatividade, o pensamento inovador e as ideias ousadas possam florescer.

A partir da experimentação e da implementação de ideias originais e diferenciadas, você e sua equipe podem gerar um diferencial competitivo para a companhia. Consequentemente, vocês atrairão cada vez mais clientes e farão a diferença no setor.

Se você quer levar a cultura de inovação para seu escritório, passe a organizar reuniões coletivas nas quais cada um possa levar seus planos e estratégias para agir com mais inovação. É importante que todos tenham a chance de expressar suas ideias, pois o medo de não ser ouvido ou levado a sério não tem espaço na cultura de inovação.

 

Liderança e constância de propósito

Hoje, o chefe da empresa não pode ter mais apenas as funções tradicionalmente associadas ao cargo, como comandar, coordenar e controlar. É preciso ser um líder, um mentor.

Você é o guardião da cultura, dos objetivos e dos valores da companhia, sendo responsável por promover relacionamentos de qualidade dentro da equipe e, também, entre os clientes, fornecedores, parceiros e, é claro, demais gestores.

Quando exercida com força, a liderança ultrapassa as próprias fronteiras da empresa. Você se torna uma figura que faz a diferença na vida e na carreira dos colaboradores, alguém que todos entendem estar determinado a levar o negócio o mais longe possível, mas sempre com qualidade.

A liderança e constância de propósito prevê que o líder deve fazer-se presente no dia a dia da companhia, participando das atividades, escutando os colaboradores, dividindo suas opiniões e planos com a equipe, enfim, não se isolando e se colocando acima do cotidiano de trabalho de seus subordinados.

Qual modelo de negócios apresentado aqui mais combina com sua empresa? Quer continuar crescendo cada vez mais? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as melhores dicas para seu negócio!


Redação Grupo Studio