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Grupo Studio Franquias Studio FiscalOs 5 segredos da gestão de processos em um escritórios de advocacia

Os 5 segredos da gestão de processos em um escritórios de advocacia

Os 5 segredos da gestão de processos em um escritórios de advocacia

A profissão de advogado é uma das mais prestigiadas em todo o país. Uma das formas de entrar nessa carreira é se afiliar ou criar um escritório de advocacia, o que pode facilitar a captação de clientes e organização do serviço. Porém, como qualquer negócio, é importante fazer uma boa gestão de processos, ou muitos recursos serão desperdiçados a cada serviço.

Mas você se formou em Direito, não em Administração de negócios. Por isso, pode ser um pouco mais difícil do que aparenta manter todos os aspectos do seu escritório de advocacia em ordem.

Para ajudar você a organizar seu dia a dia e aumentar a eficiência do seu fluxo de trabalho, separamos aqui 5 pontos essenciais da gestão de processos para aplicar em seu escritório. Confira:

1. Plano de negócios

Para que um negócio se mantenha de pé e crescendo, é vital que ela possua um plano bem elaborado — e siga-o. Esse planejamento deve envolver não só o que você espera, mas também as possibilidades de que algo dê errado.

Mudanças na forma como se trabalha, por exemplo, possuem um tempo de adaptação. Nesse período, você já deve prever uma pequena perda de eficiência, seguida de uma recuperação e depois de um progresso.

 

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2. Contato com o cliente

Uma parte importante da gestão de processos é coordenar a frequência com a qual certos clientes são contatados. Um erro que pode custar muito para um advogado é perder a hora ou dia de uma audiência, ou esquecer-se de pegar informações com um cliente importante.

Ter uma agenda bem organizada e um protocolo para entrar em contato regularmente com seus clientes é fundamental.

3. Divisão de tarefas

Um escritório de advocacia geralmente quer dizer que você não é um advogado independente e solitário. Você provavelmente trabalha com outros advogados especializados em diferentes áreas e com outros profissionais de setores correlatos.

Isso significa que a sua gestão de processos deve considerar como cada indivíduo se coordena. Os sócios devem se apoiar em suas tarefas para que todas ocorram de forma eficiente.

4. Avaliação de desempenho

Como garantir que a sua gestão está sendo realizada de forma correta? A forma mais óbvia seria fazer um teste, certo? Pois faça. Tire um período, pelo menos um dia, para realizar uma avaliação completa do desempenho do seu escritório.

Coisas como a avaliação dos clientes, tempo decorrido em cada processo, número de causas ganhas e quanto custa a manutenção do seu serviço devem ser levadas em conta. A partir desses dados, você poder melhorar sua gestão de processos com maior facilidade.

5. Uso da tecnologia

Muitas das tarefas envolvidas na administração de um negócio, como coordenação de agendas e registro de contatos, podem consumir bastante tempo. Felizmente, já existem ferramentas que facilitam a gestão de contatos, clientes e outros dados utilizados para melhorar o serviço dentro do seu escritório.

Todos esses recursos ajudarão a poupar o trabalho de recolhimento manual, além de aumentar a precisão dos dados, por conta de diminuir falhas ao longo dos procedimentos.

Gostou de saber mais sobre gestão de processos no escritório de advocacia? Ainda restou alguma dúvida ou quer nos dar uma sugestão, e quem sabe contar a sua experiência? Comente aqui!


Redação Grupo Studio