RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalO que são e como funcionam as franquias de nichos específicos?

O que são e como funcionam as franquias de nichos específicos?

Como começar a empreender? As franquias de nichos são ótimas opções para quem sonha em ter um negócio próprio. Esses segmentos costumam ter acesso a um público fiel e são disputados por menos concorrentes. O desafio é encontrar um setor pelo qual você tenha afinidade e, assim, consiga oferecer um serviço de qualidade.

Neste post, você vai aprender quais etapas deve considerar ao selecionar uma franquia de nicho para investir. Boa leitura!

Dê muita atenção ao planejamento

Antes de escolher o nicho em que você deseja atuar, é preciso planejar quais serão as ações para tirar a sua ideia do papel. Nesse sentido, o primeiro passo é estabelecer os seus objetivos.

Qual é o faturamento que você deseja obter com o negócio? Qual é a renda mensal necessária para ter uma vida confortável? Essas questões são importantes para selecionar franquias de nichos cujo potencial é suficiente para atender suas expectativas.

Durante a fase de planejamento também é indispensável que você avalie quais recursos estão à sua disposição. Precisará alugar um imóvel? É possível estabelecer um home office? Será necessária a contratação de funcionários?

As respostas para essas perguntas permitem que você trace o volume de investimento indispensável para o desenvolvimento do negócio.

Considere o tamanho do mercado

Durante a fase de pesquisa você encontrará diversas franquias de nichos muito interessantes para investir. Contudo, deve estar alerta para uma importante questão: na região onde você vai atuar, existe procura para aquele produto ou serviço?

Se a demanda não for suficiente para manter a sua franquia, por mais revolucionária que a ideia seja, o negócio fracassará. Para evitar que isso aconteça, vale a pena realizar uma pesquisa de mercado antes de investir na ideia.

Para estimar o potencial do mercado em que sua franquia terá para se desenvolver, investigue:

  • quantidade de possíveis consumidores existentes;
  • número de concorrentes atuando na região;
  • consumo médio do produto/serviço por consumidor atendido.

 

 15 FATORES QUE UM ADVOGADO DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO ANTES DE ABRIR UMA FRANQUIA

 

​Avalie franquias de nichos que já estão consolidadas

Selecionar franquias de nichos consolidadas no mercado diminui os riscos de insucesso do negócio. Veja algumas opções:

Soluções tributárias

A franquia Studio Fiscal, por exemplo, realiza consultoria especializada para auditoria fiscal e planejamento tributário. O nicho é uma excelente opção para advogados e contadores que desejam empreender.

O franqueado aproveita a experiência e a força comercial da franquia para oferecer soluções tributárias de qualidade aos clientes. A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios elegeu a Studio Fiscal como uma das melhores franquias do Brasil, concedendo a cotação cinco estrelas ao negócio.

Alimentação

O ramo da alimentação é muito forte no Brasil. Os nichos dessa área são diversos: é possível investir em delivery, refeições orgânicas, fast-food, drinks. Além disso, a onda gourmet, que ganha força a cada ano, possibilita agregar valor aos produtos oferecidos, aumentando a margem de lucro do negócio.

Beleza

De barbearias masculinas aos tradicionais serviços de estética feminina, o ramo da beleza costuma oferecer muitas oportunidades para quem sonha em empreender. A constante necessidade do público para serviços de manutenção da beleza também garante a esses segmentos um mercado consumidor ativo e disposto a gastar dinheiro.

As franquias de nichos são ótimas opções para quem deseja administrar um negócio próprio. Para ter sucesso, analise seus objetivos e os recursos que tem para investir. Em seguida, verifique as opções que se enquadram na sua realidade e estime o mercado consumidor que está ao seu alcance. Esses cuidados são fundamentais para aumentar a chance de sucesso do seu empreendimento.

Gostou do conteúdo? Então assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, as atualizações do blog!


Redação Grupo Studio