RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalNetwork para advogados: veja 6 dicas de network em eventos jurídicos

Network para advogados: veja 6 dicas de network em eventos jurídicos

Para construir network em eventos jurídicos e destacar-se no mercado, é fundamental estabelecer uma rede de contatos e mantê-la ativa. Assim, palestras, conferências, eventos sociais e outros formatos de encontros são uma grande oportunidade para a formação de network para advogados.

Pensando nisso, preparamos 6 dicas para você potencializar ao máximo essas ocasiões e, assim, dar um impulso na sua carreira. Confira!

1. Defina o seu objetivo

Antes de ir a qualquer evento do ambiente jurídico, é preciso ter em mente quais são os seus objetivos de network. Eles vão variar conforme a sua necessidade: conhecer uma pessoa de determinada área, falar com um dos organizadores ou reativar contatos antigos.

Ter isso definido vai ajudá-lo a orientar a sua abordagem inicial e a selecionar os participantes dos quais você se aproximará. Afinal, muito além de conhecer pessoas diferentes, o network eficaz requer o contato com as pessoas certas.

2. Treine a abordagem e o discurso

A forma de abordagem é fundamental para estabelecer o primeiro contato positivo com um interlocutor que você ainda não conhece. Dessa forma, tenha a sua apresentação bem preparada: procure ser claro e direto.

Além disso, estude previamente sobre os temas que estão sendo discutidos no evento. O domínio do assunto causará boa impressão e garantirá o fluxo da conversa.

3. Saiba ouvir

Engana-se quem pensa que basta falar muito para causar uma boa impressão. Saber ouvir é tão ou até mais importante. Demonstrar interessante no outro é imprescindível para causar boa impressão.

Além disso, ao escutar o que o outro diz, você terá condições de compreender quais são as dificuldades dele e avaliar se você tem alguma solução para apresentá-lo.

4. Vista-se de acordo com a ocasião

Afinal, como se vestir para fazer network em eventos jurídicos? Aqui, mais do que nunca, vale a famosa expressão: “a primeira impressão é a que fica”.

Advogados, juízes, promotores e as demais atividades relacionadas ao Direito tem por hábito vestir-se de maneira bastante formal. Portanto, o uso de peças despojadas pode interferir negativamente na imagem que você quer passar.

5. Mantenha os contatos ativos

Após criar o primeiro laço, é importante manter ativos os contatos que você estabeleceu. As redes sociais podem ser aliadas importantes nesse sentido.

Facebook, LinkedIn e WhatsApp, por exemplo, são ferramentas amplamente utilizadas no network para advogados. Dessa forma, procure manter esses canais sempre atualizados, com informações relevantes sobre a sua carreira.

6. Evite erros

Você também deve estar preparado para evitar alguns erros durante eventos de network. Essas atitudes podem prejudicar a sua imagem e interferir na construção de novos contatos:

  • não levar o seu cartão de visitas;
  • reclamar de colegas ou do chefe;
  • esquecer o nome do seu interlocutor;
  • fazer elogios exagerados.

Com essas 6 dicas, você estará preparado para aproveitar ao máximo os encontros corporativos e aumentar a sua rede de contatos. O network para advogados é fundamental para ampliar o mercado, ser reconhecido profissionalmente e, assim, potencializar a sua carreira.

Quer entender um pouco mais sobre o mercado jurídico? Então leia o post Veja quais são os 8 tipos de serviços de advocacia mais procurados!


Redação Grupo Studio